Você tem um formador ou formadora? Entenda a importância!

A grande maioria dos formadores são sacerdotes e religiosos, mas existem leigos que também exercem essa sublime missão, sendo escolhidos do meio do povo a partir da sabedoria e notório testemunho que vida que desempenham

O significado da palavra formador já diz o alto grau que ele ocupa na vida de seus discípulos ou formandos. “Aquele que dá forma, usado para formar. Que oferece alguma contribuição para a formação de alguém.”

“Ninguém tem capacidade para se conduzir a si próprio, todos os homens tem fraquezas a vencer, inclinações a dominar, deveres a cumprir, risco a correr, ocasiões perigosas a evitar, dificuldades a resolver e duvidas a esclarecer. Para tudo isso é preciso um auxilio, um guia.” ¹ 

Vendo essa necessidade de sermos guiados faz parte da missão do formador constituir, designar, indicar, apontar, mostrar, forjar, gerar, preparar, construir algo que ainda não foi feito, edificar. O formador nos ajuda a dar em nossa vida a forma de Deus, é o grande educador a serviço do Pai, é usado por Deus e, por isso que é Sua mão a nos modelar, sua voz ressoa no coração do discípulo como a própria voz de Deus, aquele que já trilhou o caminho e que sabe qual a estrada é mais segura, que torna mais confortável o caminhar para todos aqueles que lhe seguem os passos. Muitas vezes nos carrega nos braços e em outras é muletas, o bom formador é aquele que antes de tudo conhece àquele que ele forma. E acima de tudo é um homem ou mulher verdadeiramente interior, pois possui vida bastante para produzir nos outros focos de vida fecunda. São verdadeiros Apóstolos de Cristo.

Analisemos Jesus como o mestre dos Formadores, visto que Ele tinha uma visão que ia além a qual incomodava muitas pessoas, era bastante questionador com aqueles que o seguiam, muitas vezes dava respostas prontas em outras o faziam pensar (parábolas) para que produzissem nos seus, o seu próprio conhecimento por meio de sua própria experiência, a autoridade de Jesus não vinha tanto de suas palavras, mas de seus gestos, de sua vida entregue ao Pai. Ele fazia primeiro e depois comunicava, “fazei vós o mesmo!”. É o que podemos ver nessas passagens…

“Por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo.” Ele foi o primeiro a anunciar o Reino dos céus mas depois Ele nos diz “fazei vós o mesmo!” ²

“Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demô­nios. Recebestes de graça, de graça dai!” Nos destes dons para ser colocados a disposição do outro, mas Ele foi o primeiro que curou e quem ele conferiu esses dons Ele diz “fazei vós o mesmo!” ²    

Então nessa visão do formador como apóstolo e seguidor de Cristo ele precisará caminhar na frente ensinando o caminho, palmilhando a estrada para aqueles que o seguem, numa grande meta de ver o seu discípulo (formando) a principio caminhar seguindo seus passos até chegarem caminhar lado a lado e por fim ver sua grande jornada de formação olhando pro seu formando e vendo que ele caminha à sua frente, não porque ele está à acima de seu mestre, não é isso, pois: “O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.² Mas, porque o mestre precisa colher os frutos de tão bela e fecunda foste a sua formação na vida de seu discípulo. Esse (formador) que segue sempre o seu Mestre por excelência “Jesus”, e assim ele continua sendo sempre sustento, incentivando o seu eterno discípulo a ir além de si mesmo numa eterna formação de vida.

Faz parte do formador:

 “Cultivar com carinho todo especial essas almas, fazendo-as amar apaixonadamente a Nosso Senhor, incutindo-lhes o ideal das virtudes evangélicas e isolando-as o mais possível de más influências… até que tenham alcançado, na sua vida interior, um tal grau que pudesse protegê-las.”¹

Essa é grande missão do formador fazer seus discípulos amar apaixonadamente Jesus, é desafiador, pois começa com sua própria vida doada a Ele para que Ele se utilize, “Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.”² Porque formar não é imprimir de si mesmo, mas dar de Deus, pois só Ele tem a capacidade de conhecer por inteiro uma pessoa, e assim Ele vai lapidando a jóia mais preciosa utilizando-se das mãos do formador. O formador traz nas mãos mecanismos que devem lapidar mente e coração. Às vezes corrigir dói e machuca, mas é algo extremante necessário, pego de exemplo um ferimento que estar apodrecendo e mexer em ferida assim dói, num é? Pois como um bom médico o formador cuidara para que não apodreça mesmo que seja inevitável sentir dor ele fará, pois “O homem que não corrige, nem é corregido, assemelha-se a um membro em decomposição.”³

A formação do ser humano é o desafio mais precioso que alguém pode abraçar, é dom divino, dado aquelas almas intimas dEle, almas que se deixam vulnerar por Ele, que se tornam totalmente depende dEle pra tudo, pois só assim será fecundo o apostolado de Cristo consequentemente produzirá focos de vida fecundo ao seu redor!  

Formadores são verdadeiros Apóstolos de Cristo!

Veridiana Maia

Postulante de 2°ano – Comunidade Recado

1 Trecho do Livro “A  Alma de todo Apostolado”

2 Mateus, 10,7 – Mateus, 10,8 – Mateus, 10,24 – Mateus, 10,20

3 Trecho do Livro “O Diálogo Santa Catarina de Sena”  

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

This Post Has One Comment

  1. Vanda

    Lindo e verdadeiro texto.
    Deus abençoe Veridiana.

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress