Os 10 passos para cuidar da voz

Seu ministério de artes, seja música ou teatro, tem a voz como elemento fundamental. Como você tem cuidado desse instrumento?

Você acha que para servir basta chegar poucos minutos antes da missa, pegar as letras das músicas e cantar a missa? Nada disso. O ministério faz parte da sua vida e o cuidado com a voz, seu instrumento, deve ser diário. Segue dez passos fundamentais para manter sua voz saudável:

1 – Hidrate-se regularmente

Beba água, mas não em grande quantidade de uma única vez, mas em quantidade suficiente várias vezes por dia. Evite o álcool, refrigerantes e cafeína que podem provocar sensação de dormência e estimular o abuso vocal.

Dê preferência a frutas que hidratam bastante o corpo. Hidratando bem o corpo, seu trato vocal também será. Sugestões: maçãs, peras, melancia, pêssego, melão, uvas, ameixas e pimentões.

2 – Faça repouso vocal

Vai usar bastante a voz ou vai cantar a missa? Faça longos momentos de silêncio antes e depois para permitir a recuperação do trato vocal.

3 – Cigarro? Nem pensar

O fumo irrita as pregas vocais e induz outra série de problemas de saúde.

4 – Não grite e nem force a voz

Ao ficar rouco, evite falar porque se as pregas vocais já estão irritadas, falar pode prejudicar ainda mais. Além disso, não grite e nem eleve a voz mais do que o necessário. Um único grito, a depender da potência, pode causar danos perceptíveis.

5 – Permita-se relaxar a garganta

Antes e depois de cantar faça leves movimentos de alongamento e relaxamento da garganta, nunca forçando um alongamento maior do que o próprio peso da cabeça possa induzir. Ao cantar, mantenha o pescoço relaxado. Forçar a cabeça para trás ou para frente pode ser muito prejudicial.

6 – Evite sussurros

Da mesma forma que o grito faz mal, o sussurro também. O momento em que forçamos a voz para falar muito baixo gera um esforço que é prejudicial. Aprenda a controlar seu volume.

7 – Não fique pigarreando

Pigarrear é como bater as pregas vocais em conjunto. Fazer isso muitas vezes vai prejudicá-las e torná-lo rouco. Experimente um gole de água ou engolir a seco para saciar o desejo de limpar a garganta.

8 – Mudanças bruscas de temperatura

Se você está com frio, aqueça seu corpo com roupas. Se está com calor, busque esfriar-se com líquidos e roupas leves. Tornar o ambiente confortável ligando o aquecedor do carro no máximo e depois sair em um frio ambiente muito grande pode gerar graves consequências. Sair de lugares muito quentes e colocar o ar-condicionado no mínimo é muito perigoso também.

9 – Se tiver microfone, utilize

Alguns palestrantes, músicos e pregadores gostam de chegar em lugares relativamente pequenos, mas que tem microfone disponível e dizer: “Eu não vou usar o microfone porque sei que todos me ouvem sem ele”. Pois é, escutam, mas você precisará forçar muito a voz para isso várias vezes. Sempre que tiver o microfone à disposição, faça isso.

10 – Umidificadores de ambiente

Faça um esforço e adquira um umidificador de ambientes para seu local de trabalho e para ficar ao lado da sua cama. Manter a umidade do ambiente é fundamental para cuidar bem da voz.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia também:

Deixe uma resposta

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.