Qual a missão da comunidade Recado?

Diante das realidades e problemas que o mundo enfrenta, o Espírito Santo de Deus suscita carismas na Igreja com a missão de ser resposta às necessidades e sofrimentos humanos. 

Assim, da mesma maneira, Deus um dia colocou no coração de alguns jovens que formavam um grupo musical, em Fortaleza – CE, o carisma da Comunidade Recado. 

Dessa forma, o que era uma vivência musical transbordou para um carisma de louvor e alegria. Assim, a missão expandiu-se para assumir também outras expressões artísticas.

Mas, além de toda beleza desse carisma, existe uma missão específica que a Comunidade Recado responde. Então, vamos juntos mergulhar nos aspectos desse chamado?

O que é uma missão?

No universo empresarial, a missão de uma organização é a razão de existir de um negócio.

Contudo, para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. Neste sentido, o missionário prega a palavra e leva a fé para diversos lugares. 

Essas definições assemelham-se à missão de uma Nova Comunidade na Igreja. 

No entanto, muitas vezes, de forma equivocada, confunde-se a missão de uma Nova Comunidade com o seu carisma. Mas eles não são a mesma coisa.

Nesse caso, a missão está relacionada ao seu serviço,  a maneira como essa vocação será a resposta para a Igreja. 

Já o Carisma é a identidade de um instituto e a de cada um de seus membros. 

Assim, a partir da espiritualidade do carisma e com os dons recebidos, a Nova Comunidade responde ao chamado de Deus cumprindo a sua missão. 

A missão da Comunidade Recado  

A Comunidade Recado nasceu para evangelizar através das artes, especialmente por meio da música. A partir disso, contribuir para a formação de artistas católicos. 

Mas não é apenas cantar, tocar ou realizar apresentações de evangelização. No centro de cada uma destas ações, precisa brilhar a glória de Jesus Cristo ressuscitado.

Assim, em cada ação de evangelização pelas artes, contém o cerne do carisma: a espiritualidade do Sagrado Coração.

O início do nosso servir 

A Comunidade Recado nasceu de um grupo de jovens da Paróquia São Vicente de Paulo que mantinha dons e interesses especiais pela música católica.

Inicialmente, o Grupo Recado buscava o aprimoramento musical para bem servir à Igreja e ensinar tudo o que, pela graça de Deus, puderam aprender. 

Já nesse tempo, Deus havia plantado, em cada membro daquele primeiro grupo, a sementinha de nossa missão: evangelizar por meio da música. 

Assim eram nítidos os traços desse chamado naqueles primeiros jovens. Eles estavam sempre em busca de algo novo para a música religiosa e desejosos pela evangelização. 

Assim, com o passar dos anos, essa missão foi confirmada pelas autoridades da igreja e consolidada com a formação contínua. Também forjada nos sofrimentos próprios de todo início de uma fundação. 

Cantamos a misericórdia de Deus em milhares de lugares; propagamos o seu Evangelho para milhões dos seus filhos; e a nossa arte tornou-se o recado do amor de Deus em tantos lugares! 

Hoje vive-se também essa missão, todos os dias, em nossas casas: em Fortaleza-CE, em Tatuí-SP e no exterior, em Hyères, na França.

Da mesma maneira, toda vez que a Comunidade Recado canta, toca, atua, dança e é dom e serviço para a Igreja em qualquer lugar no mundo, também se cumpre a mesma missão. 

Propagar o Sagrado Coração

A segunda parte dessa missão é propagar a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, fonte de todo consolo.

A nossa vocação nasceu do Coração manso e humilde de Jesus:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mt 11,28)

Tudo o que fazemos e somos é para o consolo do Coração de Jesus e para a salvação das almas. E como é próprio dessa devoção, a nossa missão é amá-Lo e fazer tudo quanto corresponde à Sua vontade, para assim consolar o Coração de Jesus de todos os desagravos cometidos contra Ele.

Nesse mesmo sentido, menciona o Papa João Paulo II sobre a espiritualidade e a missão daqueles que são chamados a propagar o Sagrado Coração:

 “A nova Evangelização, à luz do Sagrado Coração de Jesus, deve conscientizar o mundo de que o Cristianismo é a religião da misericórdia, da esperança e do amor”.

É a experiência do amor misericordioso de Jesus que nos impulsiona a propagá-lo e o fazemos sobretudo através da arte.

Fazer parte dessa missão

Todos nós temos uma missão pessoal e também podemos fazer parte de uma missão em comum. 

Dessa maneira, há possibilidade de fazer parte da missão da Comunidade Recado de várias formas, mas aqui nós citaremos duas delas.

Primeiramente respondendo a um chamado para ser um recado de Deus no mundo. Em outras palavras, tornar-se membro da comunidade, seja de vida ou aliança.

Dessa forma você trilhará um caminho de discernimento para descobrir se esse também é o seu chamado. Para isso, entre em contato com o vocacional da Comunidade Recado.

Você também pode fazer parte colaborando com os projetos de evangelização da Comunidade. 

Existe um chamado para você que deseja ser um benfeitor do projeto Coração Fiel.

Nesse aspecto, uma conhecida frase do Papa Paulo VI confirma essa missão: “Quem ajuda uma obra de evangelização tem méritos de evangelizador.”

E agora que você já conhece mais sobre a missão da Comunidade Recado pode refletir: de que forma você é convidado a participar desse Carisma?

Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas sejam alcançadas e façam parte dessa missão!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia também:

Deixe uma resposta

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.