8 frases do Papa Francisco na JMJ Lisboa

A JMJ Lisboa aconteceu! Estima-se que mais de 1 milhão e meio de pessoas circularam durante os eventos promovidos pela XXXVII Jornada Mundial da Juventude, isso faz dela a quinta maior Jornada juntamente com Madrid e Polônia (1991).

Na quarta-feira, dia 10 de agosto, em audiência geral, no Vaticano, o Papa Francisco disse que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 mostrou que é possível um mundo livre de guerra e que o encontro foi “um presente de Deus”.

Apesar dos conflitos e guerras que o mundo vive, “é possível um mundo de irmãos e irmãs, onde as bandeiras de todos os povos voam juntas, lado a lado, sem ódio, sem medo, sem fechamentos, sem armas”, disse o Pontífice.

Realmente, a fé move montanhas, e esse evento não só moveu obstáculos como promoveu pontes que ligarão aqueles que não estiveram pessoalmente na Jornada. 

E para que você contemple este presente de Deus, preparamos 8 frases do Papa em momentos distintos.

A JMJ abraçou a todos!

A Jornada Mundial em Lisboa aconteceu de 1 a 6 de agosto em Portugal. Mas, uma semana antes, houve missões pelas paróquias de algumas dioceses de Portugal. De fato, o encontro mundial da juventude é um evento enorme que mobiliza o mundo inteiro.

Além de todos os encontros com o Papa, há toda uma infraestrutura que faz o evento acontecer. E entre as novidades deste ano, esteve a comunicação como forma de inclusão para deficientes visuais e auditivos.

A audiodescrição foi algo inédito na edição realizada em Portugal: “Foi uma grande conquista”, afirmou Filipa Oliveira, Coordenadora da Equipe das Traduções, que engloba a Língua Gestual e a relação com os voluntários que tornaram a Jornada percetível à comunidade surda.

Além da audiodescrição, os Eventos Centrais contaram com intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Gesto Internacional, cujas interpretações eram transmitidas nos ecrãs espalhados pelos recintos. Isso colocou em prática o que o Papa falou sobre todos serem bem-vindos à Igreja!

8 frases do Papa na JMJ Lisboa!

Agora, nada como as palavras do Papa Francisco para nos motivar a caminhar juntos rumo à próxima JMJ que acontecerá em Seul, Coreia do Sul, em 2027. Confira:

#1 “Somos todos chamados a cultivar o sentido da comunidade, começando por ir ter com quem vive ao nosso lado.”

Na quarta-feira, dia 02 de agosto, o Papa chegou a Lisboa. Essa frase ele dirigiu às autoridades, à sociedade civil e ao corpo diplomático quando chegou ao Centro Cultural de Belém.

#2 “Não estamos doentes, estamos vivos!”

O Papa falou aos universitários no dia 03 de agosto! Citando uma frase de Fernando Pessoa quando este diz que ser descontente é ser homem, Francisco estimulou os universitários a não terem medo de se sentirem inquietos.

#3 “Fomos chamados, porque somos amados. É belo! Aos olhos de Deus somos filhos preciosos.”

Palavras do Papa na primeira Missa com os Jovens da JMJ Lisboa em 03 de agosto. A partir das leituras propostas, o santo Padre falou sobre o amor de Deus por cada pessoa, amor que é pessoal e original, que nos chama pelo nome e dá sentido à nossa vida.

#4 “Real é o amor concreto, aquele em que se sujam as mãos.”

Encontro com os representantes de alguns centros de assistência e de caridade, dia 04 de agosto na JMJ Lisboa.

Neste dia, o Papa não pôde ler o discurso porque não enxergava bem as letras, mas entregou o texto para ser publicado e dirigiu espontaneamente algumas palavras aos que estavam presentes. Na verdade, inspirado por Deus, ele falou sobre o amor ao próximo.

#5 “Nossa Senhora solícita. Apressa-Se, para estar perto de nós, apressa-Se porque é Mãe.”

Oração do terço com os jovens enfermos no dia 05 de agosto. O tema da JMJ Lisboa foi Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc.1,39). Na inspiração do Espírito, o Papa introduziu um novo título para a Virgem Maria com essa passagem: Nossa Senhora Solícita.

#6 “Renovar dia a dia o encontro pessoal com Jesus é o coração da vida cristã.”

Encontro com os voluntários da JMJ Lisboa – dia 06 de agosto. O Papa agradeceu a todos os voluntários por possibilitaram este encontro mundial através de pequenos gestos, como dar água a um desconhecido, isto cria amizade.

#7 “O segredo do caminho está um pouco nisto: na constância em caminhar.”

Um dos grandes momentos com o Papa durante a JMJ Lisboa foi a vigília com os jovens, que começou ao entardecer do sábado e se encerrou com a Missa de envio no domingo. Houve  inúmeras atrações, músicas, teatro, dança, adoração e a palavra do Pontífice.

#8 “Que levamos conosco? Respondo com três palavras: resplandecer, ouvir e não temer.”

O último momento do Papa na JMJ Lisboa foi a Missa de envio na manhã do dia 06 de agosto. À luz da transfiguração do Senhor, o Papa despediu-se dos jovens animando-os a contemplar Cristo, ouvir sua voz e não ter medo. 

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Rezemos uns pelos outros

“A intercessão é uma oração de petição que nos conforma de perto com a oração de Jesus. É Ele o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores. Ele ‘pode salvar de maneira definitiva aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus, uma vez que está sempre vivo, para interceder por eles.” (Catecismo da Igreja Católica, 2634)

Leia mais »

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress