As santas águas de Lourdes

Nos idos de 1858, aos 14 anos, a menina Bernadete, juntamente com duas amigas, saiu para apanhar lenha, nas cercanias da pequena cidade de Lourdes na França. A venda destes ramos propiciaria a compra de pão para a família. Ao passar em frente a uma gruta sentiu um vento forte, apesar das folhas das árvores não se mexerem. Ouviu então um sussurro de seu nome, proveniente de dentro da gruta. Olhando viu uma mulher, de vestes brancas cingidas na cintura por uma fita azul. Com uma voz cândida dirigiu-se a Bernadete, que, diante de tanta delicadeza, ajoelhou-se e escutou a mensagem de paz que esta dizia.

Chegando à cidade, Bernadete contou a mãe, que a admoestou dizendo para ela não inventar coisas. E proibiu-a de ir novamente à gruta. Mas a menina não obedeceu e continuou a visitar aquela que já adivinhara ser Nossa Senhora.

Foi difícil para Bernadete convencer os habitantes da cidade que suas visões eram verídicas, pois só as crianças a viam. Até que um dia, pouco antes das visitas cessarem, Nossa Senhora disse a menina que cavasse a terra com as próprias mãos, na entrada da gruta. Dali começou a jorrar uma água cristalina. Isto convenceu o povoado que as visões eram reais.

Em pouco tempo aquelas águas provaram-se milagrosas, curando diversos peregrinos que a usavam. Bernadete pediu ao prefeito da cidade que construísse uma capela naquele local, que era um desejo daquela que foi chamada de Nossa Senhora de Lourdes.

Os peregrinos de diversos locais começaram a se dirigir ao local para alcançarem a graça da cura de suas doenças, rezando e se benzendo com as águas da fonte.

Hoje, Lourdes é um dos locais, juntamente com Fátima em Portugal e Aparecida no Brasil, que atraem peregrinos do mundo todo, que a procuram para achar consolo para suas dores. No mundo inteiro novenas são dedicadas à Nossa Senhora de Lourdes, a consoladora dos aflitos.

Bernadete entrou para um convento aos 22 anos, e faleceu em 1879 com 34 anos. Foi canonizada pelo Papa Pio XI em oito de dezembro de 1933, dia de Nossa Senhora da Conceição.

Nós também, façamos como Santa Bernadette e confiemos nossas vidas àquela que santificou as águas da gruta de Lourdes.

Rubens Lace, pelo Hozana

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress