Papa Francisco ensina caminhos para a interpretação da arte

Do site Vatican News

Foto: Pixabay

A arte esteve no centro do discurso do Papa Francisco aos participantes do III Congresso Internacional “Igreja e música”, promovido pelo Pontifício Conselho para a Cultura em 2019, em colaboração com o Pontifício Instituto de Música Sacra e o Ateneu Santo Anselmo.

O Pontífice dedicou seu pronunciamento ao tema da terceira edição do Congresso: intérprete e interpretação.

Todo cristão é um intérprete

“O intérprete, especialmente em campo musical, é a pessoa que traduz com o próprio espírito aquilo que o compositor escreveu, para que ressoe belo e perfeito artisticamente”, disse o Papa. O bom intérprete, prosseguiu, é animado por grande humildade diante da obra de arte, pois esta não lhe pertence.

Para Francisco, o intérprete musical tem muito em comum com o estudioso da Bíblia, com o leitor da Palavra de Deus. “Com efeito, todo cristão é um intérprete da vontade de Deus na própria existência, e com ela canta com alegria a Deus um hino de louvor e de agradecimento”.

A necessidade de beleza

Citando o Santo Papa Paulo VI, Francisco recordou que, como o artista, o intérprete expressa o Inefável, “usa palavras e matéria que vão além dos conceitos”. “Executar uma obra de arte não é estático, matemático. Há um diálogo entre o autor, a obra e o artista. Não se esqueçam disso”, recomendou.

O intérprete nutre no espectador o desejo de entender o que é a beleza, a música e aproxima de Deus. “E talvez hoje mais do que nunca os homens e as mulheres do tempo tenham tanta necessidade disto. Interpretar esta realidade é essencial para o mundo de hoje.”

O Papa concluiu fazendo votos de que os artistas se tornem, dia após dia, sempre melhores intérpretes do Evangelho, “da beleza que o Pai nos revelou em Jesus Cristo, no louvor que se expressa a filiação a Deus”.

Nos três dias de Congresso, foram dedicados conferências e workshops a temas como música sacra, improvisação, vocalidade, o uso da voz, linguagem do compositor e experiências interculturais.

Publicação original: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-11/papa-francisco-congresso-igreja-musica-artista-interpretacao.html

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress