Santa Cecília: modelo de virtudes para os músicos

Santa Cecília viveu por volta do ano 150 d.C., em Roma. Provavelmente foi evangelizada por algum dos apóstolos e recebeu a força dos mártires, por isso seu testemunho é tão forte e seu canto de louvor a Deus a fez patrona dos músicos.

Cecília era filha de um Senador Romano, sua família era rica e nobre. Em sua época, os casamentos eram organizados pelos pais e o noivo da santa se chamava Valeriano, mas Santa Cecília fez um voto de castidade a Deus e não queria se casar. 

Sendo assim, no dia do casamento, o noivo percebeu sua tristeza, e ela contou-lhe toda a verdade sobre sua fé cristã e o voto de castidade. Santa Cecília falou de forma tão sublime sobre as graças divinas que Valeriano se converteu e prometeu respeitá-la.

De forma que, naquela mesma noite, o jovem recebeu o batismo e logo depois o irmão dele também se converteu por causa das palavras de Santa Cecília.

Quanta virtude na vida desta grande mulher! Então, vamos conhecer algumas que nos ajudarão na caminhada.

A fé de Santa Cecília 

A fé é um dom do Espírito Santo nos dado no batismo. Todos temos fé, mas apenas alguns a colocam em prática, porque fé não é um sentimento, mas uma adesão ao senhorio de Cristo; e assim aconteceu com Santa Cecília.

Ela viveu sua fé até as últimas consequências, não escondeu sua opção por Deus e falou a verdade para o noivo. Esse ato causou um grande efeito na vida do jovem rapaz que também acolheu a fé e, por causa dela, foi decapitado pelo Imperador Romano da época.

Assim, Santa Cecília nos ensina a abraçar a fé e a colocá-la em prática, mesmo quando as situações são contrárias à vida. E muitas provas aparecem na vida dos cristãos, mas a fé em Deus e nas Escrituras nos levam à vitória e abre caminho para a conversão de outros.

Santa Cecília cantou as maravilhas de Deus 

A Tradição da Igreja não diz exatamente o motivo que fez Santa Cecília a padroeira dos músicos, mas, desde seu martírio, que aconteceu por volta do ano 230 d.C., que ela está associada aos louvores a Deus.

Após a conversão do seu noivo e do irmão dele, houve uma grande briga pelos seus bens, que foram dados aos pobres. Por isso, eles foram decapitados e Cecília martirizada após muitas tentativas. No entanto, ouviram-se muitos louvores em volta de seu corpo.

De forma que sua devoção foi sempre associada aos louvores divinos e assim a liturgia da Igreja conservou este costume até ela ser declarada padroeira dos músicos e cantores. E, por isso, dedicou-se a ela a Academia de Música, fundada em Roma, em 1584.

No entanto, há uma providência divina em tudo isso! O louvor é fruto do profundo relacionamento com Deus. Ele, então, se eleva em qualquer situação! Eis uma lição que Santa Cecília nos deixa: amar a Deus e louvar sem cessar! 

Coragem e serenidade diante dos sofrimentos 

Quando começou a briga pelos bens dos irmãos recém convertidos, exigiram que Santa Cecília dissesse onde estariam os bens, mas tudo estava com os pobres. Isso causou muita raiva e o prefeito, então, obrigou a santa a renunciar a sua fé em Cristo.

Porém, ela se negou a fazer isso! Logo, foi torturada várias vezes até o martírio. 

Mas, durante todo o processo Cecília ainda converteu os soldados que estavam ao seu lado e suportou as dores com coragem e serenidade, porque a força do Espírito Santo estava com ela.

De forma que sua vida realizou milagres e conversões até seu encontro definitivo com Deus. Da mesma forma, acontece conosco! Somos provados o tempo inteiro no serviço a Deus, mas, se vivemos um encontro pessoal com Ele, trazemos paz no coração.

Logo, sabemos que os sofrimentos passam, eles são passageiros e nunca eternos. Há uma confiança que brota de dentro para fora e até nos assusta, mas é a presença de Deus sustentando nossa vida que nos torna capazes, como Santa Cecília, de enfrentar tudo.

Oração à Santa Cecília

Esta grande santa nos ensina a viver da fé, o louvor e a enfrentar as dificuldades com coragem e serenidade. São virtudes essenciais para a vida cristã hoje. Então, peçamos sua intercessão para seguirmos cristãos fiéis:

“Ó virgem e mártir, Santa Cecília, pela fé viva que vos animou desde a infância,

tornando-vos tão agradável a Deus e ao próximo, merecendo a coroa do martírio,

convertendo pagãos ao cristianismo, alcançai-nos a graça de progredir cada vez mais na fé e professá-la através do testemunho das boas obras, especialmente servindo aos irmãos necessitados. 

Alcançai-nos também a graça de sempre louvar a Deus com canções espirituais.

Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta,

para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.” 

Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós.

Confira também: 7 dicas para o cantor católico na evangelização

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress