Magnificat: o Louvor da Virgem Maria!

Antes de mais nada, o Louvor e a Alegria são duas grandes expressões do Carisma Recado. Em nossa vocação, temos como principal exemplo e referência a Virgem Maria. Ela é a Mestra do Louvor, e ensina a cada membro como dar o devido reconhecimento a Deus.

Além disso, manter o Louvor em nossos lábios, mesmo diante de situações de sofrimento e incompreensões, nos faz viver uma profunda entrega e confiança em Deus. 

Sobretudo, a Virgem Maria foi aquela que acreditou e manifestou com a sua vida, as bem-aventuranças que o Todo-Poderoso realizou em sua vida e na vida de seu povo (cf. Lc 1,49). Assim como Ela, também nós queremos nos entregar a Deus.

Em seu Magnificat (o cântico de Maria), podemos contemplar como toda a sua vida está voltada inteiramente para Deus Pai. E se você deseja também renovar o louvor em seus lábios e aprender com Maria como ter um coração unido e rendido ao Senhor, fique atento e acompanhe este conteúdo até o fim. 

Faça essa experiência: Leia esse texto escutando o Magnificat AQUI.

O cântico dos pequeninos

O Magnificat é um dos mais emblemáticos e reverenciados cânticos do Novo Testamento, encontrando-se no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos 46-55. Essa passagem é um exemplo de exaltação e louvor da Virgem Maria, que expressa a sua entrega e gratidão a Deus.

Em uma tradicional Audiência Apostólica, realizada às quartas-feiras, ao comentar sobre o Magnificat, o Papa Bento XVI disse:

“É um cântico que revela em filigrana a espiritualidade dos “anawim” bíblicos, isto é, daqueles fiéis que se reconhecem “pobres” não só no desapego de qualquer idolatria da riqueza e do poder, mas também na humildade profunda do coração, despojado da tentação do orgulho, aberto à irrupção da graça divina que salva”. 

Ou seja, o louvor da Virgem Maria é o louvor dos pequeninos, dos pobres e humildes de coração. Por meio de seu cântico, Ela celebra e contempla as maravilhas que Deus realizou  em sua vida, como também na vida de seu povo. 

O seu cântico expressa a profunda entrega, abandono e confiança de Maria na fidelidade de Deus. 

Dessa forma, podemos refletir: Diante das adversidades que ocorrem em nossas vidas, como está a nossa confiança no Senhor?

Assim, olhe para Maria! Maria se reconhece pequena e sabe que é justamente por isso que o olhar misericordioso do Senhor se volta para Ela. Não tenha medo de se reconhecer pequeno diante de Deus. 

Louvor pela eleição do Senhor 

Inspirado no cântico de Ana, aquela que era tida como estéril (1Sm 9,11), o Magnificat de Maria, louva a Deus por ver o cumprimento de Suas promessas. Assim, encontramos esse louvor expresso em três dimensões:

  • Aquilo que Deus realizou de maneira pessoal;
  • Na humanidade;
  • E na vida de Seu povo, Seus eleitos.

“Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem” ( Lc 1, 49).

Separada por Deus desde toda a eternidade, Maria tinha um enorme conhecimento bíblico. Tendo sido formada no Templo, adquiriu profundos conhecimentos acerca da cultura e tradições judaicas, transmitindo-os anos mais tarde a Jesus. 

Então, ao olharmos para a vida de Maria, aprendemos a como expressar também o nosso louvor: Ela tinha o olhar fixo no Senhor, bem como em Sua palavra.

Mesmo que não compreendesse inteiramente os planos de Deus, Nossa Senhora acolheu a Vontade de Deus em seu coração com alegria e confiança.

Isso nos leva a questionarmos de maneira pessoal: tenho sido dócil a condução de Deus para a minha vida? Como tenho expressado a minha gratidão pela Sua bondade infinita?

Louvor e Alegria: Frutos da experiência com a misericórdia do Senhor

No Magnificat, contemplamos ainda a experiência do autoconhecimento. Maria se reconhece pequena diante da bondade infinita de Deus. O seu louvor nos ensina a olharmos para a nossa própria vida e assim como Ela, perceber que somos alvos da misericórdia do Senhor.

Ele não nos olha conforme as nossas faltas, pelo contrário, nos olha como a sua mais bela criação, a qual, por meio da Virgem Maria, nos entregou seu Filho único para nos salvar. O Magnificat é, então, um cântico cheio de louvor que brota do Espírito Santo. 

Por meio desse louvor, aprendemos com a Virgem Maria como encarná-lo em nossa própria história, tornando-o vivo. Precisamos como Maria, nos esvaziar de nós mesmos, das nossas convicções, para sermos preenchidos pelo Espírito Santo.

Dessa forma, poderemos expressar verdadeiramente a alegria que brota dessa experiência de reconciliação e perdão. 

Há muita beleza e riqueza presentes no Magnificat. Aproveite a leitura deste texto para rezar e louvar ao Senhor pelos feitos Dele em sua vida. Permita que o Espírito Santo te visite e renove o louvor em seus lábios e coração.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress