Notícias - Igreja

Jacinta e Francisco Marto,canonização será em Fátima em 13 de maio

Jacinta e Francisco Marto,canonização será em Fátima em 13 de maio

Na manhã desta quinta-feira (20/04) foi confirmado durante o Consistório Ordinário Público, presidido pelo Santo Padre no Vaticano. Os dois pastorzinhos que tiveram visões de Nossa Senhora, Jacinta e Francisco Marto serão canonizados em Fátima, em 13 de maio. Serão as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas Santas. Os dois irmãos eram beatificados por João Paulo II, na mesma data, há 17 anos.

Francisco morreu em 4 de abril de 1919, de febre espanhola. Jacinta, em 20 de fevereiro de 1920. A fama de santidade dos dois pastorzinhos logo após as suas mortes já havia se difundido por todo o mundo.

Jacinta, após muitos sofrimentos oferecidos pela conversão dos pecadores, morreu em um hospital de Lisboa sozinha, sendo sepultada em Vila Nova de Ourém, o município ao qual pertence o Santuário de Fátima.

De Francisco - chamado de "o consolador" pelo seu desejo de consolar com a oração Nossa Senhora - perdeu-se o local preciso de seu sepultamento. Somente anos mais tarde seus restos mortais foram reconhecidos pelo pai, por um detalhe muito particular, o terço que ele tinha nas mãos.

 Somente em 1852 foi iniciado o pedido para investigar a santidade dos dois pela Diocese de Leiria e concluída em 1989, com o decreto sobre a prática das virtudes, em consideração à idade das crianças.

Em 1999 foi reconhecido o milagre atribuído à intercessão das duas crianças, e que levou à beatificação. Já o que abriu o caminho para a canonização, foi reconhecido em 23 de março passado, e diz respeito a uma criança brasileira.

 

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2017/04/20/_jacinta_e_francisco_ser%C3%A3o_canonizados_em_13_de_maio_/1306861