Nossa Senhora de Lourdes, consoladora dos aflitos

Um pouco da história

No período das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, que ocorreram em 1858, a França estava passando por um período de instabilidade política e econômica. O país ainda estava se recuperando das consequências da Revolução Francesa e das Guerras Napoleônicas, e a monarquia de Luís Filipe I estava enfrentando crescente descontentamento popular. Economicamente, a França estava em uma fase de industrialização e modernização, mas também enfrentava desafios como desemprego e desigualdade social. É possível notar o quanto os problemas da época são tão parecidos com os atuais.

Por esta época, Nossa Senhora aparece em Lourdes, sudoeste da França, a partir de 11 de fevereiro de 1858, a uma jovem camponesa chamada Bernadette Soubirous, que teve ao todo 18 visões da Virgem. As aparições foram reconhecidas oficialmente pela Igreja Católica em 1862, e desde então, Lourdes se tornou um dos principais destinos de peregrinação para milhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente aqueles em busca de cura.

A Consoladora dos aflitos

Nossa Senhora de Lourdes é considerada a Consoladora dos Aflitos devido à sua associação com milagres de cura e conforto espiritual:

  1. Cura e Milagres: Muitos peregrinos que visitam Lourdes relatam curas físicas e espirituais após beberem ou se banharem nas águas da fonte milagrosa indicada pela Virgem Maria.
  2. Mensagem de Esperança: As aparições destacaram a importância da oração e da confiança em Deus, especialmente nos momentos de sofrimento e aflição.
  3. Intercessão: Muitos fiéis acreditam na intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, pedindo seu auxílio em momentos de dor, doença e dificuldades pessoais.
  4. Paz e Conforto: O santuário de Lourdes é um local de paz e reflexão, onde muitos encontram conforto espiritual e um renovado senso de esperança.

Esses elementos fazem de Nossa Senhora de Lourdes uma figura de grande consolo e inspiração para aqueles que enfrentam desafios em suas vidas. É uma representação da compaixão e do cuidado maternal que a Virgem Maria tem por todos os seus filhos.

Quando Jesus na cruz (Jo 19,25s) diz “Mulher, eis aí teu filho” e a São João “Eis aí tua Mãe”, Maria encarna a humanidade no papel de mãe de toda a humanidade e como tal compadece-se e compartilha de nossas dores, angústias e sofrimentos. Ao ser evocada cumpre seu papel de intercessora na condição de arca da Nova Aliança, a portadora do Redentor, a mensageira da paz e da verdade contida no Cristo, seu filho. Missão confiada pelo Pai, referendada pelo anjo; Ave, agraciada, a quem o Criador encontrou a obediência plena, o modelo ideal de progenitora para Aquele que viria a resgatar a humanidade para Deus.

Envia suas intenções para Nossa Senhora de Lourdes

A rede social de oração Hozana, durante esse mês de fevereiro, criou uma página de intenções especial para Nossa Senhora de Lourdes. Você poderá depositar suas intenções nessa página clicando no link a seguir: confiar meu pedido de oração para Nossa Senhora de Lourdes.

Todos os pedidos serão depositados na gruta de Nossa Senhora de Lourdes na França.

Wellington de Almeida Alkmin, pelo Hozana

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Email

Leia também:

Deixe um comentário

Comunidade Recado

© 2021 comunidade católica recado. feito por fluxo soluções digitais.

plugins premium WordPress