Notícias - Igreja

Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma

Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma

Hoje damos início ao tempo da Quaresma, é um tempo de aprofundamento espiritual especialmente à nossa santificação pessoal, sobretudo por meio do jejum e de outros exercícios penitenciais, por exemplo, a esmola e as pequenas mortificações e renúncias, obras que somos convidados, não somente nesse período do ano litúrgico, mas a todo instante. A Quaresma tem uma finalidade, portanto, uma só — santificar-nos —, afastar-nos do pecado, e aproximar-nos de Deus. Trata-se, nesse sentido, de um único movimento de conversão em cujo termo inicial somos impulsionados, de modo mais direto, pela virtude sobrenatural da penitência, pela qual, "num esforço pessoal de retificação de vida e de a viver com mais fidelidade, reparando, por qualquer privação voluntária, as negligências de outros tempos" , arrependemo-nos verdadeiramente das faltas por nós cometidas enquanto ofensas a Deus.

Outro aspecto da espiritualidade quaresmal, relacionado mais estreitamente com nossa aproximação de Deus e, um pouco negligenciado pelo comum dos fiéis, é a necessidade de dedicar-se mais à oração. Por isso, um propósito para todos nós, é o de comungar com frequência; se possível, todos os dias, pois este é o meio mais eficaz, observadas as prescrições da Igreja. Com efeito, a nossa justificação, em função da qual temos de viver este tempo de Quaresma, consiste não só na infusão da graça santificante e na remissão da culpa, mas também num movimento livre de nossa vontade em direção a Deus, por atos de fé informada pela caridade, e para longe do pecado, por atos de penitência e arrependimento.

Peçamos, à Virgem Santíssima, que nos acompanhe ao longo destes próximos quarenta dias de preparação para Páscoa e, por sua materna intercessão, alcance-nos de seu Filho a graça de vivermos este tempo.

Fonte: https://padrepauloricardo.org/episodios/quarta-feira-de-cinzas-inicio-da-quaresma

Publicado com autorização do Portal Padre Paulo Ricardo