O Sagrado Coração de Jesus no Carisma da Comunidade Recado

A palavra ‘coração’ na bíblia é citada mais de mil vezes! Quanta importância tem esse órgão para a vida, seja no sentido físico ou espiritual. E quem poderia saciá-lo em plenitude? Vamos encontrar essa resposta no Sagrado Coração de Jesus, Rei e Centro de todos os corações!

Recentemente, o Papa Francisco disse: “Devemos aprender a ver com o coração”. Ele se dirigia a uma Associação de deficientes visuais. Assim nos indicou um segredo muito importante na vida espiritual: enxergar com o coração.

No entanto, essa ação requer aprendizado e ele disse bem “devemos aprender…”. Precede a palavra do santo Padre o evangelho quando Jesus diz: “[…] aprendei de mim que sou manso e humilde de coração[…]” (cf. Mt.11,29.

Portanto, há uma fonte para esse conhecimento do coração e há meios e lugares para entrar nessa escola do Coração de Jesus a fim de “ver o mundo e nossos irmãos e irmãs através dos olhos de Deus” .

E um desses lugares é a espiritualidade da Comunidade Recado que tem sua fonte no Sagrado Coração de Jesus. Vamos entender melhor neste post.

Sagrado Coração de Jesus na Igreja 

Antes vamos relembrar a origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ora, tudo começou no evangelho. Há diversas passagens bíblicas que nos conduzem a esse Coração apaixonado pela humanidade, mas vamos citar duas em especial:

“Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.” Mt.11,28-29.

“[…] mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água.” Jo.19,34

Portanto, dessas passagens nasce a fundamentação para as visões de Santa Margarida Alacoque em 1647. Jesus revelou a imagem do seu Sagrado Coração a essa freira:

“Como em trono todo de fogo em chamas, mais brilhante e mais refulgente que o sol e transparente como o cristal. A chaga aberta pelo soldado na cruz, aparecia bem visível. Estava cercado com uma coroa de espinhos e no alto uma cruz a mostrar que, desde que este Sagrado Coração foi formado, a cruz esteve plantada nele.” 

No entanto, esse fato se deu em um período muito difícil para a Igreja devido a difusão de uma heresia chamada ‘Jansenismo’ que pregava um cristianismo triste e restrito a poucos. Mas veio, em resposta a essa mentira, o Coração do nosso Deus, que se mostrou ao mundo através de uma imagem que é devotada até hoje em muitos lugares.

Com o tempo, a devoção foi reconhecida pela Igreja e se tornou um rio perene de bênçãos para todos os cristãos católicos. E do Sagrado Coração de Jesus jorra uma torrente inesgotável de dons que nos ajudam a viver o Reino agora.

Sagrado Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade.

Em uma de suas aparições a Santa Margarida Alacoque Jesus lhe disse: “Meu Coração está tão apaixonado de amor pelos homens e por ti em particular que, não podendo mais conter em si as chamas de sua ardente caridade é preciso que as espalhes […] para que se enriqueçam com seus preciosos tesouros”

Ora, o Sagrado Coração de Jesus é a fonte inesgotável de amor pela humanidade. E isso se explica pela forma com que Deus nos trata: com caridade, misericórdia, perdão, redenção.  Assim Ele nos conduz à estatura do homem novo, feito à imagem e semelhança divinas.

O que deseja o Coração do nosso Deus senão nossa salvação, comunicar seu amor e também ser amado. Por isso que a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus consiste na entrega de si mesmo a Deus por amor e em resgate pela vida de muitos, e quem se aproxima do Sagrado Coração age da mesma forma.

E a fim de que esse amor se torne conhecido em todos os lugares, Deus não se cansa de atrair pessoas para testemunharem e difundirem sua misericórdia pelo mundo; e dessa atração, ou melhor eleição divina, nascem muitos amores dispostos a entregar suas vidas. 

Um Recado da misericórdia divina para o mundo

Aquele que faz a experiência da misericórdia de Deus nunca mais é o mesmo. E há um momento em que não se contém apenas em ouvir falar de Deus, mas deseja amá-lO e  torná-lO conhecido para todas as pessoas.

Assim acontece com os membros da Comunidade Recado cujo carisma está profundamente ligado à espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, uma vez que fizemos a experiência pessoal da misericórdia de Deus.

Essa espiritualidade consiste na entrega de nossas vidas em reparação às ofensas cometidas pela humanidade contra o Coração Divino. Vivemos para consolá-lO, e para isso o fazemos pelo louvor, quer dizer, reconhecendo quem ele Ė, porém cientes de nossa pequenez, fraqueza e limitação, mas cultivamos a confiança e a humildade.

Porém, Deus não se cansa de nos amar e nós não cansamos de cantar suas maravilhas e responder ao seu amor misericordioso com alegria e louvor, seja como membro da realidade de Vida ou de Aliança.

Somos um Recado de Deus para a humanidade ferida e sedenta de salvação. E acreditamos que apenas a experiência com o amor do Sagrado Coração de Jesus pode nos resgatar das diversas situações de dor e escravidão.

E como santa Teresinha do Menino Jesus, queremos dizer constantemente:

“Ó Coração de Jesus, tesouro de ternura, és tu minha felicidade, minha única esperança, Tu que soubeste encantar minha terna juventude, fica ao meu lado até à última noite.” 

Que tal continuar lendo: Coração de Jesus, mais que uma devoção

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia também:

Deixe uma resposta

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.