Formador Comunitário, pastor e a pessoa de Deus-Pai

Por Veridiana Maia

Pra bem começar a reflexão usarei esse belo trecho da Bíblia Sagrada:
“Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no
deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E, depois de encontrá-la, a põe nos
ombros, cheio de júbilo. E, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes:
Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá
maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que
não necessitam de arrependimento”.¹

O grande destaque da Parábola da Ovelha Perdida está justamente na ovelha que se perdeu, foi
buscada, encontrada e celebrada. Jesus quando conta essa parábola, Ele quer nos mostrar o
amor do Pai “O bom Pastor”, que dá sua vida pelas ovelhas!
Qual é, pois, a relação e a semelhança entre o formador comunitário e a pessoa de Deus-Pai?
O formador comunitário é um grande pastor encarregado do amor do Pai, que tem por missão o
cuidado e a condução de um povo, um povo ao qual ajudará a caminhar por uma estrada que já
está palmilhada por ele, e que a tornará mais confortável para aqueles que lhe segue os passos,
mas, se por eventual acontecimento alguma de suas ovelhas venha perdesse no caminho, ele
deixa todas as outras e vai ao encontro daquela que se perdeu, e quando encontra, a trás nos
braços e faz aquela festa! Pois é assim que o Pai ama e ensina.

O que falar do amor do Bom Pastor?


É um amor tão forte que dar sentido a tudo, que por mais que Seu coração seja machucado e
ferido, por desamor e ingratidão, Ele não para na dor. Porque Seu amor vai além, é o coração
que mais sofre, sabe por quê? Porque muitas são às vezes que Ele não é compreendido, mas,
como falei Ele transforma toda nossa ingratidão em amor, e nos desconcerta! É o Pai e nós
somos os filhos pródigos, queremos viver nossa vida longe dEle, quantas vezes o deixamos de
lado? Em resposta a toda nossa ingratidão nos diz: Sei que me deixou muitas vezes, mas eu
nunca o deixarei. Pois, eu não desisto de você! Aquele que sempre está a nossa espera,
que permuta reino por nós. Pois nos aprecia e entrega nações em troca. Como bem diz
em Isaías 43…
“E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: “Nada
temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a
água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te
queimarás, e a chama não te consumirá. Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de
Israel, teu salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sabá em compensação.
Porque és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti,
entrego nações em troca de ti.”¹

Deus-Pai é o Bom Pastor aquele que dá a vida por suas ovelhas, é Ele quem escolhe os
seus pastores. Aqueles ao qual terá por missão assemelham-se a Ele no amar.

Não é uma missão fácil pastorear, estar à frente de um povo é uma árdua missão, pois o pastor
terá que dar conta das ovelhas que Deus os confiou. Como diz na Sagrada Escritura:
“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha
pastagem! ²
“Assim, por falta de pastor, dispersaram-se minhas ovelhas, e em sua dispersão foram
expostas a tornarem-se presa de todas as feras. Minhas ovelhas vagueiam em toda parte
sobre a montanha e sobre as colinas, elas se acham espalhadas sobre toda a superfície da
terra, sem que ninguém cuide delas ou se ponha a procurá-las.” ³
“Eis o que diz o Senhor Javé: vou castigar esses pastores, vou reclamar deles as minhas
ovelhas, vou tirar deles a guarda do rebanho, de modo que não mais possam fartar a si
mesmos; arrancarei minhas ovelhas da sua goela, de modo que não mais poderão
devorá-las.” ³

O formador comunitário não escolhe, pois ele foi escolhido, a ele cabe só dizer sim a
Deus, por que o seu “SIM” é maior que qualquer escolha! Pois esse sim é mais
importante do que qualquer dom, porque só por meio desse sim é que Deus pode realizar
e por mais cansativo que seja a missão, é por essa missão que ele vive “APASCENTAR AS
MINHAS OVELHAS”.


Ás vezes temos pensamentos de que pra ser um bom formador comunitário ou pastor,
precisamos ser repletos de dons, ficamos a espera de dons e esquecemos que é uma
eleição, um chamado e que Deus precisa primeiramente do SIM. O que precisa então pra
ser um bom Formador Comunitário?


Pra ser um grande formador comunitário é preciso primeiramente, conhecer suas
ovelhas (escutá-las), pois só conhecendo a ovelha poderá dar o que ela precisa, segundo:
ensiná-las, terceiro: ser testemunho de vida para cada uma delas e por fim, interceder
por cada uma de suas ovelhas.
Quando um pastor senta para escutar a ovelha, o desabafo dela (ovelha), já é metade de
uma cura, e quando ele intercede o céu se faz presente, e a outra metade da cura
acontece! E nos braços dele podes repousar, pois a paz invade todo ser!
Para pastor Ensinar é duro muitas vezes, pois passa pela compreensão da ovelha, nem
todas consegue ver o Amor do pastor, que precisa exortar. Quando a gente ama, quer o
melhor, você quer que a pessoa aprenda logo para não sofrer, então muitas exortações é
por isso, mas, quando a pessoa não consegue ver esse amor, só ver a exortação e acha
muitas vezes injusto, acaba se ferindo e fere também, por não conseguir ver esse amor. E
o coração do Pastor como fica nessa hora, já imaginou? Não ser compreendido quando,
no entanto esta só amando e fazendo o seu papel de pastor: Ensinar! Como deve ser duro
falar muitas vezes para pedras, amar mesmo sabendo que pode ser ferido, querer o bem
e não ser compreendido! Pois ele sabe bem que o amor estar no cuidado e no querer
proteger o bem amado que Deus lhe confiou.

Então formador quando não for compreendido, nunca esqueça que Deus tudo pode
mudar!
Sua vida é testemunho de oferta diária a Deus, sua entrega e dedicação é admirável, pois
o verdadeiro pastor sabe que foi chamado a servir e não ser servido!
Dá a vida pelas ovelhas, que bela e árdua é então a missão de pastorear!

1 Lucas 15,4-7
1 Isaías 43, 1-4
2 Jeremias 23,1
3 Ezequiel 34, 5-6, 10

Veridiana Maia
Postulante de 2°ano – Comunidade Recado

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

This Post Has One Comment

  1. Joseneide

    Que texto maravilhoso. Amei essa formação sobre o pastor, formador comunitário, esse acolhido, eleito, capacitado pelo próprio Deus. Quanta unção nas palavras. Deus a abençoe.

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress