Caminho Vocacional na Comunidade Recado: como funciona?

O caminho vocacional é uma etapa mais concreta do chamado de Deus, quando o coração decide dar um passo maior, certos de Deus é quem escolhe e nos propõe uma vocação, uma modalidade com a qual iremos servi-Lo na Igreja. 

Mas você sabe como funciona o caminho vocacional na Comunidade Recado? Vamos descobrir juntos!

Primeiro passo para o caminho vocacional 

Todo caminho é resultado de um encontro. Dessa forma, um caminho vocacional é sinal de que você se encontrou com Deus através de um carisma específico, e deseja, então, aprofundar esta amizade com Deus e com o carisma.

Logo, o caminho vocacional na Comunidade Recado significa que a pessoa fez uma experiência pessoal com Cristo e sentiu uma inquietação interior, um forte desejo de participar e oferecer mais sua vida a Deus.

Leia também: O Sagrado Coração no Carisma Recado

Então, decide dar o primeiro passo: deixar-se conduzir por Deus e fazer a experiência do caminho. Na Comunidade Recado, a experiência com a misericórdia do Coração de Deus é fundamental, porque esse é o Recado que nós damos ao mundo com nossas vidas.

Caminho vocacional – tempo de descoberta

O processo vocacional é uma descoberta que leva tempo, mas acontece junto a uma equipe vocacional, tem duração de dois anos e envolve encontros mensais, formações, partilhas, oração e experiências fraternas.

Logo é intenso e proporciona descoberta pessoal, sobre a Igreja e o carisma Recado. Lembrando que em uma Nova Comunidade temos várias expressões que caminham juntas, são estados de vida que enriquecem e fortalecem: os casais, sacerdotes, solteiros, celibatários. 

Leia também: O que é fazer parte de uma nova Comunidade da Igreja Católica?

Dessa forma, também pode-se despertar para a descoberta do seu estado de vida, já que a oração, as formações e as partilhas ajudam a compreender a vontade de Deus.

Comunidade de Vida ou de Aliança: realidades do caminho vocacional

Há uma graça própria nas Novas Comunidades que são as formas de vida: comunidade de vida e de aliança. Elas se complementam e fazem a vida comunitária e fraterna acontecerem, movimentam a missão e transbordam o carisma da Comunidade.

Dessa forma, o caminho vocacional pode acontecer para uma ou outra forma de vida. E ambas são um chamado de Deus, é Ele quem escolhe, porque conhece o nosso íntimo e sabe que lugar nos trará a plenitude da felicidade.

Mas o que significam? A comunidade de Aliança é composta por membros que permanecem em suas residências e ocupações seculares, dedicando-se à Obra conforme o Regimento Interno.

Leia também: O dia a dia da comunidade de aliança

Todavia, a comunidade de vida é composta por pessoas que deixam suas residências e ocupações seculares para dedicar-se exclusivamente à Missão. Isso porque vive-se inteiramente para Deus em uma intensa vida comunitária e uma maior disponibilidade missionária, residindo em Casas Comunitárias.

Formação Inicial

Quando ingressamos no caminho vocacional, começa a formação inicial. Como o próprio nome diz: inicia-se tudo. 

Nessa etapa são apresentadas as formações que introduzem na vivência do carisma, da espiritualidade, da missão da Comunidade. Como também, na importância da Igreja e da nossa responsabilidade em levar adiante o amor de Deus a todas as pessoas.

Logo, a formação inicial se divide em:

O postulantado é um tempo de experiência mais intensa com o Carisma da comunidade, em sua espiritualidade, apostolado e fraternidade. Corresponde a um período de dois anos e comprova a experiência vivida no tempo vocacional.

O Discipulado é um tempo de aprofundar o conhecimento e vivência do Carisma; o discernimento do chamado à consagração de vida; o crescimento humano e espiritual necessário para abraçá-la, como também, o compromisso com a Igreja e a fidelidade ao seus pastores e princípios.

O discipulado tem a duração de dois anos e o membro recebe o sinal da comunidade com o cordão na cor branca.

Consagração de vida – após as duas fases anteriores, o candidato pede a consagração através de uma carta dirigida ao Moderador Geral da Comunidade. No entanto, esse discernimento acontece ao longo da formação inicial, junto aos responsáveis pelo acompanhamento e é uma resposta da vida, mais do que uma intenção pessoal.

Ora, significa que a pessoa corresponde visivelmente aos critérios necessários à consagração de vida, de acordo com os objetivos de cada fase formativa. Portanto, está apto para abraçar e professar os conselhos evangélicos e os compromissos da Comunidade de acordo com o seu regimento. 

Por fim, ele será admitido como membro consagrado através das primeiras promessas.

Sinal de consagração da Comunidade Recado

A vida já é um sinal que fala mais que as palavras, porém um distintivo sinaliza a qual carisma você pertence na Igreja, qual a sua família consagrada, qual o nome você representa.

Dessa forma acontece com os membros consagrados da Comunidade Recado. Após a consagração, eles carregam o símbolo da comunidade que é composto por uma cruz com um símbolo musical (duas colcheias unidas por uma haste) no centro dela.

Esse sinal, para nós, tem um significado especial, pois nos identifica no meio do povo. A cruz, porque queremos levar sempre a mensagem da salvação que ela representa e, através dela, fomos resgatados por Nosso Senhor Jesus Cristo.

E colocamos o símbolo musical, porque queremos, de modo especial, através da música e outras expressões artísticas, levar às pessoas o conhecimento e a experiência do amor e da salvação divina.

Há ainda as duas colcheias que representam a força do Carisma: o Louvor como reconhecimento de Deus e de Suas obras, portanto chave de abertura para a santidade; e a Alegria como fruto da experiência com Cristo Ressuscitado, comunicada ao mundo. 

Consagrados e a caminho sempre!

A consagração da vida é motivo de alegria e louvor constantes na vida de quem descobre seu lugar na Igreja e no meio do povo. Assim, após receber a consagração, o membro Recado carrega o sinal da comunidade com o cordão na cor preta.

Mas ele já vive o carisma em sua vida, participa da vida da comunidade, testemunha seus compromissos e assume a missão diariamente, seja em ações de evangelização, no seu local de trabalho, na sociedade ou na vida familiar.

Sendo assim, quem abraça a consagração não é pego de surpresa, mas toma uma decisão que foi amadurecida no caminho vocacional de forma consciente e responsável, porém a certeza do chamado de Deus se torna clara e a dúvida dá lugar à alegria.

E dessa forma, o caminho vocacional se transforma em um caminho de vida consagrada, uma vez que a estrada é longa rumo à casa do Pai e estamos sempre a caminho. Por fim, a Comunidade Recado é um lugar seguro de se caminhar.

Então, venha conosco transbordar as maravilhas de Deus e dar um novo Recado de Amor ao mundo.

Que tal continuar lendo: 5 fatos sobre a Comunidade Recado que você não sabia

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress