![](http://comunidaderecado.com/wp-content/uploads/2023/03/poesia-crista.jpg)
A poesia cristã, assim como a poesia no sentido genérico, existe antes da própria escrita, uma vez que as pessoas se expressavam antes pela oralidade que pela grafia.
E são muitos os poetas cristãos, porque o ser humano sempre foi marcado pela religiosidade! Então, como não lembrar de Gregório de Matos – primeiro poeta brasileiro:
“Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
da vossa alta clemência me despido;
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.”
Ou ainda da poetisa mineira Adélia Prado, nos tempos atuais:
“A missa é a coisa mais absurdamente poética que existe. É o absolutamente novo sempre. É Cristo se encarnando, tendo a sua Paixão, morrendo e ressuscitando. Nós não temos de botar mais nada em cima disso, é só isso”.
Então, a poesia está em tudo! Sendo assim, para homenagear o Dia Mundial da Poesia, vamos tratar sobre a poesia cristã. Confira!
A poesia cristã inspira oração
A oração é a elevação da alma, já disse Santa Teresinha. E a alma quando está apaixonada por Deus, eleva cânticos, danças e escritos que expressam a sede que tem do Amado. Assim, tudo se torna oração e um modo de se anunciar as belezas do Reino com arte.
Da mesma forma é a poesia! Ela é uma forma de transmitir as emoções mais profundas através da arte. E também a poesia cristã é um estilo, uma maneira de comunicar um encontro com o Divino. Ela encanta e ajuda muitas pessoas no caminho da espiritualidade.
Aliás, foi uma grande escritora de versos, a mística e Doutora da Igreja Santa Teresa de Ávila, que deixou registrado:
“Entreguei-me toda e assim.
Os corações se hão trocado.
Meu Amado é para mim,
E eu sou para o meu Amado.”
E não apenas ela, como não recordar, do também carmelita, São João da Cruz:
“Oh, Noite que guiaste!
Oh, Noite mais amável que a alvorada!
Oh, Noite que juntaste.
Amado com amada,
amada neste Amado transformada!”
(Noite escura)
Além disso, quantos homens e mulheres cristãos que, no encontro com Deus, seja no apostolado ou na contemplação, fazem de suas vidas uma grande poesia porque exalam o odor de Cristo.
A Bíblia e a poesia cristã
A poesia cristã é uma característica que percorre toda Palavra de Deus. Alguns textos bíblicos em especial trazem esse gênero literário de forma clara, mas em toda Bíblia existe uma expressão de amor e dor, de alegria e tristeza, de esperança e vitória.
Seus belos textos são em poesia lírica, como o Cântico de Moisés (Êx.15), o Cântico do poço (Nm. 21, 17-18), o Cântico de Débora (Jz. 5,1-31), a elegia de Davi sobre Saul e Jônatas (2 Sl.1,19-27) e o elogio de Judas a Simão Macabeu (1 Mc. 3, 3-9 e14, 4-15).
Entre os inúmeros textos poéticos da Bíblia já citados, merece destaque o Cântico dos Cânticos, uma coleção de poemas que celebram o amor entre a Amada e o Amado, com expressivas figuras de linguagem que enriquecem o texto e explicam o amor:
“Grave-me como selo sobre seu coração, como selo sobre seu braço. Pois o amor é forte como a morte. E o ciúme é cruel como a morada dos mortos. Suas chamas são chamas de fogo, uma faísca de Javé.” (Ct 8, 6).
O que dizer dos inúmeros salmos que são cânticos espirituais que expressam bem a poesia cristã! Eles têm respostas para todas as fases e estações da vida.
Dia Mundial da Poesia
O Dia Mundial da Poesia surgiu na XXX Conferência Geral da Unesco, no ano de 1999, quando foi escolhido o dia 21 de março para a comemoração anual dessa arte que atravessa os séculos.
Tal iniciativa tem por objetivo reconhecer, impulsionar novos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais, como também promover a diversidade das línguas. E a poesia, como uma expressão artística, favorece esse encontro de valores.
A fé também habita na diversidade. Ela consegue unir os diferentes povos em torno do mesmo fim: a justiça, a dignidade e a solidariedade, na formação da civilização do amor! Logo, a poesia cristã é um meio de comunicação para muitas pessoas.
Assim, é possível encontrar-se com Deus através da poesia cristã, porque ela comunica uma experiência espiritual com arte, beleza e liberdade.
Veja a novidade do momento para o Artista Católico: EFAC Recado