O que a Palavra de Deus fala sobre a música

A Palavra de Deus é como a partitura de uma grande composição escrita por Deus a respeito de Seu amor para com o povo Dele. Por isso, a Palavra de Deus fala sobre a música do início ao fim da Bíblia.

Sem falar que a música é um veículo de manifestação dos sentimentos muito forte e rápido. Ela muitas vezes descreve o que nossas palavras não dizem e consolam nossa alma. Há ainda comunicação e vida na música para todas as situações da vida humana.

Por exemplo, os Salmos são cânticos bíblicos que acompanham a vida em todas as etapas. Se você está feliz – Salmo 150; na tristeza – Salmo 16; na confiança – Salmo 90; na tribulação – Salmo 142; ao acordar – Salmo 5. São 150 cânticos para várias necessidades.

Mas que tal conhecermos mais sobre o que a Palavra de Deus fala sobre a música? Para isso, escolhemos algumas situações da vida que estão em sintonia com a Palavra de Deus e cuja resposta foi o canto. Acompanhe!

Confira também: 5 momentos da Bíblia em que Deus foi a fonte da felicidade

Palavra de Deus fala sobre a música que liberta 

Você já ouviu falar sobre o cântico de Moisés?

Mas, antes de contar melhor sobre esse cântico, é preciso apresentar a história do povo hebreu. Essa passagem é tão importante na Bíblia que todos os anos ela é lida e cantada na vigília pascal, na semana santa.

Então, o povo era escravo no Egito e Deus escolheu Moisés para conduzi-lo à terra prometida, livre do Faraó. Mas não foi fácil. Moisés enfrentou o faraó com todas as suas limitações e com muita fé em Deus com quem ele falava face a face. 

Apesar de todos os obstáculos, Deus fez o povo atravessar o mar a pé enxuto, libertou-os do poder do Faraó e destruiu seus inimigos com a força das águas. Isto foi um acontecimento extraordinário que levou a um grande canto de libertação.

De forma que a música fala sobre a ação divina em favor do povo, uma grande mistura de sentimentos: fé, confiança, amor, gratidão, liberdade, justiça. Ou seja, o povo canta o poder de Deus que supera todo sofrimento do povo no Egito. 

No entanto, esse canto de Moisés também é nosso, porque Jesus é o novo Moisés que nos liberta das prisões do pecado para sempre e nos conduz pelo caminho da vida plena. Até hoje, podemos cantá-lo após uma grande libertação.

A Palavra de Deus fala sobre a música que consola

A Palavra de Deus fala sobre a música no canto de Ana. Ela era estéril, isso era uma maldição para as mulheres de seu tempo. No entanto, Ana derramou sua dor na casa de Deus e, enquanto suplicava, seu choro foi acolhido e sua prece ouvida.

Então, o profeta Eli a abençoou e disse:

“Vai em paz e o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes”.

E com pouco tempo, Ana estava grávida. Logo, ela cantou em gratidão a Deus por ter feito um milagre em sua vida, contra todas as esperanças.

Logo, o canto de Ana é um consolo para muitas mulheres que sofrem por não poderem engravidar, como também é uma oração de confiança em Deus que tudo pode e faz para o nosso bem.

Portanto, a Palavra de Deus fala sobre a música que consola, anima e fortalece. Mas também nos conduz à casa de Deus, um lugar especial para rezar e ser atendido. Façamos, então, do canto de Ana um caminho de encontro com Deus em Sua casa.

Canto de Davi depois de um grande pecado

Talvez o Salmo 50 seja um dos mais rezados pelo povo de Deus na história. Ele traz a súplica de Davi por perdão após ser denunciado pelo profeta Natã por ter matado Urias  para ficar com a esposa dele.

De fato, Davi cometeu dois pecados gravíssimos, mas reconheceu seu erro, se arrependeu e cantou um dos mais belos hinos penitenciais da Palavra de Deus. Logo, a Palavra de Deus fala sobre a música que nos ajuda a pedir perdão e recomeçar.

Segundo o Papa Francisco, Deus não se cansa de perdoar, nós é que deixamos de pedir perdão. Assim, esse cântico de súplica nos serve todos os dias, uma vez que somos pecadores e precisamos da misericórdia que não se cansa de nos amar.

Você sabia que Deus tem um coração? Confira aqui!

Canto de Zacarias – Reconhecimento da fidelidade de Deus

A Palavra de Deus, no canto de Zacarias, fala sobre a música através da fidelidade de Deus. E com esse canto, chegamos ao Novo Testamento, onde se realiza toda promessa divina com a chegada do Messias.

Porém, antes do Messias, vem João Batista – o último dos profetas do Antigo Testamento. Quando o anjo Gabriel visitou Zacarias no templo, o idoso não acreditou que seria pai e perdeu a voz, mas quando a promessa de Deus se realizou, ele cantou a fidelidade divina.

Apesar de sua fé frágil, Zacarias reconheceu o poder de Deus porque viu o milagre acontecer com o nascimento de seu filho. E com o cântico ele anuncia a chegada do Salvador. 

Da mesma forma, acontece conosco: muitas vezes somos surpreendidos por Deus mesmo quando não acreditamos ou esperamos por algo. Isso mostra o quanto o Senhor nos conhece e sabe que nossa fragilidade é devido à nossa natureza humana e limitada.

Canto de Maria é canto do novo povo de Deus

E Maria disse: 

“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.”

A Palavra de Deus fala sobre a música através do Magnífica de uma forma impressionante, uma vez que o canto de Maria reúne toda a história do seu povo; ela consegue descrever; fazer memória do seu povo e anunciar a vinda do Salvador.

Portanto, Maria é o novo povo de Deus, porque ela começa uma nova história e por ela o Evangelho tem início.

Assim, Deus nos convida a fazer o mesmo: acolher o Seu plano de salvação para nossa vida através do Magnificat.

Por fim, quer trilhar um caminho de fidelidade a Deus todos os dias? Reze sempre o Magnificat, porque ele coloca Deus no centro de toda história e sua vida diante Dele, com a intercessão da Virgem Maria.

Você é músico ou musicista e quer cantar melhor as maravilhas do Senhor? Confira essas dicas. 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress