Músicas para a Semana Santa: como selecionar o repertório

Para escolher as músicas para a Semana Santa é preciso ter bastante atenção, já que é o período de uma intensa espiritualidade para, enfim, celebrarmos a Páscoa do Senhor. 

É importante reforçar que a Vigília Pascal é o núcleo central de toda a Semana Santa, sem desconsiderar as demais celebrações, uma vez que a Semana Maior – como é chamada – começa no Domingo de Ramos e tem seu ponto alto no Tríduo Pascal.

Sendo assim, a Quaresma se conclui na manhã da Quinta-Feira Santa quando é celebrada a Missa do Crisma nas dioceses. Durante o ano inteiro, a Igreja se prepara para esse momento! E algo fundamental é a música, porque ela acompanha o “tom” de cada missa.          

Vamos agora dar algumas dicas sobre os dias do Tríduo Pascal que ajudarão na escolha do repertório. 

Músicas para a Semana Santa – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor e termina na tarde do Domingo da Ressurreição. É um período curto, porém significativo. Às vésperas da Quinta-Feira Santa, dá-se início ao Tríduo Pascal com a Missa da Ceia do Senhor. 

E cada celebração é cheia de sentido e de sinais. A Missa do Domingo de Ramos e da Paixão começa com a Procissão de Ramos. Aconselha-se que, durante a procissão, o povo e cantores cantem os cantos propostos pelo Missal Romano. 

Escolher as músicas da Semana Santa apropriadas para este dia nos ajudam a saborear o mistério anunciado na Palavra. A liturgia e as instruções do missal romano são a cartilha que precisamos para colocarmos as músicas certas.

Lembremos que se canta a alegria da entrada do Messias em Jerusalém; mas também o Mistério da sua Paixão. Há alegria e dor ao mesmo tempo. Quanto aos instrumentos, vale a mesma orientação para toda a Quaresma: suavidade e discrição. 

Músicas para a Semana Santa – Missa da Santa Ceia do Senhor 

A Quinta-Feira Santa abre a solenidade do Tríduo Pascal. O tema é o novo mandamento  simbolizado pelo lava-pés realizado por Jesus. Mas nessa celebração também acontece a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial, por isso entoamos o canto de Glória.

As músicas agora se revestem da suavidade do Amor. Porém, mesmo com os cantos de júbilo, deve-se cuidar para que as músicas e os instrumentos não exagerem, já que o grande grito de glória acontecerá na Vigília Pascal, junto com o Aleluia.            

Ao final da celebração da Santa Ceia, temos a transladação do Santíssimo Sacramento com procissão. Enquanto isso, os fiéis entoam cantos eucarísticos até a procissão chegar ao local onde ficarão as reservas eucarísticas, encerrando com o canto “Tão Sublime Sacramento”. 

Então, começa a adoração silenciosa ou no máximo com cantos sóbrios, porque conforme as Escrituras, Jesus foi preso, açoitado e passa por profunda dor. Logo, nosso canto expressa amor, adoração e o reconhecimento da salvação recebida gratuitamente.

Cantemos o silêncio da Paixão do Senhor

Na Sexta-Feira Santa, a celebração desdobra-se em três partes: a proclamação da Paixão do Senhor, a adoração à Cruz e a comunhão. Mas ela começa no total silêncio e só no salmo é entoada a primeira melodia da celebração.

Logo, os cantos devem corresponder ao espírito da liturgia deste dia: a perda, a dor, a morte de Cristo, mas também a expressão da confiança do Servo Sofredor, que se entrega totalmente por nós, e a nossa atitude deve ser de serenidade e amor.

Neste dia, aconselha-se o uso de apenas um instrumento de corda ou teclado, porque o silêncio fala mais alto durante toda a celebração. Quando acontecer o rito do beijo da Cruz, os cantos devem entoar a Paixão do Senhor, na atitude de quem dá a vida por seus amigos. 

Chegou a mãe de todas as Vigílias 

Terminada a celebração da Paixão do Senhor, todos os objetos são retirados do altar, ele fica desnudo até o canto de Glória na Missa do sábado de Aleluia. A música da Semana Santa, então, nos encaminha para este momento sublime e glorioso de Cristo vivo!

A Vigília Pascal dá início ao Tempo Páscoa; é tempo de alegria e júbilo, de festa em honra de Cristo Ressuscitado. Os cantos e instrumentos terão participação fundamental. Agora eles retornam vibrantes e felizes para cantar a Páscoa por 50 dias até Pentecostes. 

Mesmo sendo o momento mais feliz do Tríduo Pascal, com o canto do Glória, o Aleluia com o espírito de ressurreição, é importante observar o ordinário da Missa, principalmente o canto do aleluia, porque a liturgia por excelência é quem anuncia esta feliz notícia.

Mas quais cantos escolher?

Sabendo do conteúdo de cada celebração, pode-se escolher as músicas para a Semana Santa com mais atenção, sem fugir da liturgia. Na maioria das vezes, algumas são cantadas apenas neste momento do ano, porque é a preparação para a Páscoa do Senhor.

Mas, para isso, procure sites confiáveis, alinhados à liturgia; há o folheto das Missas da Semana Santa e também as orientações do sacerdote da paróquia, como também as instruções da CNBB sobre esse tema. 

Existem ainda os cantos tradicionais que nos acompanham ao longo dos anos e já se consagraram para este tempo, como: Prova de Amor maior não há (Missa da Ceia do Senhor); Vitória! Tu reinarás (Sexta-Feira da Paixão); Cristo ressuscitou, aleluia! (Missa de Páscoa).

Vida nova, canto novo!

Para celebrar esse tempo tão forte, a Comunidade Recado preparou cânticos específicos e os disponibiliza para todas as pessoas, como uma graça, porque o Senhor nos presenteou com um carisma que transborda, através das artes, o louvor e alegria.

Então, você pode se preparar para a semana santa cantando, pode sugerir em sua paróquia ou comunidade! São músicas litúrgicas, retiradas de textos da Igreja, próprias para esse tempo.

Que tal conferir? 

  • O Senhor Ressuscitou – Canto de Entrada: Letra: Liturgia das Horas , Domingo da Páscoa, Laudes, antífona com adaptação + Sl 62,2-9.
  • Celebremos a Festa – Canto de Comunhão.
  • Servo Sofredor – Canto de Comunhão: Letra: Liturgia das Horas Sexta-feira da Paixão, Laudes.
  • Alimento que nos Fortalece – Canto de Comunhão:Letra: Missal Romano, Prefácio da Santíssima Eucaristia, Lecionário Dominical. 

Agora, siga os passos do Mestre, cante o que Ele vive no Tríduo Pascal, junto com a Igreja e os irmãos! 

Cante a vida de Cristo e ressuscite: Ouça agora mesmo o EP litúrgico da Comunidade Recado para o Tríduo Pascal 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress