Notícias - Igreja

Escritos inéditos de Joseph Ratzinger (Papa emérito) são publicados esse mês na Itália.

Escritos inéditos de Joseph Ratzinger (Papa emérito) são publicados esse mês na Itália.

O Jornal La Stampa da Itália publica coletânea de escritos do Papa emérito Bento XVI na época, apenas padre Joseph Ratzinger datadas da década de 1970 e que no próximo dia 16 de abril ele completara 90 anos de idade. O tempo e a história. O sentido da nossa viagem é o título do livro de 180 páginas e faz uma reflexão aprofundada de que a técnica não salvara o homem e cita alguns avanços tecnológicos como o fato do homem ter a capacidade de desenvolver tecnologia suficiente para pisar na lua e ao mesmo tempo não conseguiu resolver o problema da fome no mundo e dos conflitos e guerras que desumanizam o homem e também não conseguiu parar com a crescente onda de violência que assola o nosso tempo.

Joseph Ratzinger também fala sobre “O desenvolvimento social e espiritual levou à formação de um tipo de ser humano ao qual já falta toda disposição ao conhecimento do Altíssimo. Seja isso verdadeiro ou falso, devemos reconhecer, porém, que o afastamento de Deus, a escuridão interior, a dúvida sobre a Sua existência são hoje mais profundos do que nunca; ou, melhor, também nós, que tentamos crer com dificuldade, muitas vezes temos a impressão de que a Sua realidade nos escapa”

E continua ressaltando “Acredito que hoje a tentação a que estamos submetidos, nós, cristãos, não consiste tanto na dúvida teórica sobre a existência de Deus ou na da sua unidade e trindade, nem na da divindade e humanidade de Cristo. O que hoje realmente nos oprime e tenta é, sim, a constatação da ineficácia do cristianismo. Depois de dois mil anos de história cristã, não vemos nada daquilo que deveria constituir a nova realidade do mundo, mas, em vez disso, encontramos os mesmos horrores, angústias e esperanças de antes e de sempre.”

No presente, a existência humana é caracterizada pelo desconforto não só em relação à fé, mas também ao mundo dominado pela ciência. Apenas descrevendo essa dupla dificuldade é possível, hoje, fornecer uma descrição, de algum modo, exata dos pressupostos do problema relativo ao crer e ao saber.

Fonte: http://blog.comshalom.org/carmadelio/52294-tecnica-nao-salvara-o-homem-artigo-de-joseph-ratzinger