5 fatos sobre a Comunidade Recado que você não sabia

Cada carisma da Igreja traz consigo características próprias de sua missão e de sua história. Assim também acontece com a Comunidade Recado. São inúmeros acontecimentos que marcam a nossa trajetória e que tornaram-se dom e serviço para a Igreja.

Todas as vezes que contamos as maravilhas de Deus em nosso carisma, damos a Deus o Louvor por nos permitir viver as suas obras.

Por isso, acompanhe esses fatos curiosos da nossa história e descubra se você conhece bem a Comunidade Recado.

O nome da Comunidade Recado 

A comunidade Recado surgiu de um jovem grupo musical da paróquia São Vicente de Paulo em Fortaleza-CE. Inicialmente, esses jovens buscavam o aprimoramento musical para bem servir à Igreja. Assim, desde esse tempo o Grupo adotou o nome Recado.

A princípio o intuito principal era evangelizar os jovens que não tinham muito contato com a Igreja, e por isso optamos por um nome que não criasse barreiras ou preconceitos.

Logo quando o grupo foi chamado por Deus para tornar-se uma Comunidade Nova da Igreja, assumimos todo o sentido mais profundo da missão de ser Recado. 

Posteriormente Dom José Antônio, Arcebispo metropolitano de Fortaleza, nos deu um grande presente quando na homilia da missa de aprovação dos nossos Estatutos, conceituou o nosso nome e missão: 

“Recado não é uma grande palavra, é um bilhetinho. Recado são algumas ideias, é uma frase, são poucas coisas. Mas esse recado, quando é de Deus, no que é pouco, transmite tudo. E é assim que a Igreja deve ser. Recado é uma coisa pequena. Às vezes sem muita capacidade e forma, mas com o poder de Deus… As coisas belas acontecem através das coisas pequenas“.

Dessa forma seguimos sendo recado de Deus para o mundo, especialmente para aqueles que ainda não experimentaram o amor de Cristo.

A Comunidade Recado lançou o primeiro LP católico do Ceará

Há 38 anos atrás a música católica era pouco conhecida e os músicos não tinham nenhuma opção de formação para tocar na Igreja.

Por isso, o carisma Recado, com a sua missão de evangelizar por meio da música, foi pioneira no segmento em todo norte-nordeste.

Isso no cenário dos anos 80 , quando lançar um trabalho fonográfico demandava muito mais dedicação e dinheiro, especialmente para um grupo formado por jovens.

Assim, em 1985 a Comunidade Recado lançou a fita cassete: “Um Tal Jesus”. Nos dois anos seguintes, mais duas fitas: “Só você sabe o que é” e “Rumo certo”.

Logo após a gravação desses materiais, os jovens sentiram que deviam dar um passo a mais: a gravação de um LP batizado de “Porto Seguro”. Este, inclusive, foi o primeiro LP católico produzido no estado do Ceará.

E a partir dessas experiências surgiu a necessidade de criar os primeiros encontros para partilhar tudo o que os membros haviam aprendido no meio da música católica.

Comunidade Recado na JMJ

Com o passar dos anos e consolidação da missão, a Comunidade Recado foi convidada diversas vezes para tocar e cantar nos maiores eventos da música Católica.

O diferencial da comunidade sempre foi que além de todo conhecimento teórico e prático sobre a música, seus membros estudam fortemente sobre liturgia e doutrina da Igreja.

Logo, todo trabalho de aprofundamento litúrgico deu à Comunidade Recado condições de fazer parte da equipe construtora da pré-JMJ Rio 2013 e de compor três importantes músicas utilizadas na missa de envio do evento com o Papa Francisco.

Também a cantora Raquel Carpejani, membro da Comunidade Recado, esteve entre os 24 cantores que gravaram em português a versão do Hino oficial da JMJ de 2019.

Homenageada na Câmara 

Comunidade Recado recebeu em 2019 um convite especial para participar de uma sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza.

O convite teve o intuito de homenagear a comunidade que comemorava naquele tempo 35 anos. 

O fato incrível, é que o plenário da Casa aprovou por unanimidade a prestação dessa homenagem. 

Assim, no dia o vereador Jorge Pinheiro discursou reconhecendo todo o trabalho de evangelização realizado pela comunidade:  

“Precisamos de vocês da comunidade Recado. Que vocês sejam fiéis ao carisma, que vivam o chamado para transbordar o amor em Fortaleza, para dar o recado, pois o povo está sedento de amor, de fraternidade, de Deus. Esse momento é de nos alegrarmos e felicitarmos, mas também é o momento de renovar o compromisso de vocês, de anunciar aquele que pode dar a satisfação plena ao homem, que é Jesus. Grato pela doação de vida, pelos sacrifícios que não cessam pela vida, que é cantada e pelo recado dado por vocês. Deus os abençoem!”

Além de todas as homenagens daquele dia, a sessão contou com a apresentação de um vídeo sobre a Comunidade Recado, e para encerrar uma apresentação musical.

A EFAC e o curso de imersão em composição litúrgica

Nascida em 2007 em Itapetininga, a EFAC  é uma Escola de Formação para Artistas Católicos.

Com diversos professores conceituados, já passaram pelo EFAC grandes nomes como  Maestro André Zamur,  compositor de inúmeras músicas litúrgicas em parceria com a saudosa Irmã Miriam Kolling.

Do mesmo modo, com cursos na modalidade presencial e online, os alunos participam de aulas teóricas e práticas para quem toca, canta, dança ou atua. 

Além disso, quem estuda no EFAC conta com o grande diferencial de aulas de Doutrina, Liturgia e Inteligência Emocional do Artista Católico.

E por falar em diferencial, o EFAC também é pioneiro disponibilizando o curso de imersão no universo da música litúrgica.

Em síntese, são 3 dias imersos na mais profunda inspiração de Deus e o corpo técnico conta com grandes nomes da composição litúrgica como Marcelo Oliveira, Raquel Carpejani, Maestro André Zamur, Padre Carlos Eduardo e muitos outros.

Assim, como fruto das últimas imersões, já foram lançados 3 EPs: Noite Excelsa Vol. 1 e Vol. 2; e EP O Senhor Ressuscitou.

E você, também ficou com vontade de ser aluno do EFAC?

Sim, é possível realizar o seu sonho de se profissionalizar em uma escola católica! 

Acesse agora o site do EFAC e conheça o curso de imersão no universo da música litúrgica e outras atividades que estão te esperando.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia também:

Deixe uma resposta

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.