Advento: prepare seu coração e sua casa

O Advento é um período cheio de alegria, fraternidade e solidariedade. Esse tempo tão especial abre um novo litúrgico e nos prepara para o Natal do Senhor Jesus, a segunda maior festa dos cristãos.

Se há esperança, então temos a certeza de que alcançaremos dias melhores, mais alegria, ânimo e um ano sob a bênção de Deus, uma vez que o Advento nos proporciona tudo isso por causa da celebração do nascimento de Cristo.

Mas é preciso uma boa preparação! Não se entra em uma grande festa de qualquer jeito e o  Advento nos ajuda a preparar o coração, nos traz novas coisas, entre elas o louvor e o perdão. Logo, preparamos este post para relembrar o valor desse tempo e como vivê-lo bem! 

Advento – tempo de uma espera feliz!

A palavra “advento” vem do latim “adventus” e significa: chegada, aproximação, vinda. Logo, para a vida cristã, o Advento é o período antes do Natal, que nos prepara para o nascimento do Filho de Deus.

Assim , vivemos o Advento aguardando a vinda Daquele que trouxe a realização da promessa do antigo testamento: o Messias.

A história da Igreja diz que o Advento começou primeiramente a ser vivido entre os séculos IV e VII . No final do século IV, na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter penitencial, durava 6 semanas, como na Quaresma (Quaresma de São Martinho). 

No entanto, esse caráter penitencial se devia à preparação dos candidatos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor. 

Depois que houve a reforma da liturgia, o Advento passou a ser celebrado sob dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. E assim a Igreja, sabiamente, preservou a dimensão escatológica deste tempo. 

Sinais do Advento

Como vimos anteriormente, o Advento nos prepara para celebrar duas verdades de nossa fé: a primeira é o nascimento de Jesus em Belém, e a segunda é a esperança de sua vinda definitiva como nos prometem as Escrituras e a Igreja.

Por isso o Advento possui quatro domingos. Os dois primeiros nos preparam para a segunda vinda de Cristo; o terceiro é o domingo da alegria – “gaudete” em latim – e o quarto antecede a solenidade do nascimento de Cristo. 

A solenidade do nascimento de Jesus marca o início da vida cristã na história e, no calendário litúrgico, começa um novo ano para a Igreja e todos os cristãos. Logo, o Advento vem revestido de alegria, esperança, expectativa e pobreza evangélica que nos faz irmãos.

Mas a Igreja nos ajuda a viver este tempo através dos sinais, das cores, das vestes, dos símbolos. Tudo com um significado próprio e cheio de sentido para nos ajudar a rezar e preparar o coração para iniciar um novo ano litúrgico.

No Advento seguimos as setas…

Assim como uma grande festa pede uma grande preparação, da mesma forma acontece com o Advento, porque ele é a porta de entrada para o Natal do Senhor. Nesse sentido, tudo muda e acontece uma transformação que também é visual. Percebemos isso pelos sinais que a Igreja nos apresenta. Vamos às setas:

  •  Mudança das cores: o roxo é a cor do Advento e da Quaresma. Significa penitência, mas não tristeza, porque temos a certeza de que a alegria virá ao nosso encontro. Então, a veste do padre e as toalhas do altar são roxas.
  •  Pouco uso de flores: se na Quaresma não usamos nenhuma flor, no advento usamos um pouco menos. Não é proibido, mas diminuído, uma vez que ainda aguardamos o natal do Senhor.
  •  O  presépio é outro sinal deste tempo. Ele é montado no primeiro domingo do Advento e fica até a epifania, em janeiro. São Francisco de Assis é quem fez o primeiro presépio do mundo e até hoje essa tradição nos acompanha.
  • Também a árvore é um símbolo do natal. De acordo com a Igreja Católica, ela representa a vida, já que, durante o inverno do Hemisfério Norte, época em que ocorre o Natal por lá, o pinheiro é a única árvore que não perde suas folhas.

Há, também, a música: no Advento o canto nos remete à vigilância, à prontidão e à expectativa. Logo, as músicas falam desses sentimentos e nos resguardam para a manifestação da alegria depois das quatro semanas, por isso não há o canto de glória.

Então, todos esses sinais nos chamam a atenção para algo que se aproxima, mas que já nos pede preparação, porque uma luz será acesa em nossa vida que jamais se apagará. E por falar em luz, vamos a um sinal bem típico da liturgia no advento.

A Coroa de luzes!

A coroa do Advento é simples, feita de ramos verdes, em círculo, com quatro velas de cores diferentes: branca, verde, vermelha e roxa, que são acesas em cada domingo na Missa e nos conduzem a Cristo.

O formato da coroa em círculo significa a eternidade de Deus, ou seja, sem início e sem fim, e as velas coloridas trazem um significado especial nesta ordem: 

A primeira vela significa a Encarnação, Jesus Histórico; 2º Jesus nos pobres e necessitados; 3º Jesus nos Sacramentos; 4º Parusia: segunda vinda de Jesus. Cada cor é acesa em um domingo diferente até que cheguemos à celebração do Natal de Jesus.

As velas nos remetem à luz maior que é Cristo e ao mistério de sua encarnação. Agora, a preparação da casa acompanha a do coração. Logo, vamos abraçar a espiritualidade do Advento, começando pela Palavra de Deus.

Personagens bíblicos neste tempo de espera

A Igreja, como uma boa mãe, se preocupa com a fé de seus filhos(as) e por isso organiza as leituras das Escrituras com três personagens que nos ajudam a acolher e viver bem a espiritualidade da espera. Vamos conhecê-los:

O profeta Isaías é um dos personagens bíblicos que nos acompanha. Ele é conhecido como o profeta da esperança, alimenta a fé do povo de Deus e anuncia a vinda do Messias através de uma virgem (cf. Is 7,14), assim nossa fé também é renovada por ele.

Outro personagem do Advento é João Batista (cf.Jo.1,29). Ele é o modelo de uma vida que sabe esperar as promessas de Deus e anunciar a chegada do salvador. Sua fé, assim como a nossa, é fundamentada no Messias e na esperança de seu reino de paz e alegria.

A terceira e importante figura do Advento é a Virgem Maria (cf. Lc 1,26). Ela é a escolhida para ser a Mãe do Salvador; o grande modelo de coração que acolheu a Palavra e gerou Jesus para o mundo até que Ele chegasse em cada um de nós e nossas famílias.

Espiritualidade desse tempo de esperança

O Advento é marcado por algumas atitudes essenciais que são frutos da vida de Cristo entre nós e que fazem do coração humano uma manjedoura cheia de amor para acolher a Sagrada Família na noite de Natal. São elas: 

1.    A oração sem a qual não há transformação do coração. E nesse tempo, a liturgia diária e a novena de Natal em família são os melhores roteiros para esse encontro pessoal e familiar com Deus;

2.    A penitência e o jejum são duas atitudes que provam nosso desejo de mudança. Por isso, escolha algo para oferecer a Deus durante as quatro semanas do Advento;

3.    O exercício do perdão pela confissão e pelo perdão àqueles que nos ofenderam é fundamental a fim de começar um novo ano sem dívidas emocionais e com Jesus no centro de tudo.

4.  A solidariedade fraterna através da ajuda aos irmãos mais pobres. Deixando um pouco a imagem de comércio que existe no Natal, mas abraçando o amor e a partilha com os mais necessitados, próprios do cristianismo.

Por fim, é tempo de celebrar!

O Papa Francisco nos diz que o Advento é o tempo que nos foi dado para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, para reconhecê-lo nos irmãos e para aprender a amar. Eis a essência da vida cristã: amar.

Se praticarmos a espiritualidade desse tempo, participarmos bem das Missas dominicais e praticarmos a caridade, então chegaremos com o coração aberto, livre e ansioso pelo Menino Deus no Natal. E, com certeza, nosso novo ano será cheio da presença divina.

Prepare-se bem para o Natal do Senhor com as canções natalinas da Comunidade Recado – Ouça aqui gratuitamente. 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Como perdoar?

Você já parou para pensar sobre a importância do perdão? Escolher perdoar é uma decisão difícil, mas que tem o…

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress