Deus tem um coração!

“Deus veio de longe e Ele parou a um passo do vazio, diante dos nossos olhos.”


É com esse trecho de um poema de São João Paulo II que gostaria de iniciar essa reflexão a respeito do mistério: Deus tem um coração!

Ao longo da história da Igreja, podemos contemplar muitos homens e mulheres que foram atravessados por essa verdade capaz de mudar rumos e ressignificar tudo. Deus é amor e se dá a nós diariamente pelo seu coração que é doado, entregue a humanidade, acessível aos que se permitem encontrar.

Ele, indescritível e majestoso, veio do alto de Sua glória e se colocou diante de nós, no meio de nós, para nos alcançar como se fosse um igual, caminhando ao nosso lado, compreendendo as nossas sensações, acolhendo os nossos anseios e nos apontando a vontade do Pai.

“Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: ‘Não quebrarão nenhum dos seus ossos’. E outra Escritura ainda diz: ‘Olharão para aquele que transpassaram.” (Jo 19,31-37)


A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus nasce na experiência da cruz quando, esvaziado de si, Cristo entrega a sua vida em sacrifício pela remissão dos pecados e definitiva aliança com o seu povo. A lança daquele soldado nos abriu um lugar, de onde recebemos o sangue da vida e a água da purificação. Não precisamos mais ter sede.


Em 16 de junho de 1675, na França, em um de seus muitos momentos de oração, Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e apresentou-lhe o Seu coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma fenda aberta de onde brotava sangue e saía uma cruz.


“Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-Se e consumir-Se, para manifestar-lhes Seu amor. E como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, desprezos, irreverências, sacrilégios, friezas que têm para comigo neste Sacramento de amor”.


O que fazer diante das palavras de Jesus, àquele que nos deu tudo? Necessário nos é amá-lo e honrá-lo com as nossas vidas, perseguindo com afinco a Sua Vontade que nos criou para sermos santos e felizes.


Nos lembrando de Sua aliança para conosco, Ele nos fez 12 promessas, grandemente divulgadas pelos devotos de Seu sagrado Coração:


1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.


Finalizo, então, fazendo a você um convite irresistível. Permita-se encontrar por esse Coração que só sabe amar.

A Comunidade Recado está animando no Hozana uma belíssima proposta para que você viva e beba dessa espiritualidade: um retiro de 9 semanas para mergulhar na Espiritualidade do Coração de Jesus. Vamos juntos mergulhar fundo nesse Coração? Clique aqui para participar!


Luciana Fontenele, pelo Hozana

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia também:

Deixe uma resposta

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.