Nossa Senhora da Alegria: o que ela tem a ensinar aos artistas

Nossa Senhora da Alegria é um dos muitos títulos da Virgem Maria! Mas esse, de modo especial, traz uma característica que todo cristão precisa refletir: a alegria.

E não há melhor momento que o mês de maio para fazer memória dessa história tão bela do século XII, como também incentivar os artistas católicos a imitarem o exemplo da Mãe de Deus, sobretudo na alegria. Veja o que preparamos!

Nossa Senhora da Alegria, um testemunho feliz!

A história dessa devoção aconteceu no século XII, no período das Cruzadas. Durante o reinado de Fulco de Anjou, quarto rei de Jerusalém, três nobres de Laon, lutando nas Cruzadas, foram presos e conduzidos ao Cairo. 

O sultão El-Afdhal tentava, por ameaças e seduções, fazê-los negar a fé. Porém, não conseguiu abalar a devoção de três prisioneiros; ao contrário, eles converteram a filha do príncipe, que decidiu não só deixá-los fugir como também foi embora com eles.

A fuga aconteceu sem problemas. Mas a sua situação era muito perigosa, e uma noite, cansados e desanimados, adormeceram carregando a imagem da Santíssima Virgem entre eles. Não sabiam o milagre que aconteceria logo depois!

Quando acordaram, perceberam que estavam em terreno francês! Milagrosamente, foram transportados do Egito para a França e, junto com eles, estava a imagem da Virgem, que carregaram na fuga. Eis um testemunho cheio de alegria!

Por isso, eles construíram um santuário dedicado à Nossa Senhora da Alegria, que depois, após várias melhorias, tornou-se a Basílica de Nossa Senhora da Alegria, onde  a jovem que salvou três franceses causou-se com Robert Eppes, filho de William II de França.

Nossa Senhora da Alegria inspira os artistas católicos

Não há dúvidas de que a Mãe de Deus foi e é uma pessoa feliz, que transborda alegria. Nem mesmo os sofrimentos pelos quais passou a impediram de viver esse sentimento pascal, fruto de quem experimentou a força do ressuscitado em sua vida.

E Nossa Senhora da Alegria marcou a história daqueles três homens de forma extraordinária, através de uma atitude que eles tiveram: enfrentando todo o perigo, até o risco de perder a própria vida, não negaram a fé e levaram a Virgem com eles.

Assim, a presença de Maria confirmou o que eles já haviam declarado – a fé em Cristo Jesus. E o milagre não demorou a acontecer. Esta é uma inspiração para o artista católico: a adesão a Cristo e a certeza de que, a qualquer momento, um milagre acontecerá.

E quem é o artista católico se não a pessoa eleita por Deus para evangelizar através das artes, um ministério desafiador e, ao mesmo tempo, veloz, porque conquista muitos filhos de Deus através dos sentidos, principalmente os olhos e os ouvidos. 

Mas como o artista pode cultivar a alegria da Virgem?

O artista católico é a pessoa que serve a Deus através das artes em meio aos desafios de uma modernidade líquida, ou seja, sem consistência! Mas não é possível superar os desafios sozinhos, por isso Nossa Senhora da Alegria nos ajuda sempre com três atitudes indispensáveis:

Primeira: é preciso que o artista confie em Deus e coloque o desespero sempre aos pés da Cruz onde esteve Maria em pé. Sempre teremos tribulações e o mundo tenta plantar a desesperança no coração dos filhos de Deus, mas nosso clamor à Virgem nos faz firmes.

Segunda: rezar à Nossa Senhora, apegar-se a ela assim como fizeram aqueles homens, assim como fazem os santos e nos ensina a Igreja. São as nossas orações à Nossa Senhora que nos revestem no dia a dia, mesmo nos ativismos da vida moderna.

Terceiro: louvar e sorrir sempre como Nossa Senhora da Alegria nos inspira, porque a nossa vitória está escondida em Deus e Ele nunca falha. Assim é possível manter o louvor a Deus e o sorriso para todos que se aproximam de nós.

Essas três práticas parecem simples, mas são desafiadoras! No entanto, elas são os ingredientes certos para cultivar a santidade e oferecer a Deus um serviço que evangelize e atraia pessoas para o reino. 

Há um “Recado” de Nossa Senhora para os artistas de hoje!

Em todo tempo e lugar, o Espírito Santo se encarrega de manter a mensagem do evangelho vivo. O próprio Cristo disse: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas” (Jo 14,6) e as Novas Comunidades são uma nova manifestação do Espírito Santo para os tempos de hoje.

Entre elas, está a Comunidade Recado – uma associação privada de fiéis que reúne leigos, casais, sacerdotes e pessoas a caminho da definição de vida – juntas, como uma só família, eles buscam responder ao convite de Deus para evangelizar através das artes.

Mas, na essência dessa arte, existe um segredo: uma profunda experiência com a Misericórdia Divina que os faz transportes felizes do Senhor ressuscitado. Por isso eles cantam para o mundo o louvor e a alegria de pertencerem a Deus.

E nesta grande missão está presente Nossa Senhora como companhia fiel e confiante, em quem eles se espelham para não perder de vista o caminho de santidade, a vida consagrada e o serviço à Igreja e à humanidade, assim como ela fez!

Por fim, rezemos a ela a fim de que nossos esforços se elevem a Deus como incenso de agradável odor: 

Oração a Nossa Senhora da Alegria

“Na calma deste momento, furtando-me do corre-corre da vida, eu me recolho em Ti. Senhora da alegria, olha a minha audácia: na singeleza da minha oração, eu te dou a minha alegria. Como é bom ser alegre. Obrigado Senhora! Foi teu dom.

Como é agradável ter a alma em paz. Ela é tua também. Como é maravilhoso ter a alma branda. Razão de ser de toda alegria. Senhora, nos dias ensolarados e nas noites entreabertas, um sorriso sincero indique a alegria sempre em mim.

Que eu saiba sorrir a Ti em todas as circunstâncias da vida, nas festas, nas tormentas, no meu próximo. Sorria eu, Senhora, para aprender com Teu salmista a servir a Senhora, na alegria. Que assim seja em nome de Teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

Nossa Senhora da Alegria, rogai por nós!

Confira este testemunho: Raquel Carpejani fala sobre o seu novo Single: “Me convidas”

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress