“E Maria disse: ‘Minha alma engrandece ao Senhor e se alegrou meu espírito em Deus meu Salvador’…”. Essas palavras são muito conhecidas pela humanidade, mas quando a compreendemos no contexto da salvação, esse louvor se torna uma oração perfeita, um reconhecimento de uma história inteira salva por Deus e não apenas um momento.
Da mesma forma, munidos de uma gratidão profunda, de quem se reconhece dentro de um contexto e não apenas de um momento da vida, encontra-se cada membro da Comunidade Recado: alegre e cheio do louvor a Deus por causa da graça que o Senhor nos concedeu de sermos um recado divino como Carisma para o mundo.
E na celebração dos nossos 40 anos, queremos reafirmar esta verdade: o Senhor nos escolheu, pelos motivos que apenas Ele sabe, para sermos sinais de seu amor na Igreja e para o mundo. Logo, nosso coração e nossa vida transborda de louvor e de alegria.
Como não é possível descrever tudo, nem reter o amor que recebemos, queremos compartilhar com você um pouco da nossa história que nos compromete com Deus e com os nossos irmãos todos os dias. Confira por que somos tão gratos! Louvor e Alegria.
O louvor é a resposta de um relacionamento
Nossa história como Comunidade nasceu em um grupo musical, chamado de Grupo Recado, em 10 de maio de 1984, quando serviamos nas atividades da Paróquia São Vicente de Paulo, de Fortaleza.
Nosso objetivo era cantar a música cristã, na liturgia e na evangelização. Mas o Senhor não queria apenas isso, Ele tinha planos maiores do que podíamos imaginar. E tudo se encaminhou a partir da experiência que tivemos com a Renovação Carismática Católica – RCC.
A experiência do Espírito Santo nos conduziu à compreensão de que o chamado de Deus para o grupo era a fundação de uma Comunidade cujo nome vocês já conhecem bem! E a música passou a ser um canto do espírito inspirado na descoberta do amor de Deus por nós.
Então, nasceu o que o Salmista diz “um canto novo” ao Senhor, fruto de um encontro com o Deus vivo, ressuscitado e misericordioso, que olhou para a nossa miséria, nos resgatou e nos chamou para Si. Assim, surgia um carisma específico de louvor e de alegria, atitudes claras de quem reconhece a presença do Ressuscitado.
O louvor como estilo de vida!
Quando falamos sobre o louvor e a alegria em nossas vidas, não falamos de um momento passageiro, mas de um estado de alma, algo que faz parte de nossa identidade como Comunidade e está intimamente ligado a tudo que somos e fazemos. A Igreja denomina como carisma, um dom original e único concedido por Deus a uma nova fundação.
Logo, nosso carisma de louvor e alegria é uma graça do Espírito Santo, ou seja, é fruto de uma experiência profunda, que transforma nosso interior e nos faz renascer como pessoas novas, todo nosso ser reconhece a bondade e sobretudo a misericórdia de Deus por nós.
Somos o povo que fez e faz a experiência com a misericórdia do Sagrado Coração de Jesus e não há outra resposta senão a gratidão, a busca em consolar o Coração do Mestre e a consagração de nossas vidas, como comunidade de Aliança ou vida, para esse fim!
Dessa forma, ofertamos nossa vida através da profissão dos conselhos evangélicos, abraçamos os compromissos comunitários, o Estatuto da comunidade, a vida fraterna e comunitária, e assumimos a missão de anunciar e proclamar a glória do Senhor, motivo do nosso louvor para sempre.
Nossa referência em gratidão e na alegria
A Mãe de Deus, a quem chamamos pelo título de Nossa Senhora das Graças, é a primeira referência para o nosso louvor. Como falamos no início, o Magnificat cantado por Maria não foi por que Deus a escolheu, mas pela obra de salvação de toda humanidade.
A Virgem vivia a expectativa da vinda do Messias, era a mulher à espera do novo. Logo, ela celebrou a realização da promessa quando o anjo anunciou a boa notícia, e Isabel, por sua vez, confirmou o anúncio que o anjo fez! E por causa desse “sim”, começou o tempo da graça, o Kairós eterno que chegou até as nossas vidas.
Portanto, o louvor de Maria tem o contexto da salvação! Ela para nós é o modelo admirável de quem reconheceu que tudo é obra do criador e a Ele a honra e a glória para sempre! Assim somos nós: trazemos a experiência da salvação de Deus em nossa história como Comunidade e em nossas vidas pessoais. Estamos unidos pelo louvor e pela alegria.
Cultivamos também um amor especial a São Francisco e a Santa Teresinha. Dele, aprendemos o exercício do louvor, a alegria, o amor à Igreja e à evangelização; dela, aprendemos a pequena via, o segredo da santidade nas pequenas coisas.
Nossa vida canta as maravilhas de Deus
Assim, chegamos aos nossos 40 anos profundamente gratos! Quantas maravilhas o Senhor fez por nós; de fato, Ele é o Senhor de nossas vidas e de todo o caminho que o carisma fez até aqui! Nossa história é um canto de gratidão pela bondade e misericórdia de Deus por nós e pelo seu povo.
O louvor marca tudo que fazemos: nossas canções, o teatro, a evangelização, nossa fraternidade e missão. Não significa ausência de dor e sofrimento, mas, acima de tudo, o poderio de Deus, seu reinado sobre nós e sua eleição.
Através do louvor, aprendemos a colocar Deus no centro de tudo e atualizamos sua mensagem de amor por onde passamos. Como Maria, nos esvaziar de nós mesmos, das nossas convicções, para sermos preenchidos pelo Espírito Santo.
Por fim, como diz São Paulo aos Tessalonicenses (5,18), damos graças por tudo! Na certeza de que a obra de Deus é maior do que podemos medir; sua misericórdia se estende sobre os nossos e todo seu povo! Realmente, Ele é fiel e digno do nosso louvor.