Cantor Católico: 8 dicas para cuidar bem da sua voz!

O cantor Católico é a pessoa que oferece sua voz para exaltar a Deus. Seu canto é um serviço agradável ao Senhor. E por causa da importância da música para a evangelização, ele é solicitado muitas vezes, e às vezes chega até a participar de mais de uma Missa no mesmo dia. 

Por isso, sua voz precisa de cuidados, atenção e repouso também. Para ajudá-lo a celebrar o dia do cantor, preparamos este post com 8 dicas para ajudar a cuidar bem da voz.

Por que o cantor Católico precisa cuidar da voz

Imagine o padre sem as mãos? Como seria para celebrar? Impossível. Da mesma forma o cantor Católico! A voz é seu instrumento de serviço e não há canto sem voz! Mas a voz não funciona sozinha, ela depende das cordas vocais e outros fatores para funcionar bem.

As cordas vocais ou pregas vocais são duas faixas triangulares de tecido que ficam no topo da traquéia. Enquanto o cantor católico respira, elas ficam abertas e, quando ele fala ou canta, elas fecham. 

Além de se estreitarem para notas mais agudas e ficarem mais soltas para notas mais graves. Assim, para que o canto flua livremente, é preciso cuidar das cordas vocais e de alguns membros que influenciam na saúde das pregas.

Por exemplo, a região do pescoço, se estiver muito tensionado, prejudica as cordas vocais. É por isso que realizar exercícios com frequência na região da cabeça, dos ombros e do pescoço ajuda a manter as pregas mais livres e relaxadas para o canto.

8 dicas para o cantor Católico zele pelo seu dom

O canto é um meio muito rápido e belo de evangelizar. Quantas pessoas são cativadas e experimentam o amor de Deus através da música. Isso simboliza a responsabilidade que o cantor católico possui de cuidar bem da sua voz a fim de que ela exerça bem essa missão.

Para tanto, selecionamos 8 dicas que sempre ajudam a manter as pregas vocais sadias e prontas para o canto. Lembre-se que por mais que a graça de Deus atue através da sua voz, há cuidados que apenas o músico faz. Então observe e pratique essas dicas: 

#1 Beba água

A melhor bebida para o cantor católico é a água, porque essa bebida simples é responsável pela lubrificação das pregas vocais. No entanto, beber água logo antes do ensaio, durante ou depois não é o procedimento correto.

Então cultive o hábito de beber água constantemente, a cada meia hora, no máximo. E de preferência na temperatura natural, porque estamos sempre falando, logo as pregas estão aquecidas, e a temperatura influencia no bem-estar delas. Portanto, tenha sempre água por perto.

#2 Aqueça e desaqueça corretamente a sua voz

O aquecimento vocal faz parte da rotina do canto católico. Esse exercício vocal não compete apenas às estrelas do canto, mas a todas as pessoas que cantam, principalmente quando se exerce um serviço na Igreja e para Deus.

Logo, aqueça a sua voz antes de começar a cantar. Há uma variedade de exercícios que ajudam antes e depois do canto. Por exemplo: 

  • Comece com exercícios de relaxamento para aquecer os músculos faciais – afrouxe a boca e os músculos da mandíbula soprando através dos lábios, esticando a língua o máximo que puder, massageando o rosto e suspirando com voz.
  • Faça barulhos com a boca fechada,  roncos suaves nos lábios ou trinados na língua. Somente quando você sentir que seu rosto, boca e voz estão se soltando, você deve começar a cantar notas reais. Esse processo leva de 10 a  20 minutos. 

#3 Tenha uma boa postura para cantar

Para manter a saúde das pregas vocais, é preciso observar diversos pontos além da técnica vocal, entre eles está a postura corporal, afinal o corpo canta junto com a voz, e o cantor católico precisa descobrir sua melhor forma de cantar. 

Mas qual a melhor posição e como saber? Para isso é preciso buscar orientações técnicas na área da música para dizer qual o timbre de sua voz, qual o melhor tom para cantar; ajudar com exercícios para o diafragma; e a melhor posição do corpo para cantar.

Vale a pena destacar que a roupa também influencia no canto. Ela precisa ser leve, não apertar a região do diafragma e possibilitar uma boa locomoção. Tudo isso ajuda a melhorar o desenvolvimento do canto.

#4 Descanse as cordas vocais 

Você passou o dia cantando em algum evento e ao final se sentiu bem cansado fisicamente? Isso acontece porque quem canta gasta muita energia. A prega vocal é um músculo que trabalha muito, logo precisa descansar.

Por isso, depois de um evento, ensaio, audição ou show, tire um tempo para descansar a prega vocal, uma vez que uma voz sem descanso é candidata a lesões que impedem o uso da voz para qualquer ação, não apenas cantar. 

Então, reserve um tempo para descansar a voz. Isso significa não falar, não cantar e definitivamente não sussurrar, o que é terrível para as cordas vocais. Como todo membro, a voz precisa de tempo para se regenerar, então, quanto mais você descansa, melhor. 

#5 Evite certos alimentos ou substâncias

A pergunta é: cantar é importante para você? A pergunta é bem pessoal, mas para o cantor católico o canto é uma missão fundamental que o faz zelar por sua vida inteira por causa do amor que ele tem pelo Senhor da missão.

Então, não é difícil entender que determinadas substâncias são nocivas não apenas para a voz, mas para a vida. Entre elas estão o cigarro, a fumaça, a bebida, chocolate, leite e derivados, café, refrigerante, alimentos gordurosos, etc. 

Mais a frente vamos citar sobre alimentação, mas desde já é importante sinalizar alguns inimigos da voz. Claro que não é possível evitar todo tipo de fumaça, mesmo porque há carros, poluição, poeira e fumantes em todos os lugares, porém evite consumo e aproximação. 

#6 Não cante se sentir dor na garganta

É normal seguir a vida com dor. Dificilmente podemos nos privar de trabalhar, por exemplo, se estamos com uma rouquidão por causa de alergia ou outros fatores, mas não é possível cantar, porque os prejuízos para as pregas vocais são bem grandes.

Logo, nunca cante se estiver rouco ou com dor na garganta e também não ignore a dor. Mas procure descansar, beber mais água, falar o mínimo possível e se não melhorar, procure um profissional para as devidas orientações. 

#7 Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta saudável pode melhorar todos os aspectos da sua vida, incluindo sua voz. Muitas frutas e vegetais, grãos integrais e proteínas magras lhe darão energia e vigor. É importante evitar leite e derivados porque eles podem engrossar o muco e prejudicar sua performance.

Antes de qualquer missão, consuma alimentos leves e ricos em fibras, porque um estômago cheio pode pressionar seu diafragma, tornando mais difícil respirar profundamente. Isso, naturalmente, se torna um obstáculo para a sua voz.

Leia também: Intercessão pelos artistas católicos: por que orar por este ministério?

#8 Cantor Católico, reze pela sua voz!

A oração é o combustível do cantor católico. Sua vida em missão é reflexo do seu encontro pessoal com o Senhor. E entre tantas preces e louvores, não pode faltar a oração pela saúde das pregas vocais e por tudo que envolve o uso da voz.

Portanto, reze por sua voz, cante ao Senhor os louvores que Ele o inspirar, consagre-se à Virgem Maria, a mulher do louvor por excelência, e sempre procure agradar a Deus através de uma vida santa. Tudo isso faz a diferença quando se trata de servir a Deus.

Por fim, essas dicas, com certeza, farão a diferença no exercício do seu ministério de cantor católico. Que Deus o abençoe sempre em sua jornada. 

Conheça o novo single da Raquel Carpejani: “Me convidas” 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress