A encenação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa é um momento comovente para qualquer pessoa. O evento atrai de forma surpreendente e evangeliza por causa da verdade dos fatos: Cristo – o inocente, o Cordeiro de Deus – entregou Sua vida por todos nós.
Agora, imagine para quem participa das cenas? Há uma graça toda especial que invade o coração e promove a experiência de Deus. Então, que tal promover este acontecimento em sua paróquia ou na sua comunidade de fé?
Parece desafiante? Mas garantimos que as experiências são emocionantes. E para ajudar, preparamos este post com dicas simples, mas eficazes, para que você possa organizar a encenação da paixão, morte e ressurreição, e proporcionar uma semana mais santa para o povo de Deus.
A encenação da Paixão de Cristo é a proclamação do Evangelho
A Paixão de Cristo é o ponto alto da nossa salvação. Por isso, por mais que o teatro seja um veículo de comunicação incrível, lembre-se de que não é apenas uma encenação que acontece, mas a proclamação do Evangelho.
Logo, antes de qualquer coisa, leia sobre o Tríduo Pascal para aprofundar seu significado e os principais acontecimentos da vida de Cristo até a sua ressurreição. Para isso, a Igreja disponibiliza muitos materiais através das paróquias e das dioceses.
Além da leitura do próprio Evangelho, com o auxílio da oração, como fonte indispensável para que a encenação teatral seja um momento de encontro pessoal com Deus na vida de todas as pessoas envolvidas.
Outra iniciativa louvável é assistir a filmes que falam sobre o tema. Um deles é a Paixão, cujo diretor foi o ator Mel Gibson. Segundo a Igreja, é o filme que mais se aproxima da realidade vivida por Cristo na Semana Santa.
A encenação da Paixão de Cristo é um momento de toda a comunidade
Você pode até preparar um grande espetáculo da encenação da Paixão de Cristo, mas não faça isso sem a participação da comunidade onde você se alimenta da fé. A vida das pessoas é o alvo da evangelização e o conteúdo é a vida de Cristo.
Então, envolva as pessoas da comunidade o máximo possível. Talvez elas não sejam atores, mas podem contribuir com a confecção de figurinos, cenários, maquiagem, nos bastidores com o carro de som e tantas outras necessidades para que o momento aconteça.
Como também é possível se surpreender com a revelação de pessoas que guardam seus talentos para momentos como esse! E todos podem ajudar de alguma forma! Ninguém que se interessa pode ficar de fora desse momento comunitário.
Inclusive a escolha do elenco é feita com a participação de todos que frequentam a paróquia ou se interessam pelo conteúdo. Há questões técnicas que pedem gente mais experiente, mas nada que alguém novo não possa aprender para aplicar no próximo ano.
Agora, veja as dicas que preparamos:
#1. Escolha um roteiro confiável para a encenação da Paixão de Cristo
Há muito material disponível na internet, mas é preciso cuidado quanto à escolha, porque nem sempre estão de acordo com o Evangelho. Por isso, é melhor pedir ao padre ou alguém indicado por ele para revisar o texto e as falas.
Mas escolha um roteiro que esteja o mais próximo possível do Evangelho. O importante é que ele seja bem elaborado, com as falas já escritas, sem improviso. De preferência, convide duas ou mais pessoas para escrever e uma como responsável na hora dos ensaios.
#2. Selecione as pessoas
As pessoas são os artistas principais da encenação da Paixão de Cristo. É claro que os personagens são especiais, como Jesus, sua mãe, São Pedro, enfim. Ninguém estará à altura deles, mas o objetivo não é a perfeição de vida, mas um testemunho de fé.
Então, para papéis importantes, procure quem seja, de alguma forma, reflexo de Deus nesse meio, para que não pareça apenas uma apresentação vazia.
#3. A escolha o ambiente
A encenação da Paixão de Cristo tanto pode ser apresentada em um local fechado como nas ruas do bairro, ou em outros lugares, segundo a inspiração divina. É importante ver os custos para isso, onde fica mais fácil e barato para a comunidade. Se for em espaço aberto, tem que informar aos órgãos públicos com antecedência.
#4. Invista em acessórios
Quando a gente vai ao teatro não imagina o que está por trás de tudo que assistimos. Às vezes, pensamos que basta o palco, umas roupas, algumas cadeiras e pronto. Mas não é assim! Alguns acessórios contribuem para tornar a cena verdadeira.
Então, são eles: a iluminação, o som, o figurino, a maquiagem, o cenário, tudo isso impacta muito as cenas. Se desejar algo mais próximo da realidade, levará o público de forma mais realista para a cena da Paixão. Porém, também é possível aproveitar da essência e utilizar-se de instrumentos metafóricos. Para tanto, escolha pessoas que saibam operar bem essas ações.
#5.Faça oficina de teatro com os participantes
Na realidade as nossas paróquias são cuidadas por pessoas de boa vontade, a maioria principiante, mas são exatamente elas que estão dispostas a aprender, principalmente os jovens, inclusive eles são ótimas candidatos para esse momento.
Logo, promova uma oficina de teatro antes de definir os papéis de cada pessoa na encenação da Paixão de Cristo. Se você conhece alguém, ótimo. Caso não exista essa pessoa, convide a equipe organizadora para fazerem juntos esse momento com todos.
#6. Faça um orçamento
A encenação da Paixão de Cristo tem despesas, mas nada que uma programação e pequenas campanhas, com a participação da comunidade, não ajude! Para isso, é preciso colocar as despesas no papel, com orçamentos claros e transparentes para todos.
Uma equipe só para isso é mais aconselhável, com pelo menos três pessoas. Tudo bem apresentado e compartilhado com as pessoas envolvidas na encenação. É possível contar com parcerias e patrocínios para diminuir as despesas com som, por exemplo.
Por fim, convide a comunidade de maneira criativa!
A imagem chama muito a atenção das pessoas. É mais fácil alguém lembrar de uma fotografia do que algo escrito. Logo, faça pequenas apresentações da encenação nas antes ou após as missas dominicais para incentivar a comunidade a assistir à Paixão de Cristo.
Assim, você chama a atenção, desperta a curiosidade e recebe ajuda para o evento. Do mais, coloque a oração à frente de tudo, reze com as pessoas, porque o objetivo é anunciar a Paixão de Cristo – o centro da vida cristã.
Confira também: Música e liturgia na Quaresma