Notícias - Igreja

Entenda o prêmio que o Papa recebeu!

Entenda o prêmio que o Papa recebeu!

O papa Francisco aceitou o Prêmio Carlos Magno da cidade de Aquisgrana, concedico por esta cidade da Alemanha a personalidades que tiveram méritos especiais a favor da integração e unidade na Europa.

Assim anuncou nesta quarta-feira o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, indicando que o Papa fez uma exceção para recebê-lo, "porque quer repassá-lo à Europa que hoje passa por um momento de dificuldade”.

O Prêmio Carlos Magno que em 2004, também foi concedido a João Paulo II, existe desde 1988 e é chamado de 'Internationaler Karlspreis zu Aachen". As motivações, disse o porta-voz, coincidem com as do discurso que o Papa fez em 25 de novembro de 2014 perante o Parlamento Europeu.

Nessa ocasião, o Santo Padre convidou os eurodputados para "construir juntos uma Europa que não gira em torno da economia, mas a sacralidade da pessoa humana, os valores inalienáveis, uma Europa que abraça seu passado e olhar corajosamente a confiar seu futuro a viver plenamente e espero que o seu presente. "

"Chegou a hora – destacou o Papa na sede de Estrasburgo – de abandonar a ideia de uma Europa com medo e voltada para si mesma, para, assim, incentivar e promover uma Europa protagonista, transmissora de ciência, arte, música, valores humanos e também de fé. A Europa que contempla o céu e segue ideais; a Euroa que olha, defende e protege o homem; a Europa que caminha sobre a terra firme e segura, preciosa referência para toda a humanidade”.

O prêmio consiste em um diploma com uma medalha que representa o imperador Carlos Magno no trono, imagem tirada do mais antigo selo da cidade. O prêmio também dá um valor de 5000 euros para o vencedor.

O porta-voz também disse que o Papa não vai viajar para a Alemanha para recebê-lo, mas lhe será entregue em Roma por representantes desta cidade alemã, em data a ser determinada.

 

Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/o-papa-francisco-aceitou-o-premio-carlos-magno