A Celebração Eucarística é o momento mais importante da nossa vida cristã. Afinal, é Nela que recebemos a Eucaristia, fonte e ápice da vida e missão da Igreja. Portanto, este é um momento de grande alegria, como também de zelo e atenção com a Liturgia. Especialmente, se se trata de uma missa com o Bispo.
Sendo este um momento tão importante e sagrado, tudo deve ser bem preparado e vivido. Para isso, o ministério de música desempenha um papel fundamental. Por meio de seu serviço, os ministros de música contribuem para que toda a assembleia viva bem este momento de maneira ativa e colaborativa.
Em algumas ocasiões, como Solenidades e tempos litúrgicos especiais, é natural encontrarmos algumas diferenças durante a celebração da Santa Missa. Por isso, deve-se ter atenção especial com a liturgia e as orientações específicas para cada tempo. Mas no que diz respeito ao ministério de música, como deve ser o serviço dos ministros nestas ocasiões? Há algo de diferente e que se faz necessário uma maior atenção?
Uma dúvida muito comum entre os ministros de música é referente a presença do Bispo, durante a Santa Missa. Sabemos que no que tange a liturgia, há alguns ritos diferentes, adaptados para essa realidade. Mas e a música, como fica?
Se você tem dúvidas a esse respeito e deseja saber mais sobre como deve ser a atuação do ministério de música na Santa Missa com o Bispo, acompanhe este conteúdo.
Missa com o Bispo e o zelo litúrgico na Santa Missa
Algo fundamental que se deve levar em conta durante uma Celebração Eucarística, seja esta uma Missa com o Bispo ou não, é a importância do zelo litúrgico e atenção por parte dos servos.
Quando se trata do ministério de música, é preciso ter claro que a Santa Missa não é uma ocasião para demonstrar de maneira ousada, por assim dizer, os dons e aptidões musicais como se se estivesse em um show, por exemplo.
Para não correr o risco de cometer falhas durante a Santa Missa, especialmente se esta contar com a presença do Bispo local, o coordenador do ministério de música precisa estar alinhado com a equipe de liturgia e o presidente da celebração, seja este um Bispo ou sacerdote.
Algumas ações simples podem contribuir para que o ministério de música desempenhe a sua missão de maneira adequada. São estas:
Converse previamente com o Bispo ou sacerdote
Essa ação é muito importante para alinhar os cânticos que farão parte da celebração litúrgica. Siga corretamente as orientações propostas pelo presidente da celebração.
Verifique se as canções escolhidas para a Santa Missa estão adequadas para cada momento e o tempo litúrgico em questão.
Este não é o momento de inovar e trazer “hits”, se estes não estiverem de acordo com a celebração.
Ensaie previamente as canções também com os fiéis, de maneira que favoreça a harmonia de toda a assembleia.
Lembre-se: os fiéis estão ali para viverem e participarem do Mistério Eucarístico, tal qual os demais servos.
Jesus é sempre o centro de toda a celebração!
Por isso, atenção com gestos e posturas que possam despertar mais atenção para o ministério de música do que para a Eucaristia que está sendo celebrada.
Tenha cuidado com roupas decotadas, sem mangas, transparentes ou com uso de bermudas e saias muito curtas.
Procure a sobriedade no uso das vestes, elas também transmitem o respeito e zelo pelo Sagrado.
Preze pela harmonia entre o canto e o volume dos instrumentos, de maneira que estes possam favorecer a oração da assembleia.
Se estes estiverem desalinhados, poderão gerar dispersão entre os fiéis, comprometendo, assim, a atenção que deveria estar voltada para o altar do Senhor.
Além da Missa com o Bispo, estude sempre sobre a liturgia!
Existem algumas fórmulas como o “Cordeiro de Deus” que não podem ser alterados. Por isso, o ministério de música deve buscar formações para evitar equívocos desse tipo.
Leia também: 5 coisas sobre a história da música que tem tudo a ver com a Igreja Católica
Reúna o ministério de música e rezem juntos antes da celebração.
Apresentem a Deus a oferta dos seus dons que estão ali para contribuir com a evangelização do povo de Deus. A unidade na oração é tão importante quanto a harmonia vocal ou dos instrumentos.
Mesmo na Missa com o Bispo, quem canta reza duas vezes!
Não há nada mais belo do que participar de uma Celebração Eucarística bem vivida. Em que esta, também, por meio dos cânticos, é possível experimentar o céu na terra, o encontro profundo com o Senhor.
Portanto, fica claro para os ministros de música que, independente da Santa Missa contar com a presença de um Bispo ou não, o zelo litúrgico e apostólico é fundamental. Não havendo, assim, distinção entre essas duas realidades.
Contudo, quando o ministério de música está bem alinhado e preparado, não apenas no que diz respeito ao canto e instrumentos, como também espiritualmente, toda a assembleia é beneficiada. De maneira que a entrega, atenção e experiência com o Cristo se torna mais profunda e íntima.
Por isso, ministro de música não se preocupe, a presença do Bispo na Santa Missa não é algo a se temer. Pelo contrário, é motivo de grande louvor e alegria, afinal de contas esta é uma ocasião em que o povo de Deus pode se reunir com o seu pai e pastor, aquele que tem a missão de zelar pelo clero, religiosos, leigos e por novas vocações. Sendo assim, motivo de grande júbilo.
Esse conteúdo vai te ajudar muito: 7 dicas para escolher o repertório para a Missa