Intercessão pelos artistas católicos: por que orar por este ministério?

A intercessão pelos artistas católicos é uma maneira de nos unirmos a eles na grande missão de evangelizar através das artes. Da mesma forma que a arte é acolhida, ela também precisa de socorro para alcançar seu objetivo.

E quando se fala em prestar socorro, para nós, católicos, a primeira atitude é a oração. Para isso, existe um dia dedicado inteiramente a essa forma de caridade. Você sabe quando é? Descubra neste post que preparamos, como também a importância de rezarmos uns pelos outros.

Intercessão pelos artistas católicos, e o que é intercessão?

A palavra intercessão significa intervenção, ou seja, colocar-se diante de uma situação, a favor de alguém; e quem faz isso é um intercessor, ele é a pessoa que toma para si a causa do outro a fim de ajudá-lo a resolver. 

Então, interceder é uma atitude caritativa, digna de louvor, algo que se faz em troca de nada, por amor a pessoa e ao projeto de Deus para ela. Imagine, por exemplo, quando alguém assume a missão de evangelizar uma sociedade tão secularizada como a de hoje?

O quanto a pessoa precisa de ajuda, força, coragem, para enfrentar inimigos invisíveis, como diz São Paulo, não são de carne e osso. Portanto, precisam de armas espirituais para esse combate e são elas que revestem os artistas para a evangelização.

Logo, a intercessão pelos artistas católicos é uma arma poderosa contra as armadilhas do inimigo que impedem a salvação das almas. A intercessão expulsa o inimigo, abre caminho para a mensagem divina e prepara os corações para receber o anúncio do Evangelho.

Por que a intercessão pelos artistas católicos é importante?

Agora, quem é o artista católico? Essa pessoa não é alguém que foi batizada e exerce a profissão de artista, mas um ser humano que vive seu batismo e expressa a fé através das artes, seja a música, teatro, pintura, escultura, escrita, em qualquer lugar.

E como bem diz a Palavra de Deus, é a pessoa chamada por Deus, cheia do Espírito Santo, que realiza seu ministério através das artes (cf. Êx 35,30). 

O Papa João Paulo II disse: “A arte é um dom de Deus para os homens. Por meio dela, o homem e a mulher são capazes de incutir esperança nos corações e perpetuar a cultura de um povo”. Então, o que seria de nós sem os atores desse mistério?

Essa resposta nos encaminha para a intercessão pelos artistas católicos, porque eles são portadores de um dom, mas também são frágeis e limitados como qualquer pessoa. Logo, precisam da intercessão a fim de anunciar, no palco da vida, a mensagem da salvação.

Dia mundial da oração, você faz parte dele!

Falamos da oração porque ela é um gesto que une pessoas, por diferentes motivos, independente de religião, etnia e cultura. E foi assim que nasceu o Dia Mundial da Oração, em 1887, através de um grupo de mulheres dos Estados Unidos e do Canadá.

Ora, desde sempre o mundo sofre com calamidades, temores, violências, guerras, entre outras coisas que causam dor e tristeza. Por isso, o movimento cresceu e, na década de 20, a oração se consolidou com um dia especial, através de um Comitê Mundial.

Mas todos fazemos parte dessa iniciativa, seja rezando ou recebendo oração. Há sempre alguém rezando no mundo, logo todos estamos envolvidos por essa graça. Principalmente o artista católico, porque sua inspiração depende de sua relação com Deus.

De forma que, o Dia Mundial da Oração nos adverte sobre a importância dessa atitude por parte de cada um de nós, como também nos alerta a não discriminarmos nenhuma iniciativa de oração, mesmo porque esse é um dia ecumênico, quando todos somos irmãos.

Há alguém rezando sempre pelo artista católico

E quando temos pessoas dedicadas ao artista católico, exercendo esse mistério por vocação? Isso mesmo! Assim vive a Comunidade Recado, cujo carisma é levar cada um a uma  profunda experiência com a misericórdia do Coração Sagrado de Jesus.

Realmente, há uma grande missão em movimento, acontecendo de diversas formas, com muita oração, intercessão, adoração e projetos de evangelização, conforme o Coração de Deus inspira.

E entre esses projetos, existe a EFAC – Escola de Formação Para Artistas Católicos – que deseja auxiliar no crescimento e na qualidade de vida espiritual e profissional do artista católico, inspirados e comprometidos com a Igreja e com a evangelização do povo de Deus.

Um dos compromissos da EFAC é a intercessão pelo artista católico. A oração do Santo Terço pelos artistas acontece às terças-feiras, nas redes sociais. E você pode participar, basta acessar e receber as graças derramadas das mãos da Virgem Maria para cada um de nós.

Daqui para frente, que sua vida cresça em oração e intercessão. Saiba que há sempre alguém rezando por você e seu ministério. A gente se encontra na oração!

Você precisa saber disto: A EFAC nasceu contribuir no crescimento de qualidade na execução de seus dons, pois estamos comprometidos com a Santa Igreja e com a doação da evangelização do povo de Deus. Conheça mais sobre a EFAC aqui! 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress