Amadorismo x Serviço Ministerial: buscando o aperfeiçoamento na arte católica

No mundo, somos cobrados constantemente sobre o aperfeiçoamento profissional. E também não devemos ser amadores na arte católica. Precisamos dar o nosso melhor para Deus. 

Não podemos ser acomodados. Precisamos estar sempre em movimento para aprender e entregar o melhor para Deus e para a comunidade. 

As artes, principalmente para nós, católicos, é uma expressão de Deus, da sua grandeza e beleza. O artista que coloca seus dons a serviço do Senhor deve estar em constante formação.

Quando deixamos de ser amadores na arte católica conseguimos expressar o amor de Deus de uma forma muito mais transformadora, fazendo com que a beleza do poder criador de Deus seja melhor contemplada. 

Efeitos do amadorismo no serviço ministerial

Uma música, teatro ou qualquer outra expressão artística tem poder transformador. Temos certeza que você já ouviu falar sobre pessoas que mudaram de religião ou se converteram por conta de uma música que ouviu ou uma peça de teatro que assistiu. 

A arte pode ser um grande chamado para alguém, a resposta de uma oração ou a forma de Deus se manifestar. Desde que o mundo é mundo as artes foram usadas para expressar aquilo que não é possível com palavras. 

Porém, quando somos amadores na arte católica muito provavelmente o efeito será outro. Sem formação espiritual, técnica e profissional não sabemos como expressar sensações e contextos, nos perdemos na linguagem e não somos compreendidos. 

Quando uma pessoa não compreende o outro ela nutre desinteresse, afastamento e o entendimento errado da beleza de Deus. Ou pior, pode não causar nada! A grande oportunidade de evangelização na vida de alguém pode ser desperdiçada pelo amadorismo. 

“Por isso, quanto mais consciente está o artista do dom que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e à sua vocação e missão” (São João Paulo II)

Quanto mais consciente está o artista e mais disposto a se aperfeiçoar, maior é reflexo disso na sua arte. Quem consumir também terá essa mesma compreensão de diálogo com o mais íntimo de Deus, através do artista. 

Mas não desanime! Deus nos deu a graça do conhecimento e a possibilidade de desenvolver os nossos talentos. 

Como sair do amadorismo na arte

Para te ajudar na missão de moldar seus dons e não ser mais um amador na arte católica daremos 4 dicas. Continue lendo. 

Estude muito

O primeiro passo é fundamental para os amadores na arte católica, afinal de contas estudar é a forma mais eficiente de se tornar um profissional.

O conhecimento técnico passa confiança e desenvolve características importantes para tal função. Por exemplo, se seu dom é cantar, com aulas de canto você desenvolve e fortalece sua voz, aprende quais notas são as ideias para você e outras técnicas fundamentais. 

O mesmo para quem deseja atuar. As aulas de teatro podem te ajudar com a timidez, medo do palco e como se comportar em uma peça. 

Treinar sempre

Tão essencial quanto estudar é colocar em prática o que você aprendeu. Coloque-se à disposição, permita que o seu dom seja visto. 

Disponha-se a servir nas pequenas coisas e Deus vai abrir caminho para experiências maiores.

Busque novas referências

Há inúmeros artistas que desenvolveram seus dons e que podem ser exemplos para você. Análise o trabalho e busque neles a inspiração para progredir nos seus projetos. 

Mas lembre-se de não se comparar. Cada pessoa tem suas particularidades e seu próprio caminho. 

Dedique-se a conhecer a história da música e a tradição católica

O artista católico precisa conhecer o cenário que está inserido. É necessário estudar sobre os mais de dois mil anos da igreja.

Por fim, queremos ressaltar que a busca pelo aperfeiçoamento é constante, sempre temos algo novo para aprender e nos desenvolver, em qualquer área da vida é assim e nas artes também. Aqui, na comunidade Recado, estamos em constante desenvolvimento e procurando sempre aprender e repassar novas informações. 

E você pode contar conosco pra te ajudar nessa missão. Estamos sempre disponíveis para ajudar você, artista católico. Seja você que está iniciando sua caminhada, seja você que permanece e deseja ser fiel até o fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Leia também:

Deixe uma resposta

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.