Notícias - Recado

33 anos - Você nos conhece?

33 anos - Você nos conhece?

A Comunidade Recado hoje completa 33 anos... mas para nós não basta falar isso. Temos que dar nosso Recado! Conheça nossa história (e faça parte dela!)

 

QUEM É A COMUNIDADE RECADO?

Uma Associação Privada de Fiéis Leigos fundada em 10 de maio de 1984, em Fortaleza/CE, por Luiz do Rêgo Carvalho Junior com sedes em Tatuí/SP, Euzébio/CE, São Paulo/SP e Toulon/França. A missão da Comunidade Recado é evangelizar através das artes, formar os artistas católicos e propagar a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.
Há 14 anos a Comunidade Recado fundou em Tatuí o Centro Social Arte pela Vida que atende gratuitamente 60 crianças e jovens com aulas de artes em sua sede própria, sendo sustentado por doações vindas de fieis de todas as partes da diocese de Itapetininga.
Falar do histórico da Comunidade Missionária Recado é falar de inspiração divina, de arte e de chamado de Deus. Ela surgiu através da coragem de oito jovens que se lançaram na ousadia de utilizar a música como instrumento de evangelização. Inicialmente, o Grupo Recado buscava o aprimoramento musical para bem servir à Igreja, pois os jovens que começaram tudo sentiram, desde cedo, o chamado a ensinar tudo o que, pela graça de Deus, puderam aprender.
Na paróquia São Vicente de Paulo, em Fortaleza/Ce, foi onde tudo se iniciou.

Em 1985 a Comunidade lançou a fita cassete: “Um Tal Jesus”. Nos dois anos seguintes, mais duas fitas cassetes: “Só você sabe o que é” e “Rumo certo”, e começou também a organizar encontros para partilhar tudo o que os membros haviam aprendido. Logo após a gravação desses materiais, os jovens sentiram que deviam dar um pass oa mais: a gravação de um LP batizado de "Porto Seguro". Esse, inclusive, foi o primeiro LP católico produzido no estado do Ceará.

Com o tempo, outras expressões artísticas foram se incorporando à missão do Recado, além da música como o teatro, a palhaçaria e a dança, sempre dentro de um profundo amor à liturgia e à formação dos artistas.

Em 2007 foi lançada em Itapetininga, na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, a EFAC - Escola de Formação para Artistas Católicos. Um intensivo formativo anual que recebe em suas edições artistas de todo Brasil para ter aulas com professores com o Maestro André Zamur, membro da Comunidade Recado e compositor de inúmeras músicas litúrgicas em parceria com a saudosa Irmã Miria Kolling. Esse trabalho de aprofundamento liturgico deu à Comunidade Recado
condições de fazer parte da equipe construtora da pré-JMJ Rio 2013 e de compor três importantes músicas utilizadas na missa de envio do evento com o Papa francisco. Desde 2016 a EFAC mudou-se para a Mariápolis Ginnetta em Vargem Grande Paulista, mas voltará em breve para Tatuí por uma razão fundamentaL: TATUÍ SERÁ SEDE DE UM CENTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PARA ARTISTAS CATÓLICOS E PROPAGAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.


CURIOSIDADE: O POR QUE DO NOME "RECADO"

Inicialmente, o nome "Recado" surgiu porque A Comunidade Recado tinha como intuito principal evangelizar os jovens que não tinham muito contato com a Igreja, por isso optou por um nome que não criasse barreiras ou preconceitos.
Confirmando essa inspiração, na homilia da missa de aprovação dos nossos Estatutos, Dom José Antônio, Arcebispo metropolitano de Fortaleza, explicou a palavra recado da seguinte forma: “Recado não é uma grande palavra, é um bilhetinho. Recado são algumas ideias, é uma frase, são poucas coisas. Mas esse recado, quando é de Deus, no que é pouco, transmite tudo. E é assim que a Igreja deve ser. Recado é uma coisa pequena. Às vezes sem muita capacidade e forma, mas com o poder de Deus... As coisas belas acontecem através das coisas pequenas".