A Consagração de Vida na Comunidade Recado

A consagração de vida na Comunidade Recado é a resposta a um chamado de Deus. Porém, todo caminho vocacional tem um percurso que é percorrido com o auxílio da graça de Deus e a ajuda dos irmãos.

Antes de tudo, vamos recordar que vida consagrada é diferente de consagração de vida. A vida consagrada se refere às religiosas e aos religiosos que proferem votos; agora, a consagração de vida acontece com os leigos que assumem compromissos. 

No entanto, tanto os votos quanto os compromissos dizem respeito à vivência da pobreza, da obediência e da castidade; todos são sérios e abençoados pela Igreja. Cada um tem uma fórmula de consagração diferente e características próprias na prática, em nosso caso, assumimos os compromissos segundo nosso estado de vida. 

Agora, vamos percorrer o caminho de consagração de uma Nova Comunidade, a Comunidade Recado. Confira neste post que preparamos.

Consagração de vida dentro de uma Nova Comunidade

Uma Nova Comunidade é uma organização reconhecida pela Igreja. Ela possui documentos próprios que orientam toda a vida da Comunidade e, principalmente, são um dom na Igreja e para o povo de Deus.

Portanto, como dom de Deus, ela tem um carisma, espiritualidade e missão próprias. Sua composição, todavia, é diferente da vida consagrada tradicional, porque é formada por leigos, casados, celibatários e sacerdotes. Todos vivem como irmãos e consagram suas vidas a Deus por meio do carisma da Comunidade.

Agora, a consagração de vida em uma Nova Comunidade é uma resposta a Deus que envolve muita responsabilidade; tem um caminho próprio; leva tempo e é uma via de testemunho para a sociedade atual.

Uma vez que exige entrega e renúncias, ela pede também preparação, que acontece através de um caminho vocacional, de acordo com a realidade de cada pessoa. Ou seja, os casais, por exemplo, têm um acompanhamento diferente dos solteiros em vista da realidade familiar que os acompanham.

Consagração de vida – pertença a Deus!

Vamos entender o que significa “consagrar a vida a Deus”. A palavra consagrar significa separar; logo, consagrado(a) é separado, neste caso, para Deus. Mas isso não é a vontade de uma única pessoa. Pode-se até pensar que Deus impôs uma consagração a alguém.

Todavia, em Deus não há imposição de nada! Nem a salvação é imposta, mas é tudo dom gratuito. Portanto, a consagração de vida é o encontro entre duas pessoas, duas vontades: Deus e o ser humano.

Dessa forma, quem abraça uma consagração de vida descobre um tesouro em um campo (cf.Mt 13,44). Vamos associar esse Evangelho à descoberta vocacional. Diz Jesus aos seus discípulos que um homem encontrou um tesouro, ele o esconde, e cheio de alegria, vende tudo para comprar aquele campo.

Sendo assim, a pessoa é o vocacionado(a) que encontra um lugar (a comunidade), onde existe um tesouro (o reino de Deus), que produz uma alegria inexplicável, quase que a tradução do sentido da vida dele; por isso, deixa todos os outros bens para ficar naquele campo, por causa do tesouro. 

A partir dessa parábola, fica mais simples de compreender o valor da consagração da vida: é algo que não se troca por nada, uma decisão interior que se formaliza no altar, diante da Igreja e na presença de testemunhas, e o consagrado(a) torna-se pertença de Deus.

Consagração na Comunidade Recado

A Comunidade Recado é uma Nova Comunidade fundada, em Fortaleza-CE, em 10 de maio de 1984, a partir de um grupo musical, chamado de Grupo Recado, que participava das atividades da Paróquia São Vicente de Paulo.

Por isso, neste ano a Comunidade comemorou 38 anos de existência. Seus membros são pessoas que fazem, constantemente, a experiência com a misericórdia do Sagrado Coração de Jesus e dedicam suas vidas para consolar esse Coração através do louvor e da adoração. Sendo que a arte é seu principal instrumento de evangelização.

Da mesma forma que as demais comunidades, a Recado possui comunidade de vida e de aliança, solteiros, casados e celibatários, como também sacerdotes que acompanham a obra. 

Todavia, há uma missão particular, entre as demais que fazem parte da Comunidade, que conduz a vida de quem se consagra a Deus no carisma Recado: anunciar e proclamar a glória de Jesus Cristo ressuscitado. Além disso, levar os irmãos a uma experiência pessoal com o Sagrado Coração de Jesus.

A partir deste anúncio, podemos compreender melhor a consagração de vida na Comunidade Recado.

Experiência e anúncio – jeito de viver da Comunidade Recado

A consagração de vida, como dissemos acima, é fruto de uma decisão, mas esta é resultado de um caminho vocacional. Portanto, para chegar à consagração é preciso viver o tempo de descoberta pessoal junto à Comunidade e aos irmãos.

Porém, tendo feito o caminho, a consagração de vida se torna um transporte do carisma Recado; e a vida do membro, um anúncio do Cristo Ressuscitado e veículo que proporciona a experiência pessoal com o Sagrado Coração de Jesus.

Agora, esse transbordamento diz o que ele abraça e vive de forma pessoal e comunitária: os conselhos evangélicos, a vida fraterna, os compromissos da Comunidade, a vida missionária e uma vida pessoal de encontro com Deus diariamente.

Este encontro fala de amor e dor, ressurreição e cruz, vida e paixão, renúncia e oferta. Ele vive a doação de vida e a entrega por amor a Deus e o anúncio do Reino através do Carisma, porque o consagrado já não se pertence mais, porém se doa ao povo e à Igreja.

Sempre comunicando nosso Recado

A consagração de vida na Comunidade Recado é a maior comunicação que fazemos ao povo de Deus de quem somos! De forma simples, mas intensa, como nos pede o Coração do nosso Deus, trazemos um Recado sobre o amor de Deus para o mundo.

E com o auxílio da Virgem Maria, São Francisco e Santa Teresinha do Menino Jesus, queremos transbordar o Louvor e a Alegria, frutos da ação do Espírito Santo em nossas vidas.

Que tal continuar lendo Como é a rotina da Comunidade de aliança?

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress