Música e liturgia na Quaresma: o que você precisa saber

Música e liturgia na Quaresma são dois elementos muito próximos. Uma se apoia na outra, e as duas formam a melodia própria do tempo, e também ajudam o povo de Deus a, não apenas celebrar o mistério da vida de Cristo, mas a fazer parte dele com a vida.

Agora, veja que diz o Sacrosanctum Concilium (nº12):

“A música na liturgia tem função privilegiada quando ela, ligada intimamente à ação litúrgica, exprime mais suavemente a oração, favorece a unanimidade e dá maior solenidade aos ritos sagrados”. 

Portanto, música e liturgia juntas formam um par perfeito de promoção da espiritualidade. Isso acontece em todos os tempos litúrgicos da Igreja. Porém, neste post, vamos apresentar algumas dicas que ajudam a viver mais este aspecto na Quaresma.

Música e liturgia na Quaresma, por onde começar?

No tempo da Quaresma, somos convidados pela Igreja a viver um tempo forte de oração, jejum, penitência e caridade. Tudo isso provoca uma conversão pessoal, a fim de amarmos mais a Deus e aos irmãos, a exemplo de Cristo Ressuscitado.

E a liturgia é o local privilegiado onde experimentamos a força que nos impulsiona à conversão, ela é o ponto de partida. A liturgia expressa o que a Igreja vive na essência, por isso, temos que observar o que cada tempo litúrgico pede, ou não alcançaremos o objetivo.

(Retirado aqui o parágrafo sobre as leituras)

Existem também os sinais que acompanham a Quaresma: as cores, a ausência de flores, a sobriedade do canto, o silêncio. Não significa que a liturgia e a música na Quaresma vão transmitir tristeza, no entanto, elas favoreceram a sobriedade e reflexão profunda.

A música é um transporte do sagrado

Agora, trataremos sobre a música. É indiscutível o seu valor na liturgia. Porém, ela não é o centro, nem mais importante que a mensagem da liturgia, mas a música canta a liturgia e precisa observar com fidelidade a mensagem que a Palavra anuncia para aquele momento.

A música se une à liturgia para conduzir o povo ao coração de Deus. E na Quaresma, o canto expressa a súplica de toda a Igreja por piedade, por conversão, por misericórdia, é como o grito da alma que se eleva a Deus com saudade do Seu amor.

Assim, o músico acompanha este espírito de oração profunda. Ele não apenas toca a celebração, mas é tocado por ela, e transmite esse estado de recolhimento e súplica. A música, então, obedece à liturgia e possibilita o encontro do povo com a proposta litúrgica.

Portanto, a liturgia e a música na Quaresma exercem um serviço nobre, que desperta na assembleia o desejo de santidade. Por isso, observe algumas dicas sobre a música no tempo quaresmal e lembre-se de que, passo a passo, vamos ao encontro de Cristo vivo.

Quatro dicas fundamentais: 

#1. Diminua o volume de tudo: abaixe o som dos instrumentos e das vozes para diminuir o barulho e cultivar o silêncio. Consequentemente, a correria e a agitação do dia vão, também, se acalmar no interior dos corações. 

#2. Use menos instrumentos: diminua a quantidade de instrumentos na celebração. Os instrumentos devem ser apenas para acompanhar as vozes e proporcionar a interioridade, o encontro com Deus, sem muitos acessórios musicais. É bom, inclusive, evitar instrumentos de percussão.

#3. Cante a liturgia: a escolha dos cantos deve rigorosamente ser baseada na Palavra de Deus, que é muito rica neste tempo. Cada celebração tem uma proposta; cada salmo, um sentimento, e tanto a música quanto a melodia devem respeitar a liturgia na íntegra. O ideal é que se observe as antífonas de cada Santa Missa e as utilize ou se baseie nelas.

#4. Não estamos tristes, mas não cantamos a alegria: Por ser um tempo de maior recolhimento e sobriedade, cantos festivos como o Glória e o Aleluia não são cantados. Nas solenidades que porventura ocorrerem durante a Quaresma (como a Solenidade de São José), o Glória é cantado, mas não o Aleluia, que só retornará no Sábado Santo.

Agora, caminhemos rumo a Cristo!

O tempo da Quaresma, quando bem vivido, garante uma páscoa feliz, mais próxima de Deus e a da proposta do Evangelho. E o que aprendemos sobre a música e a liturgia na Quaresma vale para muitos momentos da vida, principalmente nos ajuda a encontrar com Deus no silêncio.

Descubra 9 razões que provam que é possível desenvolver o talento artístico

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress