Assim como toda a arte na Igreja, o ministério de dança é um serviço, uma missão, um dom que, quando é feito com a alma, através da oração e para louvar a Deus, cativa muitas pessoas. Além disso, resgata a imagem do corpo como templo do Espírito Santo de Deus (I Cor 6).
Com certeza, a criação foi acompanhada de canto e movimento, uma vez que o Criador é um verdadeiro artista! Por isso a dança é uma linguagem do corpo unida aos sentimentos da alma.
E quanta beleza há quando essa expressão une movimento e espiritualidade!
Por este motivo os inúmeros ministérios de Dança levam a beleza do criador aqueles que têm sede e fome de Deus! E não poderíamos deixar de lembrar que no dia 29 de abril comemoramos o Dia Internacional da Dança. Então, vamos entender melhor esse dom e sua importância para a evangelização.
Ministério de dança nas Sagradas Escrituras
A dança é uma linguagem, por isso na Bíblia encontramos várias citações sobre a dança usada para o louvor e nos momentos de celebrações. O povo de Deus, no Antigo Testamento, por exemplo, dançava com expressão de alegria diante do Senhor.
Na Bíblia a palavra dança é encontrada 28 vezes. No livro de Samuel, por exemplo, Davi dançou quando resgatou a Arca da Aliança (II Sm 6,14) Há até a famosa dança de Salomé para a sedução e decapitação de João Batista (Mt 14:6; Mc 6:22).
Miriam, a profetiza, irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. (Ex 15,20); e o seu filho mais velho estava no campo, e quando chegou perto de casa, ouviu a música e as danças (Lc 15,25). Logo, a dança não é algo novo, mas desde muito tempo que acompanha o povo de Deus em suas celebrações. A dança é uma manifestação de alegria, de louvor, de gratidão, uma maneira de se comunicar com Deus.
O que é o ministério de dança?
A dança é uma das formas mais antigas de arte. Ela tem o corpo como seu primeiro instrumento. Podemos dizer que a dança já existia como expressão humana desde as primeiras civilizações, em que podemos ver presente na ‘arte rupestre’ – desenho feito nas cavernas.
A dança, como missão à Igreja, serve à evangelização por meio dos movimentos do corpo. Mas esses movimentos não são de forma aleatória, porém seguindo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.
A dança expressa também os sentimentos da alma. Quantas vezes o corpo chora, ri, celebra e fala através dos gestos! Logo, a dança pede preparação técnica e espiritual para ser um instrumento do Espírito a serviço da vida.
A dança como resgate da arte na evangelização
A evangelização passa pelos sentidos! E há um ditado que diz que: “Os olhos são como uma luz para o corpo” (Lc 11,34). E o quanto nossos olhos precisam de evangelização através de imagens belas e puras!
Por isso, a evangelização através da dança é um resgate para os olhos que atinge a mente e o coração. É uma forma de comunicar o amor de Deus através de expressões do corpo e da alma, de uma forma casta e bela.
Desde o Concílio Vaticano II, quando a Igreja abriu as portas para uma nova evangelização, a dança tem sido um instrumento eficaz na evangelização como um todo e, sobretudo, na evangelização dos jovens.
Dançamos porque amamos por inteiro
O salmo diz:
“Tudo o que respira, louve ao Senhor” (Sl 150)
Ou “cantai ao Senhor um cântico novo, com arte sustentai a louvação” (Sl 32).
E assim a Comunidade Recado tem transmitido sua mensagem obedecendo a Palavra de Deus.
Uma parte importante da missão da Comunidade Recado é evangelizar através das artes, entre elas a dança. Assim temos levado o Recado de Deus para muitos lugares. Para isso, Deus nos chamou, nos consagrou e nos capacita a cada dia, através da espiritualidade e da formação técnica e profissional.
E com dedicação e profissionalismo, desejamos transbordar o louvor e a alegria, próprios de quem se descobriu amado e quer retribuir com toda a vida, seja na música, na dança, no teatro e em tudo que o Senhor nos inspirar.
E neste dia Internacional da Dança, rezamos por todos os que se dedicam, através desta forma de arte, em comunicar a vida e, principalmente, a salvação e o amor de Deus para as pessoas.
Veja aqui o que espera por você em julho no EFAC 2023