Como ficam os filhos na Comunidade Recado?

O grande presente de Deus para um casal são os filhos; eles são como “rebentos de oliveira” segundo o Salmo 127. E em uma Nova comunidade, assim como vários membros são casados, as famílias têm um espaço privilegiado, pois os filhos dos membros são acolhidos por toda comunidade.

Assim, lembremos que uma Nova Comunidade é composta por homens e mulheres, clérigos, leigos, casados, celibatários, como também solteiros em busca de seu estado.

Acima de tudo, cada membro consagra sua vida por meio desse carisma e soma com a Igreja na evangelização de maneira que esta forma de consagração de vida constitui uma nova família, formada na diversidade de estados de vida.

Sendo assim, com a presença das crianças e os filhos na comunidade fazem parte da novidade do Espírito Santo trazendo alegria a todos.

Agora, a Comunidade Recado, como uma nova comunidade, procura em seu cotidiano inserir os filhos dos membros na realidade evangelizadora. Por isso, preparamos este post para explicar melhor. 

Um Recado aos filhos na comunidade

A Comunidade Recado é uma associação privada de fiéis de direito diocesano, fundada em 1984, em Fortaleza-CE; seus membros consagrados estão na comunidade de vida e de aliança, distribuídos em missões em São Paulo,Tatuí, interior de São Paulo, e na França.

Como uma vocação na Igreja, a Recado tem carisma, espiritualidade e missão próprias de uma família consagrada. Ela traz como carisma o Louvor e a Alegria, frutos da ação do Espírito Santo em suas vidas. 

A espiritualidade brota da experiência com a misericórdia do Coração Sagrado que os leva a retribuir a esse amor através da oferta de vida numa consagração, logo o carisma e a espiritualidade transbordam em missão.

Missão essa que é anunciar e proclamar, através das artes, principalmente da música, a glória de Jesus Cristo ressuscitado. Logo, a arte é o instrumento de trabalho para um anúncio de Jesus vivo para os filhos na comunidade. Agora vamos entender como.

Leia mais: Curiosidades sobre a Comunidade Recado

A família e os filhos na comunidade 

Para que também os filhos na comunidade façam a experiência com Deus e com o carisma, é preciso oferecer à família um caminho seguro e tranquilo, uma vez que os pais têm uma grande preocupação com quem deixar suas crianças.

Por isso nasceu em Fortaleza o “Projeto Bodas de Caná” que realiza um trabalho de evangelização dos casais e famílias, com formações, oração e, se for preciso, o acompanhamento do casal. Esse é o momento de uma experiência profunda para toda a família, com temas e palestras atuais.

Tanto os membros da comunidade e suas famílias participam, como também o público externo da comunidade. E ao mesmo tempo em que o casal é evangelizado, ocorre, também, o projeto com as crianças.

Projeto Criança Recado

Como a Comunidade Recado evangeliza através das artes, logo elas são o meio de integração, absorção e transbordamento do conteúdo usado para falar de Jesus para os filhos na comunidade.

Além disso, a criança já é uma grande espectadora da arte pela sua imaginação que é pura e acolhedora. Assim, imagine a facilidade de acolher a Palavra de Deus através da música, da dança e do teatro.

A Recado trabalha a evangelização infantil com crianças de 3 a 7 anos, em um grupinho que acontece todos os domingos, no mesmo horário da missa dominical, às 18h30. Enquanto os pais participam da Missa, as crianças ficam no grupo.

Ali acontecem atividades artísticas e recreativas, de oração, louvor, sempre baseando-se na palavra de Deus (evangelho do dia), nas festividades importantes da Igreja e nos tempos litúrgicos, inserindo as crianças na catequese, vivência e compreensão da fé.

“Deixai vir a mim as criancinhas…” (Mt. 19,14)

Diante de tantos ataques à inocência das crianças na sociedade atual, ainda mais a Comunidade Recado tem consciência de que a evangelização infantil é, no mundo de hoje, uma grande necessidade e um forte ato de reparação. 

Por isso que os filhos na comunidade são uma grande responsabilidade para todos, uma vez que serão os futuros protagonistas da sociedade que desejamos a partir de um experiência com a misericórdia divina.

E é desde a infância que plantamos a semente do evangelho.  

Sem dúvidas, cada um de nós tem uma lembrança da sua catequese ou de alguma música que ouviu na Igreja quando ia com a família. Isso é uma prova do quanto a evangelização marca nossas vidas através de ações simples, como a música, por exemplo.

Logo vale a pena cuidar dos pequeninos, lançando a semente desde cedo.

Mergulhe na espiritualidade desse Coração sedento de amor pela humanidade: baixe agora o E-book: Rezando com o Sagrado Coração de Jesus

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress