Para a Glória de Deus, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é bastante conhecida no mundo inteiro. A França, que foi um celeiro de santos e palco de aparições marianas como La Salette (1846) e Lourdes (1858), é o berço dessa devoção.
É comum vermos, desde a Idade Média, a devoção ao Sagrado Coração. Místicos como Matilde de Magdeburg (1212-1283) e o Beato dominicano Enrico Suso (1295 – 1366) já cultivavam essa linda devoção.
Mas o amor maior e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus aumentou ainda mais com as revelações de Nosso Senhor à mística francesa Santa Margarida Maria Alacoque a partir de 1673.
Se você não conhece ou deseja aprofundar-se ainda mais nessa devoção, encontre nesse texto 7 ações de um verdadeiro devoto do Sagrado Coração de Jesus.
1 – Praticar A “hora de presença”
Divulgada ainda hoje pelas religiosas visitandinas a “hora da presença” é uma prática importantíssima de devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Implica na escolha de uma hora de oração ao longo do dia para unir o seu coração ao Coração de Jesus.
Dessa forma, o devoto coloca-se na presença de Deus e ali deixa-se ser envolvida pelos mistérios do coração de Jesus.
2- Devoção à primeira sexta-feira do mês
A primeira sexta-feira do mês é a mais conhecida na Igreja, ela é vista como um dia de louvor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus.
Neste dia, dentre outras práticas, os devotos adoram o Santíssimo Sacramento, se confessam, rezam, oferecem penitências e comungam como ato de reparação pelos males causados ao Sagrado Coração de Jesus.
3- Devoção à Santa Maria Margarida Alacoque
Santa Margarida Maria Alacoque nasceu em 1647 e recebeu uma boa formação cultural e religiosa, pois sua família era católica.
Tinha em seu coração um grande desejo de ir para o convento, porém seus pais hesitavam em satisfazer essa sua vontade. Contudo, depois de ter sido curada de uma forte doença, ela entra, aos 24 anos, para a Ordem da Visitação.
Foi uma freira e mística francesa da Ordem da Visitação e recebia visões de Jesus e de Maria, as quais revelaram o poder do Sagrado Coração de Jesus.
A primeira aparição de Jesus em sua vida foi em 27 de Dezembro de 1673, enquanto estava em profundo recolhimento interior diante do Santíssimo Sacramento na capela do convento Visitação de Paray-le-Monial.
Mas, somente na segunda aparição, a santa ofertou o seu coração a Jesus. Neste dia, O Senhor adverte-a o quanto ela teria de sofrer dali em diante para que a devoção fosse difundida, mas também a consola com a certeza de sua presença perene junto a ela como um esposo junto a esposa.
Santa Margarida sempre relatou ao seu diretor espiritual, o padre jesuíta francês Jean Croiset, as visões que teve. Dessa forma, encorajado pela própria santa, o Padre Jean, deixou para nós uma grande obra escrita sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690, aos 43 anos, depois de muito lutar e sofrer para propagar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
4 – Confiança no Sagrado coração de Jesus
Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”. (Mt 11,28-30).
Todo devoto do Sagrado Coração de Jesus sabe que existe um lugar onde pode entregar todas as suas preocupações e anseios.
Diferentemente daqueles que não se dão a conhecer o Coração de Jesus, o devoto entrega o seu coração ferido e machucado a Jesus e recebe Dele a consolação necessária.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus permite a todos os devotos um descanso seguro e uma confiança cega no amor de Jesus.
5 – Tornar conhecida a devoção ao Sagrado Coração de Jesus as suas 12 promessas.
Como vimos na História de Santa Margarida Maria Alacoque, O Senhor tinha para ela a importante missão de divulgar essa devoção.
Dessa maneira, todo devoto do Sagrado Coração de Jesus, recebendo de Deus tantas graças, também não pôde calar-se. Mas, a exemplo de Santa Margarida, sente-se chamado a propagar essa devoção e as 12 promessas de Jesus feita a quem praticá-la.
6 – Ter em sua casa uma imagem do Sagrado coração de Jesus
Uma das 12 promessas de Jesus foi:
“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.
Sabendo disso, todo devoto verdadeiro tem entronizada em sua casa a imagem desta devoção. Diante dela é sempre renovada a sua consagração, bem como a da sua família ao Sagrado Coração de Jesus.
7 – Participa com fervor e de coração da missa solene
Na segunda aparição, em 1675, depois de revelar Seu coração dilacerado, Jesus pede à Santa Margarida:
“Por isso, que seja constituída uma festa especial para honrar meu Coração na primeira sexta-feira depois da oitava do corpo de Deus (Corpus Christi). Comungue-se, nesse dia, e seja feita a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo que fica exposto sobre os altares. Eu te prometo que o meu Coração se dilatará, para derramar com abundância os benefícios de seu divino amor sobre os que lhe tributarem essa honra e procurarem que outros a tributem”.[1]
E, na última aparição de Nosso Senhor à Santa Margarida, Ele pede que seja instituída uma festa litúrgica para honrar o Seu Sagrado Coração.
Portanto, o verdadeiro devoto do Sagrado Coração de Jesus participa dessa missa e mantém sempre presente ações que demonstram seu amor ao Coração de Jesus.
[1] AUTOBIOGRAFIA DE SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE. Edições Loyola. P 88.
Clique aqui e se torne apoiador do novo álbum “Seguir Viajem” – Raquel Carpejani!