Notícias - Igreja

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

A Campanha da Fraternidade – CF 2016 é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) da Igreja no Brasil. Uma das novidades de 2016 é a parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina, desta forma a CFE ocorrerá simultaneamente no Brasil e na Alemanha.

A CFE é  coordenada pelas seguintes Igrejas/Organizações:  Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR);  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);  Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); Igreja Presbiteriana Unida (IPU);  Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA);  Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular (CESEEP);  Visão Mundial;  Aliança de Batistas do Brasil; Misereor – Entidade da Igreja  Católica da Alemanha;  CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.

A CFE 2016 apresenta o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”  (Am 5,24)

Objetivo Geral da CFE: Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. (Texto Base, nº 26).

O tema e lema da CFE trazem-nos dois aspectos de uma questão, a defesa da vida: de um lado o cuidado com a criação, de outro, a luta pela justiça, sobretudo para com os países pobres e vulneráveis. A implantação do saneamento básico é essencial à vida humana e à proteção ambiental. É ação que busca construir a justiça, principalmente para os pequenos e pobres. As ações de saneamento básico são serviços essenciais, direito social do cidadão e dever do Estado. (Texto Base CFE 2016, 34 e Constituição Federal art 21 Inciso XX, art 200 nº Inciso IV, Lei Nacional de Saneamento Básico–LNSB no. 11.455 de 05 de Janeiro de 2007, TB nºs 104 a 111).


FONTE: Arquidiocese de Fortaleza

LINK: http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/destaques/campanha-da-fraternidade-ecumenica-2016/