Ministério de dança: como tornar-se expressão do amor de Deus

Assim como toda a arte na Igreja, o ministério de dança é um serviço, uma missão, um dom que, quando é feito com a alma, através da oração e para louvar a Deus, cativa muitas pessoas. Além disso, resgata a imagem do corpo como templo do Espírito Santo de Deus (I Cor 6).

Com certeza, a criação foi acompanhada de canto e movimento, uma vez que o Criador é um verdadeiro artista! Por isso a dança é uma linguagem do corpo unida aos sentimentos da alma.

E quanta beleza há quando essa expressão une movimento e espiritualidade!

Por este motivo os inúmeros ministérios de Dança levam a beleza do criador aqueles que têm sede e fome de Deus! E não poderíamos deixar de lembrar que no dia 29 de abril comemoramos o Dia Internacional da Dança. Então, vamos entender melhor esse dom e sua importância para a evangelização.

Ministério de dança nas Sagradas Escrituras

A dança é uma linguagem, por isso na Bíblia encontramos várias citações sobre a dança usada para o louvor e nos momentos de celebrações. O povo de Deus, no Antigo Testamento, por exemplo, dançava com expressão de alegria diante do Senhor. 

Na Bíblia a palavra dança é encontrada 28 vezes. No livro de Samuel, por exemplo, Davi dançou quando resgatou a Arca da Aliança (II Sm 6,14) Há até a famosa dança de Salomé para a sedução e decapitação de João Batista (Mt 14:6; Mc 6:22). 

Miriam, a profetiza, irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. (Ex 15,20); e o seu filho mais velho estava no campo, e quando chegou perto de casa, ouviu a música e as danças (Lc 15,25). Logo, a dança não é algo novo, mas desde muito tempo que acompanha o povo de Deus em suas celebrações. A dança é uma manifestação de alegria, de louvor, de gratidão, uma maneira de se comunicar com Deus.

O que é o ministério de dança?

A dança é uma das formas mais antigas de arte. Ela tem o corpo como seu primeiro instrumento. Podemos dizer que a dança já existia como expressão humana desde as primeiras civilizações, em que podemos ver presente na ‘arte rupestre’ – desenho feito nas cavernas.

A dança, como missão à Igreja, serve à evangelização por meio dos movimentos do corpo. Mas esses movimentos não são de forma aleatória, porém seguindo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.

A dança expressa também os sentimentos da alma. Quantas vezes o corpo chora, ri, celebra e fala através dos gestos! Logo, a dança pede preparação técnica e espiritual para ser um instrumento do Espírito a serviço da vida.

A dança como resgate da arte na evangelização

A evangelização passa pelos sentidos! E há um ditado que diz que: “Os olhos são como uma luz para o corpo” (Lc 11,34). E o quanto nossos olhos precisam de evangelização através de imagens belas e puras! 

Por isso, a evangelização através da dança é um resgate para os olhos que atinge a mente e o coração. É uma forma de comunicar o amor de Deus através de expressões do corpo e da alma, de uma forma casta e bela.

Desde o Concílio Vaticano II, quando a Igreja abriu as portas para uma nova evangelização, a dança tem sido um instrumento eficaz na evangelização como um todo e, sobretudo, na evangelização dos jovens.

Dançamos porque amamos por inteiro

O salmo diz:

“Tudo o que respira, louve ao Senhor” (Sl 150)

Ou “cantai ao Senhor um cântico novo, com arte sustentai a louvação” (Sl 32).

E assim a Comunidade Recado tem transmitido sua mensagem obedecendo a Palavra de Deus.

Uma parte importante da missão da Comunidade Recado é evangelizar através das artes, entre elas a dança. Assim temos levado o Recado de Deus para muitos lugares. Para isso, Deus nos chamou, nos consagrou e nos capacita a cada dia, através da espiritualidade e da formação técnica e profissional.

E com dedicação e profissionalismo, desejamos transbordar o louvor e a alegria, próprios de quem se descobriu amado e quer retribuir com toda a vida, seja na música, na dança, no teatro e em tudo que o Senhor nos inspirar.

E neste dia Internacional da Dança, rezamos por todos os que se dedicam, através desta forma de arte, em comunicar a vida e, principalmente, a salvação e o amor de Deus para as pessoas. 

Veja aqui o que espera por você em julho no EFAC 2023

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress