O que é fazer parte de uma nova Comunidade da Igreja Católica?

Fazer parte de um projeto ou de uma ação social significa identificar-se com ele. Logo, “vestimos a camisa” e, em qualquer lugar aonde formos, somos reconhecidos pelo que defendemos. E fazer parte de uma Nova comunidade Católica é abraçar um carisma!

No entanto, há uma grande diferença entre participar de um projeto social – que tem um imenso valor para as pessoas – e fazer parte de um instituto ligado à Igreja Católica. Uma vez que, antes de qualquer obra que fazemos, há uma obra que Deus faz em nós.

Sendo assim, quando estamos em uma nova comunidade, já fomos cativados pelo evangelho de alguma forma e não fazemos somente obras sociais, mas damos nossa vida em favor da salvação das pessoas, porque reconhecemos nelas nosso semelhante.

Todo carisma na Igreja traz um traço da identidade de Cristo! Não há como apenas um Instituto testemunhar Jesus por inteiro, porque Ele é infinito, logo o Espírito Santo suscita meios possíveis de ser um outro Cristo para a humanidade.

Estar em uma comunidade católica é abraçar o chamado de ser outro Cristo na Igreja e na sociedade, com um jeito próprio, uma forma de vida, uma espiritualidade e um carisma único.

Dessa forma, estar em uma comunidade católica implica em uma pertença a Deus e a um carisma específico que transborda de diversas formas, conforme o Espírito Santo inspira. 

É sobre pertença que vamos conversar! O que é fazer parte de uma comunidade Católica! Acompanhe o que preparamos neste post para você.

Encantar-se pelo carisma da Comunidade católica 

Um carisma para uma nova comunidade católica é um dom de Deus derramado no coração do Fundador. Falar sobre Carisma é tratar da essência de uma fundação; o seu sentido de existir e que, de forma misteriosa, o próprio Deus faz nascer no coração dos fundadores e seus membros.

Portanto, é Deus quem escolhe em qual Comunidade Ele nos deseja, sem ser impositivo, mas nos propõe um caminho de felicidade que cabe a nós respondermos sim ou não.

Sendo assim, fazer parte de uma comunidade católica é responder a um chamado divino a partir de um carisma específico

Por exemplo: os membros da Comunidade Recado vivem o carisma Recado e foram atraídos por Deus a essa forma de testemunhar o evangelho.

Portanto, houve um encantamento, uma resposta e uma identificação com o carisma. Isso tudo gera uma pertença a Deus por meio da Comunidade. 

Se vestir uma camisa de uma empresa é abraçar sua missão, valores e visão, fazer parte de uma comunidade católica é revestir-se do homem novo, segundo a mentalidade do evangelho, com o auxílio de um carisma.

Participar da vida da comunidade católica

Quando encontramos uma comunidade e nos identificamos com ela, encontramos o nosso lugar na Igreja, ganhamos uma nova família, cujos laços são selados pelo próprio Espírito Santo.

Então a vida da comunidade passa a fazer parte da nossa vida, ou seja, seus projetos, dificuldades, alegrias, desafios, avanços e crises são também nossos e passamos a nos preocupar como fazemos com nossa família biológica.

E toda comunidade, como qualquer família, tem suas necessidades; tem dias bons e ruins, tem crises financeiras e dificuldade entre irmãos e irmãs, mas uma espiritualidade que a sustenta muito mais que nossas forças.

Logo, como a comunidade passa a fazer parte de nossa vida, é fundamental conhecermos sua história, seu cotidiano; rezamos por suas causas e nos envolvermos com as iniciativas de evangelização e os projetos de arrecadação em vista do sustento da Obra.

Quando fazemos parte de uma comunidade, deixamos de ser espectadores e passamos a ser protagonistas em tudo que ela desenvolve, seja pela oração ou colocando “as mãos na massa”.

Ter comunhão com os irmãos da comunidade

Quando Jesus convida os discípulos a levarem adiante o projeto do evangelho, Ele diz: “Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros […] Nisto todos conhe­cerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.” (cf. Jo.13,34)

No término da passagem, diz: Nisto todos conhe­cerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. Ou seja, a pertença a Cristo se explica através do amor aos irmãos. É o amor, segundo o evangelho, que diz quem somos: cristãos.

E uma comunidade católica é feita de muitas pessoas, casais, sacerdotes, celibatários, cada estado com uma realidade própria. Há, também, a comunidade de vida e de aliança, que são dois chamados diferentes que se completam em um mesmo carisma.

Essa vida de irmãos é intensa, mas cheia de alegrias! E fazer parte de uma comunidade é priorizar a comunhão com os irmãos e irmãs! Vale a pena salientar que é Deus quem escolhe cada pessoa, não somos nós! 

Logo, cada membro é parte da construção do carisma e nos ajuda a viver a vontade de Deus dentro da Comunidade. Cada pessoa é preciosa para um carisma.

Assim, viver em comunidade é viver com irmãos e para eles. É descobrir a força da oração em comum e surpreender-se pela providência de Deus quando mais se necessita!

Construir história juntos

“E quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.” (cf.I Pd. 2,5)

Fazer parte de uma comunidade católica é construir história juntos. Há a própria história da Comunidade, seu início, os primeiros membros, a palavra fundante, enfim. Existe uma presença divina que vai edificando o instituto com tempo.

Mas toda história é feita de homens e mulheres! Somos pedras vivas, como diz São Pedro, e foi o próprio Deus quem quis assim; Ele escolheu uma jovem e um carpinteiro para dar os primeiros passos do cristianismo no mundo.

Como então Deus pode contar conosco? Essa descoberta se faz ao longo do caminho. 

Mas quando somos membros de uma comunidade ou até simpatizantes, nossa história se confunde com a dela; somos envolvidos por Deus de tal forma que os acontecimentos da vida pessoal se entrelaçam com a história da comunidade.

Portanto, deixemos que o Espírito Santo nos conduza nessa caminhada em busca do nosso lugar na Igreja e transforme a nossa história pessoal em história de salvação.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress