A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus a partir do Carisma Recado

A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus é a força do Carisma Recado. A partir do Coração de Jesus e por causa Dele, cada membro da Comunidade se descobre como um filho(a) amado(a) de Deus a ponto de se entregar totalmente ao seu serviço.

É fato que essa devoção pertence à Igreja Universal e se propagou através das revelações de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque (Pe. James Kubicki, SJ). Mas nasceu na encarnação do verbo, no momento em que lhe foi dado um coração.

Por isso, O carisma Recado se une à Igreja e a uma multidão de fiéis para louvar, consagrar-se e servir ao Coração de Jesus, em um ato de gratidão e reparação. Por amor, compartilhamos com você a importância deste Coração Sagrado para nossa vida.

Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus – Deus tem um coração!

O carisma da Comunidade Recado é intimamente associado à espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Mas antes de tratar sobre espiritualidade, precisamos reconhecer que Deus tem um coração. Um coração totalmente humano e totalmente divino.

E um Coração rico em misericórdia, uma qualidade natural de Deus – Ele não apenas nos trata com misericórdia, mas Ele é a própria misericórdia. 

É importante lembrar que, na gestação humana, o primeiro órgão a se formar é o coração. Da mesma forma, quando Jesus foi gerado no ventre de Maria, seu Coração foi o órgão que se formou primeiro, para dizer o quanto Ele se assemelhou à nossa humanidade.

Além de que, no alto da cruz, Seu Coração foi transpassado pela lança do soldado e Dele jorrou sangue e água; é desse coração ferido que nasce a nova humanidade; que surge um tempo de graça sem limite. E é Nele que descansamos nossas imperfeições e inquietações.

Portanto, é através do Coração de Jesus que experimentamos a misericórdia, que é amor desmerecido, mas desde sempre prometido e derramado sobre nós! O Coração de Cristo é o lugar e a casa onde encontramos a graça que resgata nossa filiação divina.

Espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus

A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus nos recorda que Deus se fez homem, se inclinou até nós para nos elevar à dignidade de filhos(as) de Deus. Contudo, a palavra misericórdia vem do latim miserere, que em português significa compaixão à miséria humana. 

Ao experimentarmos a misericórdia de Deus em nossa história de salvação pessoal, entramos em contato com nossa própria miséria, que é acolhida e redimida pela caridade, Coração de Cristo, e somos transformados! 

Como membros da Comunidade Recado, essa é a nossa experiência! Não somos melhores, nem mais apreciados, somos profundamente amados pelo Sagrado Coração de Jesus. E retribuímos esse amor com nossa vida consagrada e nosso serviço à humanidade. 

E uma das formas de expressar o nosso amor é vivendo o carisma da Comunidade, que tem como centro a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. Sabemos da nossa pequenez e jamais alcançaremos o louvor devido, mas oferecemos tudo por esse Amor.

Nossa oferta ao Sagrado Coração de Jesus

O Carisma da Comunidade nos convida a atos concretos para transbordar a espiritualidade do Sagrado Coração que conduz nossas vidas. Assim, trazemos três atitudes fundamentais como expressão de nossa gratidão ao chamado de Deus para nós.

  1. “O louvor é uma expressão profunda de reconhecimento entre criatura e Criador.” (Regras de Vida da Comunidade Recado nº 106). Ele nos acompanha, nos define e nos reúne como irmãos. Mas o nosso louvor quer ser reparador, consolação para o Coração de Jesus. Um ato de amor a Deus por nós e por toda a humanidade.
  2. A arte como instrumento de consolo para o Coração de Jesus e para o coração de cada pessoa humana. Uma arte que se expressa, principalmente, através da música, que anuncia o Cristo ressuscitado. Dessa forma, contribuímos com a missão da Igreja através da formação do artista católico.
  3. A propagação da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus, porque toda pessoa é candidata à experiência da misericórdia. Por isso, proporcionamos este encontro pessoal com o Coração de Cristo, a fim de gerar novos filhos e filhas para a Igreja. 

Sabemos que há diversas formas de experimentar a espiritualidade do Sagrado Coração, mesmo porque Deus é infinito. 

Mas, ao mesmo tempo, Deus quis contar conosco. Portanto, como Recado, damos nosso melhor, nossa vida, para anunciar este imenso amor, tudo com alegria e gratidão.

Maria nos leva ao Coração de Jesus

Não é possível transbordar a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus sem a presença de Nossa Senhora, mesmo porque foi nela, dentro do seu ventre, que o Evangelho se fez carne.

Para nós, Recado, Maria aponta constantemente para o Sacrário, onde se encontra Jesus presente na Eucaristia, que para nós é o próprio Coração de Jesus. Sim, é desse coração que emana todas as graças que necessitamos.

Nossa Senhora, então, nos leva a um encontro profundo com o Coração Sagrado de Jesus, porque ela O conhece. Em seu Coração Imaculado, arde uma chama de amor por seu Filho, que não se apaga nunca. 

Logo, essa chama aquece os corações daqueles que se aproximam dela e faz com que, em cada um de nós, nasça e cresça a chama do amor a Ele. Portanto, nosso “Recado” se completa totalmente com a presença da Virgem Maria, a Senhora das Graças.

Por fim, desejamos levar o outro ao Coração de Jesus

Assim, uma vez que somos atraídos e rendidos diante do amor de Cristo, cresce em nós o desejo de corresponder a esse amor e de levar essa experiência de amor aos outros. 

É nesse transbordar que as pessoas que estão à nossa volta são tocadas. A resposta ao amor só pode ser amor e não há no mundo algo que seja mais transformador que isso.

Na sociedade atual, somos chamados a ser o próprio Coração de Jesus para a humanidade; sermos para muitos que necessitam desse refúgio, o consolo e a presença do amor de Deus.

Compartilhe esta experiência: A alegria de ser um Recado de Deus para o mundo 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress