Teatro, uma potência evangelizadora

O teatro é uma arte milenar porque existe há mais tempo do que podemos imaginar. Nos rituais primitivos da humanidade,  há mais de 30 mil anos, os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias. 

E a Igreja acompanha a história da humanidade. Não há como entender o próprio Evangelho sem recursos visuais, entre eles o teatro, uma expressão artística completa, que sensibiliza os corações mais frios e capta as atenções mais dispersas.

Por isso, São João Paulo II fala com propriedade sobre o artista já que ele mesmo encenou muitas vezes na juventude, inclusive em um época de muita dor e desilusão:

“De fato, a sociedade tem necessidade de artistas, da mesma forma que precisa de cientistas, técnicos, trabalhadores, especialistas, testemunhas da fé, professores, pais e mães, que garantam o crescimento da pessoa e o progresso da comunidade, através daquela forma sublime de arte que é a ‘arte de educar’.No vasto panorama cultural de cada nação, os artistas têm o seu lugar específico.”

Se é assim como diz o Papa, o ator, então, tem um lugar especial no coração da humanidade através do teatro. É sobre essa arte universal e o seu poder de conquistar que vamos tratar agora!

A importância do teatro para a sociedade

Historiadores, antropólogos e estudiosos defendem que o teatro surgiu com a própria humanidade. Encenações de dança, colheita, morte, cultos a deuses eram contadas por meio da encenação e assim as pessoas guardavam a fé e a cultura do seu povo.

Mas o termo teatro e todas as suas ideias remetem ao Século IV, na Grécia Antiga. A própria palavra ‘teatro’ vem do grego e significa lugar onde se vê um espetáculo. Quem nunca ouviu o termo: tragédias gregas e tantas histórias incríveis de espetáculos antigos?

De fato, isso só prova que o teatro acompanhou a formação do ser humano, transmitiu sentimentos, realidades da vida, cultura, educação, fé e ajudou muitos a conhecerem a si mesmos para exercerem o papel de ator ou atrizes e emocionarem uma plateia.

O teatro exerce uma força incrível sobre quem o apresenta e quem o assiste. Ele é o lugar da criatividade, imaginação e desenvolvimento de potencialidades, além de proporcionar diversão, educação e consciência social. Essa arte tem um poder transformador!

Teatro na vida cristã

Assim como o teatro está associado à vida humana também está unido à fé, porque é impossível separar o ser humano do transcendente, principalmente no princípio. E o teatro é anterior à própria escrita, quando essa nasceu, era privilégio de quem tinha recursos financeiros.

Assim, vale a pena lembrar duas colocações fortes sobre a arte, no qual o teatro está inserido, para destacar seu valor na vida cristã. 

Papa Bento XVI disse: 

“[…] o Cristianismo, desde as suas origens, compreendeu bem o valor das artes e utilizou sabiamente as suas multiformes linguagens para comunicar a sua imutável mensagem de salvação […]”  

Papa Paulo VI: 

“Nós temos necessidade de vós – disse ele –. O nosso ministério precisa da vossa colaboração.Porque, como sabeis, o Nosso ministério é pregar e tornar acessível e compreensível, aliás comovedor, o mundo do espírito, do invisível, do inefável, de Deus. E nesta operação… vós sois mestres. É a vossa profissão, a vossa missão; e a vossa arte é extrair do céu do espírito os seus tesouros e revesti-los de palavras, de cores, de formas de acessibilidade” (Insegnamenti II, [1964], 313). 

Logo, foi através do teatro que muitos se aproximaram de Deus. De reis a pobres, não importa a condição social, mas essa arte sempre esteve presente com o poder de convencer e cativar os corações para a vida de Cristo.

Uma arte evangelizadora poderosa

Dito isso sobre o teatro, podemos nos imaginar diante de uma cena! Assistir a alguém representar uma personagem, com convencimento, é um dom, e quando a mensagem é verdadeira como o Evangelho, alcança o coração de quem interpreta e de quem presencia.

Também existem pessoas que são visuais, precisam ver para entender, e o teatro faz isso! A encenação é a expressão do corpo, da oratória, da memória e da espiritualidade, tudo junto, circulando no mesmo ambiente, em benefício das pessoas.

E se recordarmos as vias sacras encenadas na Semana Santa! Quantas pessoas se emocionam como se estivessem dentro da cena, isso porque, muitas vezes, quem atua o faz de boa vontade, sem qualquer intenção de se tornar um profissional.

O teatro, então, é uma das formas de expressar a fé e promover o encontro da pessoa com a presença misteriosa de Deus. Por isso, é um veículo de evangelização importante, atrai com facilidade e consegue comunicar a boa nova.

Prestigie a quarta arte universal!

Atualmente, há 11 tipos de artes: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital. E todas elas servem à humanidade em contextos e assuntos diversos.

Não é possível viver sem a arte! Ela se explica com gestos, canto, expressões, imagens, pinturas etc. Assim, procure o teatro como forma de entrar em contato com o divino, já que Deus é o primeiro e maior artista de todos. 

Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress