Música e Grupo de Oração: dicas para ministrar o louvor

Um dos momentos mais importantes em um grupo de oração é o momento do louvor. É por meio dele que as pessoas se abrem aos dons do Espírito Santo bem como à oração. Para isso, é fundamental um bom preparo e alinhamento entre o ministério de música e o coordenador da oração. 

Se você é um ministro de música e deseja saber mais sobre o papel do louvor em um grupo de oração, como conduzir esse momento, e o que se deve evitar nessas ocasiões, este conteúdo irá te auxiliar em sua missão.

Além do mais, independentemente de qual seja a sua função direta em um grupo de oração, seja você responsável pela música, ministração ou esteja ali como participante, entender a importância do louvor irá enriquecer ainda mais a sua experiência de oração. Por isso, acompanhe este conteúdo até o fim. 

Louvor como reconhecimento a Deus

Não é segredo algum que a música possui uma função bastante significativa em um grupo de oração. Há quem diga que quem canta, reza duas vezes. Inúmeras são as experiências e relatos de pessoas que se sentem profundamente tocadas por este momento e com isso, vivem uma experiência íntima com Deus.

É a partir do louvor, da música que a assembleia entoa, que os corações se abrem para a oração, aos dons do Espírito e se tem uma maior clareza sobre aquilo que Deus deseja comunicar ao Seu povo.

A depender da música que cantamos ou tocamos em um grupo de oração, é possível enxergar os corações mais endurecidos se rendendo a Deus, abrindo-se sinceramente à oração.

Diz o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo §2639, que “o louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus! Canta-O por Si próprio, glorifica-O, não tanto pelo que Ele faz, mas sobretudo porque ELE É”.

E ainda:

“Participa da bem-aventurança dos corações puros que O amam na fé, antes de O verem na glória. Por ela, o Espírito junta-Se ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus e dá testemunho do Filho Único no qual fomos adotados e pelo qual glorificamos o Pai. O louvor integra as outras formas de oração e leva-às Aquele que delas é a fonte e o termo: «o único Deus, o Pai, de quem tudo procede e para quem nós somos» (1 Cor 8,6)”.

Ou seja, o louvor nos une ao Céu! Nos une profundamente a Deus e nos faz exercer o devido reconhecimento a Ele. Assim, assumimos e reconhecemos que Ele é bondoso, justo, fiel, compassivo, Rei da nossa vida, enfim, o centro de tudo.

Leia também: Nossa Senhora das Graças a mestra do louvor

Deus no centro de tudo

Para conduzir bem esse momento, o ministro de música deve-se atentar à sua comunhão com o Espírito Santo. É importante o alinhamento entre o coordenador do grupo de oração ou da pessoa responsável pela condução da oração com os músicos.

Mas, principalmente, deve-se ter a clareza de que o louvor é uma graça, um dom gratuito dado por Deus. Contudo, para facilitar a sua experiência, deve-se alinhar previamente a música que será conduzida no início do grupo de oração, preparando os membros ensinando-os a música que será cantada. Isso favorece para que todos se abram e vivam este momento em unidade.

Pode desde já, também, fazer referência ao tema que será discutido ao longo da formação do dia. Contudo, tanto ministro de música quanto coordenador da oração devem se manter abertos, livres e disponíveis para aquilo que o Espírito Santo deseja realizar. Ele é o autor da oração e formação.

Por isso, é necessário cautela, a fim de que os servos não fiquem presos e enrijecidos em uma estrutura própria para esse momento. Há coisas que Deus só faz e realiza quando o Seu povo se encontra reunido.

Como ministrar o louvor em um grupo de oração

Para que fique ainda mais claro para você, como é a melhor maneira de conduzir este momento, separamos algumas dicas práticas do que fazer e do que se evitar neste momento. Acompanhe:

✅ Prepare o seu coração: Abra-se ao Espírito Santo e, antes mesmo de conduzir o momento de oração comunitário, apresente o seu coração a Deus e peça a Ele a Sua graça e que o auxilie neste momento.

✅ Acolha com alegria e fraternidade as pessoas de seu grupo de oração: escolha músicas animadas que desperte os fiéis e os retire de si mesmo, da timidez.

✅Se tiver pessoas novas no grupo de oração ou músicas em que as pessoas não estão familiarizadas, ensaie as mesmas antes da oração. Isso irá favorecer a abertura de coração das pessoas, a compreensão e a entrega a Deus.

✅Seja exemplo de louvor: se abra ao louvor e ensine as pessoas a como se abrir a este momento, motivando cada um a louvar a Deus com suas próprias palavras.

✅Louvor que desarma o inimigo: existe um louvor que só se dá da Cruz. Por isso, assuma esse reconhecimento da bondade de Deus e O louve também pelos desafios. Dessa forma, as pessoas irão aprender com o exemplo de trocar a murmuração pelo louvor.

O que você precisa evitar no grupo de oração



❌ Louvor não é técnica! Lembre-se que o louvor é fruto de uma experiência, se você precisa ser renovado na sua experiência de louvor e intimidade com Deus, aproveite este momento para louvar por aquilo que você já viveu. Faça memória de suas experiências com Deus, mas não torne o louvor algo mecânico ou engessado.

❌ Evite trocar tantas vezes a música de condução da oração. Isso evita a dispersão e quebra da harmonia do momento.

❌ Não viva o louvor com métodos e receitas prontas. Esteja aberto à novidade do Espírito.

Quando o louvor se vive bem o louvor, de maneira sincera, é possível contemplar a manifestação de outras formas além da música. Como a profecia, que pode ser cantada ou falada, novas línguas, novos dons do Espírito. 

Assim, permita que Deus te surpreenda por aquilo que Ele deseja realizar durante este momento comunitário. Que por meio da música e abertura de coração, você seja esse instrumento a colaborar com a ação do próprio Deus que se manifesta no meio de nós.

Você vai gostar de ler também: Como viver o louvor mesmo nos momentos de sofrimento?

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress