Semana do Coração de Jesus

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira (07/06), após a Solenidade do Corpus Christi. Uma vez que a Eucaristia/Corpus Christi nada mais é que o próprio Coração Jesus, um “Coração” que “cuida” de nós!

E em 1995, São João Paulo II instituiu o “Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero” para que assim o sacerdócio seja protegido pelo Coração de Jesus. E nada mais justo já que o sacerdote nos dá o Corpo de Cristo através do sacrifício da Santa Missa.

Sobre o Coração de Jesus há muito o que se dizer e nunca esgotamos, porque a misericórdia não tem limites, nem se pode mensurar. Como também o maior presente que podemos dar a Ele é o nosso próprio coração, apesar de toda nossa pequenez.

Por isso, neste post, convidamos você a reviver um pouco da história! Aqui desejamos que você, sobretudo, mergulhe sua vida no Coração de Jesus, “fonte de toda consolação…” 

Origem da solenidade ao Coração de Jesus

O início da devoção ao Coração de Jesus tem sua fonte no Evangelho de João. Nele é retratado o momento em que o Coração do Mestre é ferido pelo soldado e derrama sangue e água sobre a humanidade (Jo 19,32-34). Mas a primeira festa foi celebrada em outubro de 1672 pelo sacerdote francês João Eudes. 

No entanto, na Idade Média, alguns místicos alemães – Matilde de Magdeburg (1212-1283), Matilde de Hackeborn (1241-1298) e Gertrudes de Helfta (1256-1302) e Beato dominicano Enrico Suso (1295 – 1366), já cultivavam a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. 

Porém, foram as revelações que a religiosa da Visitação, Margarida Maria Alacoque (1647-1690), recebeu do Senhor que contribuíram para uma maior difusão do culto. Santa Margarida foi visitada pelo Senhor e Ele falou sobre o seu Coração para ela, pediu que divulgasse e fez promessas a todos que reconhecessem a devoção.

As revelações foram grandiosas e reconhecidas pela Igreja ao longo do tempo. Atualmente, existe um grande apostolado de oração em torno do Coração de Jesus, graças incontáveis são alcançadas e muitas pessoas transformam suas vidas através da experiência com a misericórdia do Coração de Jesus. 

Práticas de amor ao Coração de Jesus

A partir das revelações de Jesus a Santa Margarida, começaram práticas de amor ao Coração de Jesus. Vamos relembrar algumas delas: 

  • Exposição e veneração da imagem do Sagrado Coração: a imagem ocupa um grande lugar nas visões de Santa Margarida Maria, nos desejos e nas promessas do Sagrado Coração. O Senhor prometeu grandes graças a quem expor a imagem do seu Coração.
  • Comunhão nas primeiras sextas-feiras de cada mês; 
  • Comunhão frequente, quantas vezes for possível;
  • Consagração ao Sagrado Coração, renovando-a periodicamente, e vivendo em conformidade com a consagração; 
  • Meditação da Hora Santa, toda quinta para sexta, das 23h à 00h;
  • E também as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus reveladas a Santa Margarida, entre elas a 12° Promessa diz: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Sagrado Coração de Jesus é fonte de misericórdia

O Papa Pio XII afirma que é o próprio Jesus quem toma a iniciativa de nos apresentar ao Seu Coração como fonte de restauração e paz ao afirmar: 

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11, 28-30).

Se é assim, então é no Coração de Jesus que encontramos a imagem mais original de nós mesmos e por isso experimentamos uma profunda paz porque nos reconciliamos conosco e com nossa história, muitas vezes ferida por causa das situações da vida.

Logo, as devoções, quando realizadas com um sincero propósito de conversão, nos encaminham para a experiência mais viva de todas: o encontro com a misericórdia do Coração de Jesus. Neste momento fazemos a passagem da obrigação para o amor.

Somos transformados a partir da experiência com o Coração do nosso Deus, que sabe todas as nossas falhas, pecados, angústias e nos acolhe com amor. Ao mesmo tempo, entregamos nossa vida com um desejo novo de ser e fazer por Ele todas as coisas.

Somos um “Recado” da Misericórdia de Deus

A Comunidade Recado tem um profundo amor ao Coração de Jesus. Ele nos escolheu e nos atraiu ao seu Coração Divino, o lugar onde fazemos a experiência da misericórdia, por isso nosso carisma está intimamente ligado à espiritualidade do Sagrado Coração.

A partir desse encontro, ofertamos e  consagramos nossa vida para espalharmos a mensagem Dele ao mundo com louvor, alegria e por meio das artes, principalmente a música. Desejamos ser o Recado da misericórdia de Deus para o mundo onde Ele nos enviar.

E ao longo destes 40 anos de fundação da Comunidade, temos a plena convicção de que não há outra forma de atrair as pessoas para o encontro com Cristo senão pela misericórdia! A humanidade está ferida e só quem ama muito pode curar e sarar toda essa dor.

Assim é o Coração do nosso Deus, o lugar seguro, consolador e restaurador do gênero humano e de toda a criação. Quantas maravilhas testemunhamos na vida daqueles que se entregam aos cuidados divinos, por isso insistimos na oração, porque o Senhor faz com todos o que fez em cada um de nós!

Por fim, junte-se a nós na oração, façamos juntos a experiência da misericórdia do Coração de Jesus! Reze conosco nas lives semanais e Deus fará maravilhas!

Celebre conosco as misericórdias de Deus: Carisma da Comunidade Recado: Louvor e Alegria!

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress