Influencer de Deus: O que Beato Carlo Acutis tem a nos ensinar

Não é a toa que outubro é conhecido pela Igreja como o mês das missões! É um mês repleto de testemunhos de santidade. Entre os diversos santos que recordamos neste mês, destaca-se em particular a vida do Beato Carlo Acutis.

O jovem influencer de Deus, como é popularmente conhecido, nos apresenta um autêntico e fecundo testemunho sobre o uso consciente das redes sociais e amor pela Eucaristia. Além disso, curiosamente ele possui uma relação especial com o Brasil.

Então, acompanhe este conteúdo e saiba o que a vida de Carlo Acutis tem a nos ensinar.

Carlo Acutis e a evangelização nos meios digitais

É cada vez mais comum encontrarmos na Igreja testemunhos de homens e mulheres, jovens e adultos que nos confirmam aquilo que já nos dizia a Constituição Dogmática Lumen Gentium: a santidade é para todos!

Pessoas comuns que ao viverem sua experiência pessoal com Cristo e ao reconhecer o chamado de Deus para suas vidas, não hesitaram em se entregar inteiramente ao Amor. É isso o que vemos na vida de Carlo Acutis.

Carlo era um jovem normal aos olhos do mundo. Desde pequeno sentia um profundo amor pela Eucaristia, mas também tinha outros interesses como a prática de esportes, o lazer com os amigos e se destacava pelas habilidades com a computação.

Viu então nesse meio a forma de unir duas grandes paixões. Logo no início dessa nova era digital, Carlo Acutis criou um site onde catalogava os milagres eucarísticos pelo mundo.

Poderia utilizar seus dons de muitas formas, mas escolheu tornar Cristo conhecido pelo mundo inteiro. Fazendo uso consciente dos meios digitais, que são capazes de alcançar um número muito maior de pessoas.

Na Exortação Apostólica Christus Vivit, o Papa Francisco falou para os jovens a respeito do exemplo deixado pelo “ciberapóstolo da Eucaristia”:

“Ele sabia muito bem que estes mecanismos da comunicação, da publicidade e das redes sociais podem ser utilizados para nos tornar sujeitos adormecidos, dependentes do consumo e das novidades que podemos comprar, obcecados pelo tempo livre, fechados na negatividade. Mas ele soube usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”.

Uma vida entregue para o outro

Constantemente somos alertados sobre o perigo de, uma vez centralizados na internet, nos isolarmos cada vez mais das pessoas. Carlo Acutis nos ensina, então, sobre o uso sadio desses meios e a importância de criar autênticos vínculos de fraternidade.

Para aqueles que conviviam de perto com o jovem beato, era muito comum vê-lo pelas ruas de Milão, distribuindo alimentos e cobertores para aqueles que mais necessitavam. Os prediletos no Reino de Deus: os pobres.

Carlo Acutis tinha um olhar atento para aqueles que estavam ao seu redor. O testemunho de sua abertura, em escutar as dores e alegrias daqueles que eram diferentes de si, alcançou a muitos. Inclusive, gerando novas conversões.

É o caso do empregado de sua família, que se converteu ao catolicismo diante do testemunho e coerência de vida deixado por Carlo. Diante desse exemplo, Carlo Acutis nos leva a refletir e questionar: tenho sido coerente com minhas palavras e ações?

O sofrimento e a oferta generosa de Carlo Acutis

Com apenas 15 anos de idade, Carlo Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, acometido por uma leucemia. Mas, antes disso, esse jovem beato viu no sofrimento que haveria de viver uma fecunda oportunidade de unir-se ainda mais a Deus.

Tão logo recebeu o seu diagnóstico e passou a viver as primeiras experiências nos hospitais, Carlo deu um novo sentido ao seu sofrimento, ofertando-o generosamente:

“Ofereço os sofrimentos que deverei sofrer ao Senhor, pelo Papa e pela Igreja, para não ir ao Purgatório e ir direto ao céu”.

Assim, ele nos ensina aquilo que Santo Agostinho também já dizia: “Deus não permitiria o mal se não pudesse tirar desse mal um bem infinitamente maior”. Se para nós, que somos cristãos, a cruz não é exceção mas sim a via de regra para nossa salvação, devemos, assim como Carlo Acutis, encontrar em todas as situações que vivemos uma oportunidade de nos unirmos ainda mais a Deus.

Dessa forma, o sofrimento será fecundo, gerará frutos de santidade e eternidade. Ainda que não tenhamos a chance de contemplá-los nessa vida. Mas estes estarão gravados no coração de Deus.

O amor à Virgem Maria e ao Brasil 

Além do imenso amor à Eucaristia, Carlo Acutis trazia em seu coração também um profundo amor à Virgem Maria, de quem costumava dizer que era a única mulher de sua vida.

Por isso, o jovem participava da missa diária, rezava o rosário, como também meditava a Palavra de Deus diariamente e se confessava regularmente. Formando assim o seu “kit de santidade”. Para ele, a Eucaristia era a via segura, sua auto-estrada para o Céu.

Muito devoto de Nossa Senhora de Fátima, Carlo Acutis veio a falecer no dia em que a Igreja no Brasil recorda Nossa Senhora Aparecida. Foi também aqui, em nosso País, o primeiro milagre atribuído à intercessão do jovem beato

Nesse sentido, Carlo nos ensina a importância de vivermos também uma vida de intimidade com a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe, Maria Santíssima. Uma vez que ela é uma mulher profundamente eucarística e da qual aprendemos a desejar os mesmos desejos de Deus.

Se você deseja conhecer mais sobre a vida de Carlo Acutis e outros ensinamentos que a sua breve vida nos revela, fique atento. A partir de 19 de outubro será possível acompanhar o documentário sobre sua vida: O Céu não pode esper@r!

A vida de Carlo também nos aponta para a vida de nossa santa baluarte, Santa Teresinha do Menino Jesus, que nos ensina:

“Nossa vida é um brevíssimo instante e que logo vai passar, para amar a Deus só temos o hoje!”

Estejamos atentos ao chamado particular que Deus faz a cada um de nós e não percamos tempo. Que Ele nos dê a graça da coragem para partir depressa e correr ao Seu encontro, realizando a Sua Vontade no sim de cada dia.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress