Como Santa Teresinha e São Francisco nos inspiram na missão

Em primeiro lugar, outubro é um mês muito especial, dedicado às missões e ocasião em que recordamos os Santos baluartes da Vocação Recado. Santa Teresinha e São Francisco são dois dos santos mais populares e amados na tradição católica. E, além disso, não dá para falar de missão sem falar dela que é a padroeira universal das missões: Santa Teresinha do Menino Jesus.

Por isso, se você quer saber mais sobre a vida de Santa Teresinha e de São Francisco e como eles nos inspiram na missão de levar o Recado de Deus para o mundo, acompanhe este conteúdo até o fim. 

Com Santa Teresinha: A Pequena Via

Para começar, vamos falar dela que mesmo muito jovem deixou para o mundo um testemunho autêntico de radicalidade evangélica: Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.

Embora Santa Teresinha seja muito conhecida como uma jovem melancólica, muito doce e que se entregou completamente ao Amor, fazendo cair do céu uma chuva de rosas. Assim, o que vemos em sua vida, é a entrega de uma menina que em meio às fragilidades e provas de sua vida, sempre soube a quem recorrer: ao Doce Jesus!

É com ela que aprendemos o segredo da Pequena Via, bem como fazer de cada simples situação do nosso dia a dia, provas de amor ao Amado. Santa Teresinha nos ensina a como ter um coração enraizado na evangelização. 

Mesmo vivendo dentro de um Carmelo, ela se tornou padroeira das missões devido ao seu profundo amor missionário. Isso porque em sua realidade, intercedia por todos os missionários, sacerdotes e religiosos que, do lado de fora do Carmelo, enfrentaram diversos desafios e duras provas para cumprir com a sua missão.

Ela acreditava profundamente na salvação das almas e tal qual o Sagrado Coração de Jesus, de onde brota todo amor e misericórdia, Santa Teresinha não desistia de ninguém. Aqueles que lhe eram mais difíceis, eram os quais ela mais dava provas de amor.

Por isso, ela é tão especial para nós. Reconhecemos que para cumprir com a missão de anunciar o Recado de Deus para o mundo, precisamos seguir o exemplo de Santa Teresinha, que nos ensina a ser humildes e a não temer o abandono nas mãos de Deus.

Leia também:
Santa Teresinha e a sua experiência missionária
O apostolado de Santa Teresinha. Como foi?!

Com São Francisco: A Perfeita Alegria do Louvor

É com São Francisco de Assis que aprendemos que o “Amor não é amado!” Acima de tudo, Francisco nos ensina a grande importância de configurar a nossa vida à Cristo, evangelizando o tempo todo, com o testemunho de nossas vidas, com o nosso ser. “E, se necessário, utilizando palavras!”, como fez em sua própria vida!

Além disso, a radicalidade de São Francisco ao entregar-se a Cristo crucificado nos faz recordar do que diz as escrituras:

“Escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus” (1 Cor 1,23).

Em outras palavras, ao viver a sua experiência pessoal com o Amor, São Francisco não hesitou em deixou tudo e todos para trás, abandonando os velhos hábitos para abraçar a nova vida que Deus tinha para ele. O Caminho seguro para a felicidade e a santidade!

Se para muitos de nós, é fácil nos perdermos nas tentações do dia a dia, que podem nos arrastar para a murmuração, São Francisco nos aponta outro caminho: A perfeita alegria do louvor.

Essa via só pode ser compreendida por aqueles que vivem concretamente a experiência do amor. É preciso vencer a si mesmo e na sincera humildade, reconhecer-se nada para que Ele seja o tudo.

Dessa forma, não importa o que vier. Lágrimas ou alegrias, tudo será via para unir-se mais profundamente a Jesus. Pelas graças derramadas pelo Santo Espírito deixar-se configurar inteiramente ao Amor.

A partir desse testemunho ousado deixado por São Francisco, queremos como ele, entoar um novo louvor ao Senhor. Cantando as suas maravilhas, reconhecendo a sua bondade infinita, para que assim o Seu Recado chegue até os confins da Terra.

