Testemunhar e anunciar a alegria do Cristo Ressuscitado com a nossa vida

A alegria do Cristo Ressuscitado não é um sentimento passageiro, mas uma realidade que veio para ficar dentro da Igreja e transbordar nos relacionamentos de cada família cristã.

Então, podemos afirmar que esta alegria é uma proclamação de fé, que pede de nós atitudes que provem isso! Somos o povo do Senhor Ressuscitado, que também traz as marcas do Crucificado! 

“Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. (Jo 20,19-31).

Assim como Tomé, somos convidados a anunciar a alegria de pertencer a quem nos salvou e salva todos os dias. Saiba como!

Por que a alegria do Cristo Ressuscitado?

Entramos no Tempo Pascal, o momento tão esperado pela Igreja, porque revela o acontecimento que orienta toda nossa vida e caminhada de fé. É por causa da ressurreição que somos cristãos em plenitude. Eis a maior verdade: Ele venceu a morte!

Mas quem é o Senhor Ressuscitado? O Evangelho nos explica por que os apóstolos se alegraram em ver o Senhor:

  • “Jesus entrou e pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor” (Jo 20,19-31). O Ressuscitado restabelece a paz onde chega!
  • Eles insistiram com Jesus: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou (…) Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram” (Lc 24,13). Jesus alimenta a alma!
  • “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo” (Jo 21,15). O Ressuscitado perdoa e restaura os laços fraternos com Ele e com a comunidade.

Essas são apenas algumas passagens das aparições do Senhor vivo. Há muitas outras nos Evangelhos e tantas que não estão escritas. No entanto, a alegria do Cristo Ressuscitado é clara e real, não é um sentimento, mas a certeza de uma presença insubstituível.

A alegria do Cristo Ressuscitado, maior anúncio da Igreja

“Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28), ou seja, tudo que somos, fazemos e esperamos gira em torno dessa verdade: Cristo vive para sempre. E quem prova isso? O Evangelho e a Igreja, que se mantém em pé após dois mil anos de experiência.

Mas o Ressuscitado provocou muitos sentimentos nos apóstolos! Imagine a experiência de ver o Senhor vivo após tê-lo visto crucificado?! Porém, o maior de todos os sentimentos foi a alegria – fruto de uma certeza que não tem fim! Eles viram, tocaram, comeram com Ele!

Então, a alegria é resultado de uma experiência com o Senhor! Experiência que passa pelas nossas vidas marcadas por dores, feridas e pecados. Se Cristo saiu do sepulcro, nós saímos desses túmulos que programam nossa morte antes do tempo.

Assim, essa experiência feliz se transforma em anúncio: “Maria Madalena correu para anunciar” (Jo 20), em serviço, em caridade, em perdão, em vida fraterna, em testemunho, em santidade, em vocação. A alegria é uma marca do ressuscitado.

Na prática, como ser sinal do Ressuscitado para o mundo?

O Papa Francisco disse:

“A Páscoa de Cristo fez explodir no mundo a novidade do diálogo e da relação, novidade que para os cristãos se tornou uma responsabilidade. De fato, Jesus disse: ‘Disso saberão que sois meus discípulos: se amarem uns aos outros’”.

O Tempo Pascal é uma explosão de novas atitudes no cotidiano da vida. É fato que Cristo ressuscitou e isso nos deixa felizes, mas situações difíceis continuam; lá fora as coisas não mudam, somos nós que mudamos e transformamos as situações.

A partir da alegria do Cristo Ressuscitado, enfrentamos a vida, vamos à luta, abraçamos o outro, estendemos a mão a quem precisa, denunciamos a injustiça, fazemos da nossa vida uma missão. Ou, como disse o Papa, dialogamos e nos relacionamos com caridade.

Logo, fazemos da vida um lugar para plantar a semente do Evangelho e colher muitos frutos do Espírito. Não é fácil, mas é possível, porque encontramos a motivação necessária: somos amados e amadas por um Deus feliz, que inventou a felicidade!

 

Testemunhamos a alegria do Ressuscitado na vida cotidiana

Já temos motivos suficientes para acreditar que a alegria é uma característica do Cristo Ressuscitado. Esse fruto acompanhou os Apóstolos no anúncio da Igreja, no início do cristianismo e permanece na vida de toda pessoa que se aproxima do Senhor.

E, atualmente, muitos homens e mulheres fazem a mesma experiência dos primeiros discípulos e com a Igreja atualizam a alegria de pertencerem a Deus em meio ao mundo desafiador; entre esses está a Comunidade Recado, cujo carisma é o louvor e a alegria. 

A comunidade Recado, assim como todo Cristão é chamada a anunciar essa Boa Nova: Jesus Ressuscitou! Aleluia! Por isso, o nome Recado expressa o desejo e a missão de levar esse Recado de amor e de alegria a todos os homens

Logo, o louvor e alegria são importantes em nossa vida e missão: ao reconhecer que Jesus está vivo, vivemos o louvor; nesse reconhecimento nosso coração se enche de alegria. É pelo Louvor e Alegria que somos impulsionados a anunciar e proclamar essa boa nova.

A Comunidade Recado vive o louvor como reconhecimento ao Senhor por seu amor misericordioso, como também oferece ao Coração de Jesus adoração e serviço através das artes. Isso também exige sacrifícios, ofertas e renúncias, mas nada se compara a alegria. 

E assim, a Comunidade Recado segue comunicando o louvor e a alegria a todos, através da busca pela santidade, na evangelização e na missão. Vamos embarcar nesta aventura!

Quem pode nos ensinar a louvar? Nossa Senhora das Graças a mestra do louvor 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress