7 passos para encontrar a alegria que vem de Deus

“Pai, peço-te, da parte de Deus, que me digas onde está a perfeita alegria”. Essa pergunta foi feita por Frei Leão a São Francisco quando eles caminhavam para Santa Maria dos Anjos, em um dia extremamente frio.

Mas que pergunta provocante! Onde está a perfeita alegria? Com certeza, a resposta não explica qualquer sentimento baseado em euforia, mas em uma alegria que brota do interior do coração.

Com certeza, temos muitos motivos para nos alegrarmos ao longo do dia. No entanto, há uma alegria que dispensa sorrisos constantes, porque ela produz serenidade e não se desfaz na tribulação.

Logo, essa alegria perfeita que São Francisco explica só pode vir de Deus. E além de tudo, ela permanece conosco e chega ao coração de outras pessoas.

Sendo assim, é sobre a alegria que vem de Deus que vamos conversar neste post e apresentamos 7 passos para encontrá-la. Vamos seguir nessa trilha!

A oração como porta de entrada para a alegria 

A oração é tão importante para a vida cristã quanto a respiração para o corpo. Quando respiramos, enviamos vida para todo nosso organismo. Da mesma forma, quando rezamos, respiramos bênçãos e elas chegam onde mais precisamos.

Logo, falar da alegria que vem de Deus começa pela oração. Com a “elevação da mente”, como nos ensina Santa Teresinha, podemos conversar com Deus.

Mas como encontrar a alegria pela oração? Quando rezamos, dialogamos com Deus, falamos de nossa vida inteira – dos momentos de alegria ou de dificuldades.

Por sua vez, Deus fala conosco através de Sua Palavra e em nosso coração. E pela oração, descobrimos o quanto Ele nos ama! Eis o motivo da alegria: descobrir-se amado(a) por Deus.

Portanto, a oração planta uma semente do Amor de Deus que germina ao longo do tempo. Quanto mais a regamos, mais ela cresce e se enraíza em nossa alegria.

A missão – Terra de alegria

Quando somos batizados, nos tornamos missionários. Carregamos em nós a vida de Cristo e o Seu amor pela humanidade. Logo, somos chamados à missão.

Muitas vezes, achamos que a missão só acontece na vida de padres e freiras, mas não é bem assim – todos somos chamados para evangelizar e, melhor ainda, onde estamos plantados.

Portanto, a terra de missão do batizado é o chão onde ele pisa. Ou seja, todo lugar e a todo momento. E sem muitas palavras, uma vez que o testemunho de vida é a melhor forma de convencer alguém de quem nós somos.

Sendo assim, outro passo para experimentar a alegria que vem de Deus é a missão! Há uma satisfação imensa em quem ajuda os outros, principalmente quando essa ajuda tem como conteúdo o amor de Deus.

Cante a alegria

O neurocientista Fernando Gomes, falando sobre os efeitos da música para o cérebro, disse que ela é capaz de algo que muitas pessoas já notaram: mudar o humor.

Uma vez que a música acompanha todos os ritmos da vida, você, com certeza, já experimentou a força da música, seja nos momentos bons ou ruins. 

Sendo assim, imagine a música que proclama as maravilhas de Deus em nosso favor? Com ela fazemos a experiência do canto feliz e alimentamos a vida de alegria perene.

Portanto, cantar o Magnificat pessoal, ou seja, o que Deus fez e faz por você, é mais um passo para encontrar a alegria que vem Dele.

O louvor como resposta à bondade divina

Cantar não é o mesmo que louvar. Você pode se envergonhar de cantar por não ter uma voz que “encanta”, mas não pode se envergonhar de louvar. Uma vez que o louvor é uma resposta a Deus por sua maravilhas em nossa vida e, muito mais, por quem Ele é! 

O autor sagrado diz: “Vós tirareis com alegria água das fontes da salvação” (cf. Is 12,3). Há uma alegria profunda no louvor. É como tirar água pura de uma fonte virgem, porque o louvor nunca se repete, ele sempre brota diferente de um coração grato.

Portanto, louvar é um meio eficaz de cultivar a alegria do coração, de expulsar as tristezas e de dizer ao desânimo: você não tem lugar na minha vida.

Faça novas amizades

“Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Pv 27,9).

O Maior dos nossos amigos é Jesus. Ele nos conhece por dentro e sente prazer com nossa companhia.

Portanto, por saber da importância dos amigos, o Senhor nos proporciona amizades; pessoas que nos ajudam e não nos deixam sozinhos. 

Quantas vezes podemos conversar e dividir preocupações da vida com eles. E um amigo que reza conosco é um dom precioso. Ele será sempre motivo de alegria.

Por fim, sempre é tempo de fazer novas amizades e aumentar a rede de amigos que serão como colunas de apoio em cada etapa de nossa caminhada. 

Visite lugares de oração

Viajar é motivo de alegria. Pesquisas sobre saúde revelam que viajar diminui o risco de problemas cardíacos, e a expectativa da preparação causa mais bem-estar do que adquirir um bem material.

Portanto, há muita alegria em viajar. Agora, imagine quando essa viagem está associada ao descanso da alma? Quando ela traz esperança para continuar o caminho?

Exatamente isso que causa uma visitação a lugares religiosos. A maioria deles é rico em beleza, têm capelas e presença da natureza. Assim, visitas a lugares sagrados gera alegria e melhora a qualidade da vida.

Encontre o seu lugar na Igreja

A Igreja é rica em movimentos e serviços. Nela o Espírito Santo preparou um lugar para cada filho de Deus e toda forma de serviço é motivo de alegria ao Coração de Deus.

Sendo assim, é possível dizer: posso servir a Deus de alguma forma e contribuir com o anúncio do Reino.

Porém, existem formas mais específicas de realizar um serviço através de uma espiritualidade, um carisma que responde às inquietações de nossa alma.

Portanto, encontrar um carisma é descobrir um lugar cheio da alegria do Espírito Santo. Onde homens e mulheres partilham suas vidas, servem a Deus e levam testemunho para todos os lugares.

Se você deseja aprofundar sobre esse tema, colocando mais alegria e sentido de vida no seu dia a dia, leia o nosso conteúdo:  Você já encontrou o sentido da vida?

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress