Veja a importância da ornamentação litúrgica a partir de um exemplo simples: Imagine que você chega para uma festa junina e não encontra nenhum balão, bandeiras ou qualquer representação típica, mas apenas mesas, cadeiras e caldo para tomar!
Como você se sentiria? No mínimo, decepcionado(a), não é verdade? Então, dá para perceber, com essa suposição, o quanto a preparação de um ambiente é importante. Realmente, é a primeira imagem do que se vai comemorar ou celebrar.
E citamos um fato cultural, mas que também faz parte da vida cristã, porque nos reúne, nos alegra, comunica vida e promove lazer para o povo de Deus. Agora, quando se trata de um espaço litúrgico, um ambiente de oração, um retiro, será que a ornamentação litúrgica faz a diferença?
E mais: o que ela significa? Como organizar uma ornamentação? Há pessoas vocacionadas para isso? A Palavra de Deus fala sobre ornamentação litúrgica? Veja as respostas agora e mais outras dicas que preparamos para você neste post.
O que é ornamentação litúrgica
Talvez o termo ornamentação litúrgica nos lembre as flores na Igreja em dia de casamento. Mas não é nada disso! Uma coisa é quem enfeita o espaço com flores e vai embora, outra coisa é quem entende o valor do sacramento e prepara o ambiente para a celebração.
Aí está a primeira dica sobre o que é ornamentação litúrgica, ela não é uma atividade feita por qualquer pessoa, de qualquer jeito, mas um ministério. E se é ministério, é também um dom, um serviço, uma vocação e vontade de Deus para a Igreja e para aqueles que são chamados.
No livro do Gênesis, lemos como nasceu a ornamentação litúrgica: Deus criou um jardim, preparou tudo e colocou o homem. O Senhor se preocupou em preparar um lugar para o homem com todos os detalhes e o fez por amor.
Da mesma forma acontece quando organizamos um ambiente para a celebração dos mistérios da nossa fé, para rezar com os irmãos ou ouvir uma palestra, fazemos pelo outro como o Senhor fez por nós, e manifestamos nosso louvor e alegria através dos sinais litúrgicos.
Cristo nos fala sobre ornamentação litúrgica
Saímos do livro do Gênesis e vamos para o Evangelho de São Lucas (Lc 22). Quando estava próxima a páscoa, o Senhor enviou dois discípulos à sua frente para preparar o lugar. Aproximava-se a sua hora de morrer, era um momento forte e decisivo.
Então, quando eles chegaram, tudo estava pronto e aconteceu a ceia! Essa passagem bíblica fala novamente sobre a ornamentação litúrgica. Veja que Jesus se preocupou com o ambiente antes, logo, o mistério da ornamentação faz o mesmo, imitando o próprio Deus.
E o ministro da ornamentação é alguém preparado liturgicamente para prestar um serviço gratuito e generoso à celebração. E, consequentemente, aos celebrantes, naquilo que favorece o bom desenvolvimento e facilita a comunicação na celebração litúrgica.
Por isso, é indispensável o conhecimento sobre a celebração litúrgica, sua teologia e a especificidade e o que ela deseja comunicar. Essa ação envolve o espaço, os móveis, objetos, flores, toalhas, imagens e tudo que fale sobre o conteúdo da celebração.
Dicas para exercer bem esse ministério
Já falamos que a ornamentação litúrgica é um ministério e quem o exerce é chamado por Deus, ou seja, um vocacionado, tem o dom de realizar esse serviço e o faz por amor, para a glória de Deus e o bem da Igreja.
E como Comunidade Recado, temos a alegria de compartilhar com vocês algumas dicas sobre ornamentação litúrgica que aprendemos ao longo dos anos, tanto com a prática, como estudando os direcionamentos da Igreja.
Três dicas simples e que fazem a diferença no ambiente litúrgico:
#1 Preparar o local: a primeira ação é a limpeza. Deixe o local limpo, porque esse é o primeiro sinal do zelo para com o sagrado e os irmãos. Mesmo que não haja tempo para muita coisa, acolha pela limpeza.
#2 Cuidado com os excessos: não exagere, seja simples! Mesmo porque, o Missal Romano orienta que a ornamentação litúrgica deve ter como marca a moderação. Então, cuidado para não duplicar imagens no ambiente, ou seja, colocar duas Marias, dois crucifixos etc.
#3 Observe o material que você tem: às vezes a gente desperdiça materiais ou não sabe trabalhar com eles. Então, uma dica prática é observar o que você tem e saber quando usar! Por exemplo, caixas de madeiras servem como pedestal, porta velas ou o que a imaginação iluminar.
Deu para compreender a importância da ornamentação litúrgica? Então, coloque em prática, junto com os dons que o Espírito Santo concedeu a você, esse belo ministério a serviço da Igreja e dos irmãos.
Se você deseja aprofundar ainda mais sobre Ornamentação Liturgia, acesse aqui