Notícias - Mundo

Luz ficará mais cara | Economize no ministério!

Luz ficará mais cara | Economize no ministério!

A Aneel (agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta terça-feira mudanças nos valores das tarifas a partir das bandeiras*.

Foi anunciado um aumento de 33,3% para o valor da bandeira amarela. Na prática, a partir de agora, se essa bandeira for acionada, o custo extra nas contas de luz vai passar do atual R$ 1,50 para R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.

*Sistema que aplica uma cobrança adicional nas contas de luz quando aumenta o custo de produção da eletricidade no Brasil

Nós, ministros de artes, especialmente os atores, utilizam muita luz e ar-condicionado em seus espetáculos e até ensaios. Como vivemos da providência, não custa prevenir o aumento da conta de luz. Separamos três dicas para você utilizar no palco:

1) Use iluminação natural - Procure aproveitar ao máximo a iluminação natural para fazer apresentações durante o dia, abrindo janelas e cortinas do espaço cênico. Troque as lâmpadas incandescentes pelas de leds, que consomem muito menos e têm maior durabilidade.

2) Ao passar e lavar figurinos - Junte as peças de figurino de todo o espetáculo e passe ou lave de uma só vez. Controle a quantidade de sabão para evitar repetir o enxágue. Mantenha o filtro da máquina de lavar limpo. Desligue o ferro ao interromper o serviço. Use a temperatura indicada para cada tecido e comece pelos mais leves.

3) Cuidados com o ar-condicionado - Para reduzir o gasto de energia com o ar-condicionado no palco, mantenha as portas e janelas sempre fechadas, inclusive os acessos para camarim. Instale um aparelho com a potência adequada ao tamanho do ambiente. Ao sair do local, deixe o aparelho desligado.

 

Fontes: g1.com.br / oglobo.globo.com