Notícias - Arte

Mini Curso: Consciência Corporal

Mini Curso: Consciência Corporal

Esse oficina nasce do desejo de partilhar e proporcionar experiências a partir da minha pesquisa de mestrado, pesquisa esta ligada ao trabalho da consciência corporal do ator tendo como base o princípio da via negativa de Grotowski. A oficina aconecerá nos dias 05, 12, 19 e 26 de Abril de 2018 com o horário das 18h30 às 21h30. Comunidade Recado, localizada na Rua Paula Rodrigues, 191 - Bairro de Fátima, Fortaleza-CE.
 
Seja como atriz ou professora de teatro, o corpo do ator sempre foi o centro das minhas preocupações. Para mim o trabalho corporal do ator é mais urgente que o trabalho de texto ou das intenções do personagem. Compreendo que a preparação corporal do ator é essencial para toda criação teatral. Na minha pesquisa defendo o fato que o ator deve trabalhar sua consciência corporal a fim de preparar seu corpo para o ato criativo. O princípio proposto nesse mini-curso, como um caminho eficaz na busca dessa consciência corporal do ator , é a via negativa de Grostowski. 
 
Consciência corporal para o ator significa o conhecimento aprofundado das possibilidades do seu corpo. A via negativa de Grotowski permite ao ator a conquista dessa consciência. Segundo Grotowski, o ator durante sua vida profissional aprende a acumular astúcias e táticas das quais ele escolhe as melhores combinações para cada espetáculo, fazendo da cena um lugar de reprodução mecânica. O ator deve então trabalhar seu corpo a fim de conhecê-lo melhor e assim poder compreender seus vícios cênicos, suas limitações e seus bloqueios corporais. Grotowski explica, dessa forma, que sua via de trabalho é negativa e não positiva, pois não pretende ensinar métodos para seus atores fazendo com que eles acumulem artifícios, mas sim trabalhar para que eles sejam capazes de eliminar seus bloqueios.
 
A Oficina será minstrada por Débora Moreira.
 
Consagrada da Comunidade Recado, Débora é graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal do Ceará (2009). Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010). Mestre em Artes da Cena e do Espetáculo pela Université Lumières Lyon 2 - Lyon, França (2017). Participa do grupo de pesquisa Poéticas do Corpo coordenado pela professora doutora Mônica Marçal. Desenvolve uma pesquisa ligada a consciência corporal do ator e a via negativa de Grotowski. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos no Brasil e na França. Ministrou diversas oficinas ligadas ao trabalho do ator. Recentemente participou do atelier O Ator/Criador ministrado pelo Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards no teatro Les Argonautes - Marseille - França.

Dias:
05, 12, 19 e 26 de Abril de 2018
Horário das 18h30 às 21h30.
Local: Comunidade Recado, localizada na Rua Paula Rodrigues, 191 - Bairro de Fátima, Fortaleza-CE

Para participar, entre em contato:
(84) 99758-8984