You are currently viewing 5 dicas para viver a Verdadeira Alegria em 2024
SSUCv3H4sIAAAAAAAACnxSTW/DIAy9T9p/iDg3WhjpR/orJvVY7eAATVAJREA6VVX/+5wQKi7bDb9nP/vZPN7fioK04BUnx+IxRxgrrScfHARlDcJ0s+JOGiEdIlVCbo7tqhwAlRdIoYJ1CnSe0kLgvYFBImgmrWf4uZDEBwiTl36eZYU4BNmhRgRfEnHgc4yLRCwkViBFvqQdtSSbjPFTOzMkQbHFH/Un1Rn/cboPrdX+f5n4+H7toJOG3xcPmTcntYTo7RxTyfUnSDfkbmESymZGb5YDdj8WLFManeLKdFmZDf1yl1TG7WSCm0cgaXKirR2hxY0ciwtqyoT34D2mi4RnjTj+AjtkfYwNi4FVlQg8zhxSxj63tNmzqq7xVW/ZmhAP2ivUWcZJQhjzqxK5dTVPQCpa7/ZwoaUQLS1rBnV5aFhTUlY3qHzgfN/i4p+/AAAA//8DAHerIeK5AgAA

5 dicas para viver a Verdadeira Alegria em 2024

Alegria é uma das coisas que todos buscam na virada e ao longo de todo ano que se inicia. E é nessa busca que corremos o risco de julgar qualquer sensação boa como alegria.

Porém, a alegria é fruto do Espírito Santo e de uma vida preenchida pelo seu verdadeiro sentido.

Dessa forma, não podemos jamais nos contentar apenas com momentos que trazem um bem passageiro, mas que logo após deixam uma sensação de vazio.

A verdadeira alegria dá sentido à nossa vida como um todo e deixa em nossa alma um antegozo da eternidade. E foi para as coisas eternas que fomos criados.

Sendo assim, aproveitemos este ano que se inicia para colocar como uma de nossas metas: buscar viver a verdadeira alegria em 2024.

Para isso, deixamos aqui 5 dicas de como viver a verdadeira alegria. Continue lendo!

Cultive o relacionamento com Deus

Uma vida interior alimentada pelo Senhor sustenta a nossa vida, pois é Nele que encontramos forças para vencer tudo o que tenta roubar a nossa alegria.

De fato, aquele que está intimamente ligado a Deus por meio da oração experimenta a alegria da Sua ressurreição que nos faz enfrentar qualquer adversidade, pois nada é maior do que a alegria em saber que Cristo ressuscitou!

Porque ser alegre de verdade não se trata de nunca se deparar com momentos de tristeza ou desânimo, mas sim de sempre encontrar em Deus motivos para sorrir.

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4).

Sendo assim, as falsas alegrias ou alegrias passageiras são incapazes de nos manter alegres diante de um sofrimento, ainda que seja ele bem pequeno. E é através de uma vida de oração que conseguimos distingui-las da verdadeira alegria.

A verdadeira alegria é fruto do Espírito Santo. Portanto, ela nasce de uma relação profunda com Deus que age em nós por meio do Seu Espírito.

Logo, devemos buscar sempre aquilo que vem de Deus e que brota de Seu amor infinito por cada um de nós. E como afirma o Papa Francisco: “Não se pode ser cristão sem alegria”.

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3,1-3).

Escolha sempre um bom convívio

Não vos deixeis enganar: “Más companhias corrompem bons costumes” (I Cor 15,33).

Não podemos nos enganar, há pessoas em nossas vidas que são capazes de nos afastar da verdadeira alegria.

A verdadeira alegria vem do Senhor e não a encontramos em qualquer lugar, mas sim na experiência com aquilo que é bom e agradável a Deus. Dessa maneira, é possível vivermos momentos agradáveis ao nosso corpo, mas somente Deus pode alegrar a nossa alma.

Sendo assim, para experimentarmos a verdadeira alegria, devemos cultivar relacionamentos que sejam capazes de  nos levar a Deus.

Mais próximo de Nossa Senhora e de suas virtudes

A Virgem Maria é aquela que é a feliz por excelência, pois sendo cheia da graça de Deus experimentou em plenitude a verdadeira alegria.

Nossa Senhora, através do cântico Magnificat demonstrou o que é a verdadeira alegria, fruto do reconhecimento da presença de Deus caminhando junto  ao seu povo.

E Maria disse: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.” (Lc 1,46-50).

Dessa maneira, Maria é nosso grande exemplo de como viver a alegria e de como ela é fruto de uma vida cheia do Espírito Santo. Em vista disso, também nós sejamos repletos de uma vida de virtudes.

Combata os pensamentos ansiosos

A ansiedade é uma grande vilã da nossa alegria. Pois ela nos tira da oportunidade de viver bem o presente e nos projeta em um futuro de incertezas e possibilidades negativas.

Dessa forma, aquele que vive com pensamentos ansiosos nunca consegue estar alegre, pois possui sempre algo com que se preocupar.

A palavra de Deus vai nos ensinar! Com isso, Jesus não está falando que não devemos buscar a nossa sobrevivência, mas quer nos recordar de sua Providência que está acima de qualquer iniciativa nossa.

Portanto a nossa confiança não deve estar em nossas próprias forças nem nas coisas deste mundo, mas sim em Deus.

Muitas pessoas, para vencer a ansiedade e esquecer os seus problemas, buscam momentos de bem estar passageiros acreditando ser essa a solução que procuram.

Porém, logo que caem em si percebem que esses momentos, por melhores que sejam, levam a um ciclo vicioso que só os afasta da possibilidade de resolução.

Dessa maneira a verdadeira alegria vem quando lançamos as nossas inseguranças em Deus e confiamos em Sua misericórdia sobre nossas vidas.

Assim podemos dizer como o salmista: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará” (Sl 23,1).

Seja Grato e evite a murmuração

A murmuração é sem dúvida uma grande erva daninha que destrói a verdadeira alegria em nós.

Se o louvor é a oração dos corações gratos, a murmuração é o cântico que sai da boca daqueles que não possuem gratidão alguma.

Por isso, devemos sempre vigiar sobre aquilo que sai de nossas bocas. Pois ao sair de nossa boca uma palavra de murmuração é porque o nosso coração já está cheio de ingratidão.

E sinceramente aquele que é ingrato jamais alcançará a verdadeira alegria, pois nunca encontrará motivos pelos quais deva ser alegre. Quando cultivamos a gratidão em nosso coração, nossa boca se enche de Louvor e nosso coração da verdadeira alegria.

Deixe um comentário