Leia também:
São Francisco, Baluarte da Comunidade Recado

Santa Teresinha e São Francisco compartilham algumas semelhanças

Embora tenham vivido em épocas diferentes e tenham tido experiências de vida distintas, Santa Teresinha e São Francisco compartilham algumas semelhanças notáveis em sua espiritualidade e abordagem à fé. Aqui estão algumas das semelhanças mais significativas entre Santa Teresinha e São Francisco:

Amor pela natureza:

  • Nesse sentido, São Francisco de Assis é conhecido como o “Santo Patrono dos Animais” devido ao seu profundo amor e respeito pela criação de Deus. Ele se conectava intimamente com a natureza e via todas as criaturas como irmãs e irmãos.
  • Sob o mesmo ponto de vista, Santa Teresinha manteve muita afinidade com a natureza. Muitas vezes usava metáforas naturais para descrever sua espiritualidade, especialmente as flores. Por isso, ela se referia a Deus como “o Criador das rosas” e encontrava a beleza de Deus na criação.

A simplicidade e a humilde

  • Tanto São Francisco quanto Santa Teresinha adotaram uma abordagem simples e humilde à vida espiritual. São Francisco renunciou à riqueza e ao conforto material de sua família para viver uma vida de pobreza e simplicidade.
  • Santa Teresinha também optou pela simplicidade em sua vida religiosa. Ela é conhecida por sua “pequena via”, que enfatiza a simplicidade, a humildade e a confiança na misericórdia de Deus.

Devoção à Virgem Maria

  • Santa Teresinha e São Francisco tinham uma devoção profunda à Virgem Maria. São Francisco escreveu uma Oração a Nossa Senhora e considerava Maria como uma mediadora importante entre ele e Jesus.
  • Santa Teresinha tinha uma devoção especial à Virgem Maria, a quem ela chamava de “Mãe” e “Rainha das flores”. Ela acreditava que Maria a guiava em sua jornada espiritual.

Busca pela perfeição evangélica e pela santidade

  • Tanto Santa Teresinha quanto São Francisco buscavam a perfeição e a santidade em suas vidas. São Francisco se esforçou para seguir o exemplo de Cristo em sua pobreza e serviço aos mais necessitados.
  • Santa Teresinha procurava fazer todas as pequenas ações de sua vida com grande amor, como um meio de agradar a Deus e crescer em santidade.

Oferta de sofrimento redentor

  • Ambos os santos experimentaram o sofrimento em suas vidas. São Francisco passou por muitas provações físicas, incluindo doenças. Ele também recebeu os estigmas, que são as marcas das feridas de Cristo.
  • Santa Teresinha sofreu muito devido à tuberculose, que finalmente a levou à morte. Ela ofereceu seu sofrimento como um ato de amor e redenção.

Embora Santa Teresinha e São Francisco tenham tido experiências únicas, em templos diversos da nossa Igreja, eles compartilharam o desejo profundo de viver a radicalidade evangélica. Suas vidas e ensinamentos continuam a inspirar a Vocação Recado de maneira profunda e intima.

Como Santa Teresinha e São Francisco você já sabe qual é a sua missão no mundo?

Se você ainda não sabe qual é a sua missão neste mundo, queremos te convidar a escutar o Recado de Deus para você hoje. 

Se coloque diante da presença do Senhor e assim como Santa Teresinha e São Francisco, faça a experiência de se deixar encontrar pelo Amor. Aproveite este mês em que a Igreja nos motiva e convida a refletir e rezar pelas missões, para descobrir qual é o chamado que Deus tem para você.

Que assim como nos ensina Santa Teresinha, você descubra a beleza de que “o mérito não consiste em dar muito, mas em amar muito!”. E seguindo o exemplo de São Francisco, “comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível!”

Que os santos baluartes do Recado de Deus te auxiliem na missão de descobrir a Vontade de Deus para sua vida.


Leia também: 3 dicas para quem quer descobrir sua missão no mundo

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress